Para o ex-procurador da força-tarefa da Lava Jato, Carlos Fernando Lima, o presidente Jair Bolsonaro nunca teve compromisso de combate à corrupção. Segundo ele, o chefe do Executivo não traiu o que prometeu, “porque o estelionatário não trai aquilo que ele promete, ele engana desde o começo”. Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, Carlos Lima disse que não dá para apoiar o governo Bolsonaro e se dizer favorável ao combate à corrupção.
Para Carlos Fernando, o presidente da República aplica no Brasil estratégias do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “Eu me preocupo muito com o aparelhamento das polícias e do Exército para o pensamento bolsonarista. Porque isso é de certa forma muito próximo do chavismo, do controle dos poderes armados e de utilização desses poderes para a manutenção no poder. Isso me preocupa bastante. Tenho preocupação em relação à democracia com o governo de Jair Bolsonaro”, disse.
> Aras é um serviçal do sistema político, diz ex-procurador da Lava Jato
Veja a entrevista com Carlos Fernando Lima.
Congresso em Foco – O governo Bolsonaro foi eleito com o discurso de combate à corrupção, o fim do toma lá, da cá, da velha política e tudo mais. E o que muitos apontam é o desmantelamento da Polícia Federal, do MPF e acordos com o centrão. O senhor acredita que Bolsonaro traiu a população brasileira?
Carlos Fernando Lima: Eu acho que ele não traiu o que ele prometeu, porque o estelionatário não trai aquilo que ele promete, ele engana desde o começo. Bolsonaro enganou a respeito de uma política, de uma forma de ver o estado, o princípio de eficiência administrativa, de uma economia liberal, do combate à corrupção, esse tripé nunca existiu na verdade.
PublicidadeBolsonaro representava a velha política no seu aspecto menor, do baixo clero, das rachadinhas. Esse candidato enganou muitas pessoas e infelizmente nosso sistema de dois turnos acaba privilegiando esse tipo de voto útil que no final das contas aconteceu e acabou o elegendo.
Congresso em Foco – É possível se dizer favorável ao governo e ao mesmo tempo ser defensor da Lava Jato e do combate à corrupção?
Carlos Fernando Lima: Eu não acredito, porque esse governo não tem pauta alguma de combate à corrupção. É o contrário, ele está em um programa sério de controle e aparelhamento das instituições públicas. Eu me preocupo muito com o aparelhamento das polícias, do Exército para o pensamento bolsonarista. Porque isso é de certa forma muito próximo do chavismo, do controle dos poderes armados e de utilização desses poderes para a manutenção no poder. Isso me preocupa bastante. Tenho preocupação em relação à democracia com o governo de Jair Bolsonaro. Eu me preocupo porque nesse governo eu não vejo nenhuma possibilidade de apoiar a Lava Jato e o combate à corrupção com o apoio a Jair Bolsonaro.
Congresso em Foco – Está acontecendo no Brasil o mesmo que aconteceu com a Mãos Limpas, operação que investigou esquemas de corrupção na Itália e acabou com o cerceamento do combate à corrupção e liberdade aos corruptos?
Carlos Fernando Lima: Eu creio que sim e creio que é inevitável. Dois dos maiores conhecedores da operação Mãos Limpas são, justamente, Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Deltan sempre tentou evitar que o destino da operação Mãos Limpas acontecesse aqui no Brasil. Eu, até porque tenho uma formação diferente, uma formação mais histórica, sempre achei que é inevitável evitar a reação [do sistema político].
O povo no Brasil, assim como na Itália, ele é chamado para se manifestar só durante as eleições. Na verdade nós temos uma grande oligarquia, não é uma aristocracia, é uma oligarquia que governa esse país entre as eleições e essa oligarquia consegue através de mecanismos espúrios, de dinheiro ilícito para se manter. Porque ela em maior capacidade eleitoral, mais dinheiro para gastar, para dominar partidos e para fazer campanha.
É impossível ter sucesso em uma investigação como a Lava Jato ou as Mãos Limpas, porque o sistema sempre vai reagir. Ele tem pessoas dentro do Judiciário, ele tem pessoas dentro até mesmo do Ministério Público, dentro do Congresso Nacional. Ele tem pessoas em todo esse sistema, ele domina esse sistema através de inúmeras nomeações de segundo, terceiro e quarto escalão.
