O decreto assinado por Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que prevê um modelo de privatizações para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), teve forte repercussão nas mídias sociais. Parlamentares e celebridades se manifestaram à favor do Sistema Único de Saúde. O tema chegou aos trending topics do Twitter no Brasil com a hashtag #DefendaoSUS.
> Decreto de Bolsonaro abre caminho para privatização de unidades de saúde. Veja a íntegra
Os deputados Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (PT), o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol-SP), além de outros parlamentares e diversas celebridades, como Felipe Neto e Anitta se manifestaram sobre o tema.
Vejam algumas das manifestações a seguir:
2 – Agora, Bolsonaro ataca o SUS e caminha para privatizar a saúde, em mais um decreto nefasto de um governo que parece cada dia mais comprometido com a morte. É urgente a defesa do SUS. É urgente defender a vida.
— Lula (@LulaOficial) October 28, 2020
1 O decreto de Bolsonaro e Guedes que autoriza a privatização das Unidades Básicas de Saúde é um passo decisivo para a destruição do SUS. Mais de 150 milhões de brasileiros têm apenas o SUS como forma de acesso a atendimento médico. (…)
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 28, 2020
NÃO VAMOS PERMITIR que Bolsonaro tente Privatizar o Sus. Apresentei um PDL contra o decreto que planeja o ataque às unidades básicas. #DefendaoSUS
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) October 28, 2020
Lutarei contra qualquer tentativa de privatizar o SUS, contra qualquer ataque à saúde pública. Nesta pandemia, o Sistema Único de Saúde mostrou-se vital para a esmagadora maioria da população brasileira. Não podemos abrir mão dele! Pelo acesso universal à saúde, #DefendaoSUS!
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) October 28, 2020
Bolsonaro inseriu via decreto as UBS (Unidades Básicas de Saúde) no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI p/ estudar alternativas de parcerias c/ a iniciativa privada. É um primeiro passo rumo à privatização da gestão da atenção básica!
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) October 28, 2020
É por isso que todos deveriam defender o SUS! Saúde não é mercadoria. É direito! #DefendaoSUS https://t.co/T6dzw9v6Ic
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 28, 2020
É inacreditável que o governo queira privatizar o SUS. Isso é uma irresponsabilidade. O Brasil precisa fortalecer o serviço público de saúde. Cerca de 150 milhões de pessoas dependem dele, principalmente os pobres. Privatizar o SUS é um ataque frontal à dignidade humana.
— Paulo Paim (@paulopaim) October 28, 2020
Defendemos uma saúde pública de qualidade para todos! O #SUS é patrimônio dos brasileiros, um sistema que salva vidas diariamente. Na pandemia, a sua importância ficou ainda mais evidente para todos. Não permitiremos o seu desmonte ou a sua privatização. #DefendaOSUS #SUSPúblico
— Weverton (@wevertonrocha) October 28, 2020
A rede estabelecida pelo SUS permite um melhor controle e menor desequilíbrio no atendimento e na definição de convénios de média e alta complexidade. As Unidades cumprem fundamental papel nesta entrada, incluindo programas como equipes de saúde da família.
— Gustavo Fruet (@gustavofruet) October 28, 2020
Nenhuma proposta que venha enfraquecer o SUS vai prosperar no Congresso Nacional. Foi o SUS, com todas as dificuldades, quem segurou o momento mais duro da pandemia. Precisamos é cuidar do reforço no financiamento. E já passou da hora de encerrar o concurso de propostas inúteis.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) October 28, 2020
1 – Depois de deixar o povo sem emprego, sem renda e sem esperança, a dupla Bolsonaro Guedes agora quem privatizar as unidades básicas de saúde do #SUS. Onde os pobres vão buscar atendimento?#DefendaoSUS
— Senador Jean (@senadorjean) October 28, 2020
Quem defende privatização do SUS é GENOCIDA.
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) October 28, 2020
Defenda o SUS
— Anitta (@Anitta) October 28, 2020
Privatizar o SUS é deixar a população mais pobre entregue a própria sorte. Não faz sentido!!#DefendamOSUS
— Taís Araujo (@taisdeverdade) October 28, 2020
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. O texto publicado no Diário Oficial da União inclui a política de fomento ao setor no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República e delega à equipe econômica um estudo de “parcerias com a iniciativa privada para a construção, modernização e operação de UBS dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.
A Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, afirmou pelo Twitter que sabe o desafio de levar mais infraestrutura e serviços de qualidade a diversos municípios do Brasil e que o modelo de PPPs será “chave para alcançarmos os resultados que a população tanto merece.”
Estamos trabalhando de mãos dadas c/ o @minsaude e o @bndes p/ ampliar as parcerias no setor de saúde. Sabemos do desafio de levar + infra e serviços de qualidade a diversos municípios do 🇧🇷 e o modelo de PPPs será chave para alcançarmos os resultados que a população tanto merece https://t.co/8P8Z1TbMXf
— Martha Seillier (@MarthaSeillier) October 27, 2020
Com isso esse (des)governo Bozzo só confirma o seu compromisso em deixar o povo à mingua, sem direito à saúde pública. Vamos ficar como nos EUA: se vc não tem dinheiro para pagar por um plano de saúde, que por lá é caríssimo, reze para Deus e espere a morte chegar, sem direito a uma consulta médica para obter uma única receita para comprar um remédio que pode lhe salvar a vida.
Concordo.
O negócio é a gente fugir e se exilar nos Estados Unidos, como fizeram os globais.
Antes que seja tarde.