Um vídeo gravado pelo celular por agentes penitenciários, nessa madrugada (17), mostra um grupo de presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, escavando um túnel que seria utilizado para a fuga de detentos. A unidade está sem policiamento interno desde o massacre que resultou na morte de 26 presos, no último fim de semana. O autor da gravação, que acompanha a escavação à distância, se impressiona com a organização dos presidiários.
“A escavação foi orquestrada. A cadência é acelerada. Em dez segundos passaram uns dez baldes. Um balde por segundo. O lance é organizado, e tome balde com areia. É ligeiro o negócio. Mão de obra desperdiçada”, afirma. O pavilhão 1, onde é feita a escavação, tem uma bandeira que faz alusão à facção criminosa Sindicato do Crime do RN. Nenhuma providência, porém, foi tomada para impedir a ação dos detentos, que tomaram conta das dependências da unidade prisional. Eles circulam livremente dentro da penitenciária. Equipes da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança reforçam o policiamento do lado externo.
Os presos se renderam no início de domingo (15) após 14 horas de rebelião. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, 26 presos foram mortos, todos ligados ao Sindicato do Crime do RN. Desses, 15 foram decapitados. O massacre foi comandado por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Leia também
Deixe um comentário