Congresso em Foco – É possível mudar esse cenário?
Carlos Fernando Lima: Essa é uma mudança em que você tem passos para frente e passos para trás, é algo inevitável. Se houver a recondução de Maia na Câmara, com a mudança na presidência do STF, o movimento anti-corrupção vai começar a ganhar força novamente.
A Lava jato não pode ser política de Estado, os procuradores fizeram um ótimo trabalho,mas esse núcleo deve ter um fim, o combate a corrupção não pode ser política de estado, pois aí os corruptos ficam armados do outro lado. Cada caso deve ser fortemente investigado e ter um final.Se a Lava jato durar muito tempo é arriscado os corruptos prenderem os procuradores!…E o PR não tem nada a ver com isso, deve fazer um governo isento de corrupção, senão ainda termina como o Lula, o maior ladrão que esse país já teve!
Golpista,enganador e assassino do Direito, deveria ficar calado ou dar-se um tiro na boca.Colaborou para a eleição desse retardado,facínora,psicótico…
Ele ta se referindo ao molusko, com certeza.
Temos um presidente ilegítimo, resultado de uma fraude eleitoral que começou com o golpe contra Dilma e a prisão política de Lula. Uma campanha eleitoral que contou com milhões de dólares investidos na indústria falsificadora do antipetismo, fachada para a luta contra a esquerda e a democracia, luta movida pela AltRight “americana” (Bannon, irmãos Koch, NED, etc). Indústria que comprou consciências, juízes, pentecostais, milicianos e votos.
O Bozochavismo é um risco a democracia
Bolsonaro foi eleito pelo povo, tem a obrigação de saber o que acontece no Brasil, entendo que o Brasil é para Todos, respeitar o brasileiro é acreditar numa Nação forte, para isso peço quem não puder ajudar, não prejudique…
Fazer oposição não é prejudicar, mas sim DEVER de quem foi eleito para fiscalizar e conter os abusos do Executivo. Como se não bastasse, a oposição a Bolsonaro é minoritária, e mesmo assim o governo do palhaço miliciano é uma porcaria. Sem mais.
Tudo esquerdista. bando de BADERNEIRO que querem tumultuar o governo e desejam a volta do LULADRÃO CACHACEIRO E VAGABUNDO vcs amam !!!!
Esse procurado estava lá desde o começo da Lava Jato e sempre fazendo a trinca com o Moro e o Dallagnol e ninguém melhor que ele sabe que a lava janto sob o domínio do trio que ele compunha foi seletiva e perdeu a oportunidade de passar e esse país a limpo mas preferiu ter lado politico e levou o país ao caos a ponto de o povo ficar totalmente confuso e acreditar em mito.
Foram muitas as trapaças cometidas pos lavajatistas. Eles são os principais responsáveis pelo enfraquecimento da operação. Se tivessem cumprido a lei, sem atalhos e jeitinhos, e demonstrado isenção e seriedade, não teríamos que aturar Deltan e cia choramingando sem parar…
Afinal esquerdistas LuloPeTistas, a Venezuela Chavista é ou não é uma democracia? Porque vocês defendem tanto o Maduro?
Chavista = Bolsonarista amanhã.
Por que Bolsonaro copia os métodos do Maduro? Maduronaro??? Shipou?
Canta Bolsonaro… ♪♪ Minha vida é andar por este país, pra ver se eu faço um esquerdista infeliz ♪♪
Que moral tem para falar um dos sujetinhos da república de Curitiba, que manipulava para condenar.
Enganou-se quem gosta do engano. Por falta de opção, escolheram o pior. Do outro lado não havia apenas o PT.
so se deixou enganar, quem nunca acompanhou a carreira politica do citado…vota , ou com o figado, ou com santinho… reclamar do que?
Exati!
Com toda a certeza, se não tivessemos os outros poderes fortes e independente e as forças armadas leal a constituição hoje seriamos uma Venezuela.
Com a diferença que a Venezuela é uma democracia.
