Em estratégia iniciada neste fim de semana, a campanha tucana passou a veicular, em rede rádio e TV, uma gravação em que a presidenta Dilma Rousseff (PT) faz elogios à gestão do seu adversário em segundo turno, Aécio Neves (PSDB), como governador de Minas Gerais (2003-2010). Em filmete de 30 segundos, um rapaz faz um convite ao eleitor.
“Ouça o que Dilma diz sobre o governador Aécio Neves”, pede o jovem de cabelos crespos e olhos claros, na peça da TV, veiculada com adequações para veiculação em rádio.
Leia também
O que se ouve em seguida – com uma imagem fixa da presidenta e transcrição eletrônica da fala – é o que a campanha tucana informa ser uma entrevista de Dilma à rádio Itatiaia, com data de 17 de abril de 2009. Na época, a petista era a ministra-chefe da Casa Civil no segundo mandato de Lula.
“O governador Aécio Neves […] é, sem sombra de dúvida, um dos melhores governadores do país”, diz a então ministra, para quem a “forma de fazer política” de Aécio é “exemplar”. Esse trecho da entrevista destacado pelos tucanos dura 20 segundos.
À medida que Dilma fala, o rapaz sinaliza positivamente com a cabeça. E, ao final do filme, afirma que “Aécio terminou o seu governo com 92% de aprovação. Um trabalho aprovado até pela Dilma”.
Assista ao vídeo:
Vídeo: PT aposta em comparação com governos tucanos