Distrito Federal decreta toque de recolher para conter alta de covid

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), editou decreto nesta segunda-feira (8) com um toque de recolher em toda a capital federal e em suas cidades-satélites, das 22h às 5h do dia seguinte. A medida vem após uma semana de agravamento dos números da covid-19 em todo o país.

Neste período, segundo o decreto, "todos deverão permanecer em suas residências em período integral, ressalvado o deslocamento realizado, em caráter excepcional, para atender a eventual necessidade de tratamento de saúde emergencial, ou de aquisição de medicamentos em farmácias". Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar durante o lockdown, como supermercados, restaurantes e academias, agora devem fechar as portas às 22h.

Quem for pego na rua após este horário, sem explicação condizente, poderá ser levado à delegacia e pagar multa de R$ 2 mil.

O Distrito Federal conta, na tarde desta segunda-feira, com 84,48% dos leitos ocupados – há 343 pessoas internadas nas UTI do DF, e 63 vagas. Mais de uma dezena de estados brasileiros contam com índices acima de 90%, e estados como Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Sul já viram suas taxas de ocupação chegarem ou se aproximarem de 100%.


> Governadores começam nesta terça a adotar ações unificadas contra covid
> Após Major Olimpio, Lasier e Alessandro Vieira são internados com covid-19

Continuar lendo