As forças armadas do Brasil estão em decomposição. Que ora acelera, ora recua, mas o processo de autodestruição segue firme. E tudo isso pelo amor bandido que nutrem pelo Bozo. Estamos venezualizando!
Não permitir corrupção em seus ministerios não seria combater a corrupção?
Quem garante? Vc? O ministério da Damares, por exemplo, é um ninho de cabos eleitorais que não trabalham. Apenas embol$am… É amigo pra cá, compadre pra lá, parentes… Imagina a farra que deve ser no do meio ambiente, no da saúde, nas estatais…
Mas o Chavismo não é uma democracia na visão da esquerda PeTista derrotada?
A esquerda brasileira não é o PT e critica em peso a Venezuela. Especialmente a centro-esquerda. Vc fugiu do tema e não respondeu por que Bolsonaro adota os métodos do Maduro buscando aparelhar as instituições.
Pior presidente da história do Brasil….#FORABOLSOMILICIA..
Isso traz o Luladrão,seu queridinho,.
Na boa, esta discussão direita esquerda vai levar o país para o abismo em velocidade super Sonica desta vez.
A história do PeTe no contexto de 4 anos nas investigações da LJ em manchetes todo santo dia o povo adorava.
Agora que as verdades da família vem a tona atolada até o talo de corrupção com a mão suja de dinheiro vivo em inúmeras transações comprometedoras da compra de imóveis ilegais ao envolvimento com ultra bandidos milicianos o sítio de Atibaia com os pedalinhos é de colocar o lula como chinelinho comparado ao patrocinador da cloroquina.
Lula ladrão? Só falta provar. Que o Bozo é ladrão está provado.
Adoro quando me deparo com um anônimo qierendo 5 minutos de fama nas costas do Presidente. Isso já é lugar comum nas redes sociais… um imbecil procura uma postagem do Presidente é vai lá falar m**** e com o ainda temos bezerrinhos que gostam de uma boa discussão, acabam dando visibilidades para esse tipo de gentinha. Nós, gado de primeira linha achamos graça e vamos em frente pois temos que focar em 2022… deixamos nossos neloris discutindo com os burros que cada dia mais mostram o desespero tomando conta. Aliás, a UOL anda decadente cada dia mais…
Chora milíciano..
Esse Carlos Fernando precisa explicar algumas coisas: por que ele não se afastou das investigações do escândalo do Banestado, já que tinha parente dele trabalhando justo na agência onde ocorreram as transferências através das contas CC5. Fez um “tour de force” pela “América” e, quando voltou, pôs uns documentos debaixo do braço…
Os petistas é que precisam explicar muita coisa. 1) Comecem explicando porque a Burra Falante postou um vídeo no You Tube de exaltação à figura de Hugo Chaves no seu aniversário? 2) Porque o alto comando do partido foi em massa à última posse do ditador fraudador de eleição? 3) Por que o Nove Dedos sempre diz que ”lá tem democracia até demais”?
E como isso responde à crítica a Bolsonaro, cada vez mais chavista?
Esse ex-procurador só pode ser comunista! Kkkkkk …
” uma oligarquia que governa esse país entre as eleições e essa oligarquia consegue através de mecanismos espúrios, de dinheiro ilícito para se manter … o sistema sempre vai reagir. Ele tem pessoas dentro do Judiciário, ele tem pessoas dentro até mesmo do Ministério Público, dentro do Congresso Nacional … através de inúmeras nomeações de segundo, terceiro e quarto escalão.” Parece a fala de um filme de Hollywood, mas são as palavras de um procurador. Quem poderá nos salvar?
Infelizmente, a futuro é sombrio, estão livrando até mesmo o Flávio Bolsonaro, isso demonstra o poder dessa família…
Choca-nos ver gente defendendo essa corja de família.
A pior corja que está no governo, a pior gente. Até cocaína foi encontrada no avião presidencial! O que querem mais? Ah!, ele não sabia de nada. Ele é azarado.
Na boa, esta discussão direita esquerda vai levar o país para o abismo em velocidade super Sonica desta vez. podem apostar.
A história do PeTe no contexto de 4 anos nas investigações da LJ em manchetes todo santo dia o povo adorava.
Agora que as verdades da família vem a tona atolada até o talo de corrupção com a mão suja de dinheiro vivo em inúmeras transações comprometedoras da compra de imóveis ilegais ao envolvimento com ultra bandidos milicianos o sítio de Atibaia com os pedalinhos é de colocar o lula como chinelinho comparado ao patrocinador da cloroquina.
O ex-Procurador Carlos Fernando sempre teve minha admiração… Seguro, correto, comedido… Agora que não é mais Procurador está se tornando uma voz ativa e importante nas críticas a esse NaziFascismo implantado por essa Famiglia oportunista.
Mais um inconformado ¨canhoto¨vomitando suas sandices contra Bolsonaro. Ora ex procurador, tentar reconduzir um corrupto, Maia, vulgo Botafogo nas planilhas das roubalheiras para presidir novamente o congresso mostra muito bem quem quer acabar com a corrupção. Tenha tenência ex procurador.
Raciocine, meu caro minion, se o Maia sair, mas entrar um dep. aliado do Bolsonaro, estaremos fritos, chavismo em frente!
Concordo totalmente… Melhor maia que outro fiel do BolsoNaziFascismo
No dia em que esse extremismo de direita, esse entreguismo, for comparado ao Chavismo por gente que lê, pensa e tem uma mente acima da mediocridade, eu peço arrego.
Era eleger o Bolsonaro ou então era eleger um Fantoche do Chefe da OrCrim que a Lava Jato ainda continua combatendo. Entre a dúvida e o certo, preferimos a dúvida.
Não há dúvida, a estratégia é a mesma do ex- militar Chávez, o “fantoche” que vc diz não teria influência na polícia ou nas forças armadas como o sujeito atual tem. Na Venezuela, a classe média foi arrasada, quem não é militar, policial ou político vassalo de Maduro, está em maus lençóis..
Tou vendo a economia se recuperando com pandemia e tudo e tudo mais. Chavez vivia babando o ovo do Bandido Fidel Castro, aliás, como o seu Ídolo. A ideologia do Chavez tem a ver é com a ideologia do seu ídolo.
Não tenho ídolos homens, não sou minion nem lulista para ter ídolos, toda ditadura é igual, de direitra ou de esquerda, por isso, Chavez = Bolsonaro, a ideia de controle estatal de ambos via força militar e milícias é a mesma..
Vc não sabe nada. Milícia é justamente a PRIVATIZAÇÃO da segurança pública. Grupos privados fundam organizações clandestinas para supostamente exercer o poder de polícia e justiça, o que é uma competência exclusiva do estado.
Tu que não sabe nada pelo visto, na Venezuela, há miliciais armadas e militares defendendo o governo, exatamente como deseja Bolsonaro e família, que tem relações notórias com as milícias…
O resultado com a eleição do Bolsonaro nem foi o certo e muito menos o duvidoso, mas o desastre confirmado.
Estamos vendo. Juro de 2% ao ano. Emprego com carteira assinada crescendo com pandemia e tudo. A queda de PIB não vai chegar nem a 4%, vocês previam 10%. Vão se ferrar de novo na próxima eleição municipal.
Dúvida cruel: eleger o melhor presidente que o Brasil teve e que está sendo inocentado das acusações da organização chamada Lava Jato (e vai ser de todos os processos) ou eleger um sujeito que pode ter ligações com a milícia (o crime organizado do RJ), que entregou o Brasil vergonhosamente, que destruiu a democracia e que continua na sua carnificina, debochando das milhares de mortes pela COVID-19? Ó dúvida cruel.
Ele está sendo inocentado aonde? Só se for no $TF que ele nomeou. Encheu de bandidos petistas. Vamos ver os resultados da eleições municipais. Desta vez é capaz de perderem até no Nordeste de vocês.
A pior ORCRIM são as FFAA.
chora petralha…
se esse jornalzinho critica, então é porque está no caminho certo
Caminho certo para a Venezuelização do milico chavista.
vai mente fechada
PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL….CHORA MILÍCIANO..
kkkk tá faltando o dinheiro público né
bom é o LULA
enchia o bolso da impressa corrupta e corruptos nesse congresso