Um em cada três deputados é suspeito de ter cometido algum tipo de crime. Dos 513 integrantes da Câmara, pelo menos 178 respondem na Justiça a inquéritos (procedimentos que podem resultar em processos) ou ações penais (processos que podem acabar em condenação). O PP, o PT e o PSDB são os partidos com mais deputados com pendências criminais. Das 27 legendas com assento na Casa, apenas seis pequenas (Psol, Rede, PV, PPL, PRP e PRTB) não têm atualmente parlamentares sob investigação (veja abaixo a lista dos investigados).
Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco com base em informações do Supremo Tribunal Federal (STF). Praticamente metade das bancadas do PP e do PT é acusada de crimes. Nessa situação estão 29 dos 60 petistas e 24 dos 49 deputados do PP. Os tucanos vêm a seguir, com 21 de seus 49 nomes sob suspeição. Dono da segunda maior bancada da Câmara, com 50 parlamentares, o MDB tem dez com pendências judiciais.
<< Mais da metade do Senado é acusada de crimes. Veja a lista atualizada dos investigados
Entre as representações estaduais, nenhuma escapa ilesa. Todas têm pelo menos um representante na lista dos investigados. Em seis unidades federativas, pelo menos metade dos deputados está sob suspeita. No DF e em Mato Grosso esse percentual chega a 75%. Apenas dois de seus oito parlamentares estão livres, no momento, de preocupação com a Justiça.
Leia também
18 processos
O parlamentar mais enrolado é Roberto Góes (PDT-AP), que acumula 18 processos. O ex-prefeito de Macapá, que chegou a ser preso no exercício do mandato, é réu em dez ações penais e investigado em oito inquéritos. Por estarem relacionados à sua passagem pela prefeitura, seis casos já foram enviados à Justiça do Amapá. Depois dele, os que mais acumulam rolos judiciais são Zeca do PT (PT-MS), com nove inquéritos e duas ações penais; Zeca Cavalcanti (PTB-PE), com 11 inquéritos; Alfredo Kaefer (PP-PR), com oito inquéritos e uma ação penal; e o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), com seis inquéritos e três ações penais.
Em 2004 o Congresso em Foco se tornou o primeiro veículo a levantar as pendências criminais dos congressistas. Dezenas de pesquisas foram feitas pelo site desde então. Este é o último levantamento com base no entendimento de foro privilegiado que prevaleceu até a semana passada, pelo qual todas as acusacoes criminais contra deputados e senadores tramitavam no Supremo.
A partir de agora apenas os crimes atribuídos aos parlamentares no exercício do mandato e vinculados ao cargo continuarão na corte. Processos envolvendo acusacoes relativas a outras funções públicas, atividades empresariais ou atos pessoais estão sendo enviados, desde o último dia 3, para instâncias inferiores. A decisão de manter ou despachar o processo cabe a cada relator.
* Colaborou Thallita Essi, sob a supervisão de Edson Sardinha.
Veja a relação dos investigados abaixo e clique em cada nome para ver mais detalhes.
<< Veja quem são os senadores investigados
<< Quase 60 mil pessoas têm direito a foro privilegiado no Brasil
— Matéria atualizada às 22h de 21 de setembro de 2018
Então são praticamente todos os deutados e senadores que estão envolvidos na corrupção. AI-5 já e a volta do glorioso REGIME MILITAR.
Quando uma Democracia os ideias políticos daqueles que nos representam se transformam em ambição pelo poder, defesas de seus próprios interesses e navegam em um mar de corrupções é um sinal que o regime perdeu seu valor prático e constitucional, se deteriorou diante da inércia de sua sociedade e hoje clama por ações mais severas de seu povo. Há muito estamos vivendo em uma cleptocracia, com certeza esta nação acordará.
Este levantamento é uma estupidez e uma irresponsabilidade. Serve apenas para alimentar a onda de criminalização da atividade política. Coloca no mesmo balaio processos de corrupção barra pesada com inquéritos fúteis como o da deputada que responde inquérito só porque discutiu com um fiscal da Justiça Eleitoral que queria interromper uma atividade partidária.
Grande oportunidade do Judiciário e Tribunal Eleitoral em “passar a régua”. Antes das eleições de 2018. O Tamanho ideal para um Congresso Brasileiro. No more !
Teríamos mais trabalho, efetividade e Gente mais produtiva. O Brasil, agradeceria e voltaria a progredir…a máquina está pesada e “carregada” de “entulhos” e custos. Hora da Lava jato, avançar e concluir….a conferir…
Aqui no Brasil é ao contrário: Cada deputado tem pelo menos 3 crimes…
Todos os Brasileiros devia ter acesso a esta lista, para não votarem nestas pessoas,certamente o Brasil virava esta pagina, de corruptos e corruptores que tanto envergonha.
fora aqueles que não estão na lista, mas todos sabem que deveriam estar.
Paulo Preto acabou de ser solto pelo Sr. Gilmar Mendes para a tranquilidade do Geraldo Alckmin, Serra e outros.
Afinal de contas 173 milhões não é nada.
Deveria-se, ao menos, elogiar os parlamentares que NÃO tem processo algum. Por incrível que pareça, bons deputados e senadores existem, sim!
Só faltou investigação. Se fizerem o trabalho direito não sobra nenhum. Como uma campanha custa mais caro que tudo que irão receber no mandato?
O problema é que pelas opções que temos, só dá para votar no menos pior, porque todos são ladrões.
o pior de tudo é que esse povo ignorante continua votando nos mesmos lixos.
O deputado em quem votei não está nessa lista!
Um terço de nossos deputados tem pendengas na Justiça! Isso não é normal. Será que algum dia seremos liderados por pessoas éticas ou esse bando de pilantras vai continuar nos roubando na cara dura e ninguém fará nada?
Já passou da hora de tacar fogo no Congresso.
Inquerito, não condenação.E quantos inqueritos já vimos com final de absolvição? Eu conheço um caso q houve prisão da pessoa por 7 dias por uma denuncia, e depois de 50 dias na audiencia o acusador não compareceu e não havia provas sobre, mas a pessoa foi humilhada…muito irresponsavel esta atitude, pois não é condenação de fato…sabemos q os processos demandam até de outras pessoas envolvidas e que recaem sobre o nome que chefia…muito irresponsavel este post
É porque os outros 2/3 ainda vão ser processados.
Pergunto: Como se pode confiar e acreditar num congresso com tantos criminosos???? A imagem que se deveria ter de um político seria a de uma pessoa íntegra, honesta e confiável, mas atualmente é a de um safado, corrupto e bandido. O pior é que dá medo de entregar meu voto a alguém que não resista a um privilégio, a uma propina e caixa dois e mais uma vez me decepcione.
Boa parte desses 178 vão ser reeleito, brasileiro não sabe votar, tem memória curta.
Principalmente o enorme contingente dos baianos, dos fluminenses e mineiros. que votam sempre com o estomago voltado para as benesses do Estado. e suas esmolas, afinal pra que trabalhar……??
Esqueceu dos paulistas votando no Maluf.
SÃO PAULO, LOCOMOTIVA DO BRASIL !!!
Tiriricas,Frank Aguiar, Sergio Reis e cia….
Bonito. Esqueceu do Maluf ?? quem colocou ele no poder várias vezes???
brasileiro é uma desgraça
essa lista negra vale ouro para as eleições,guardem e consultem no dia D.
O eleitor guarda e vota no cara.
simplesmente VERGONHOSO.
Todos esses BANDIDOS POLÍTICOS estão “eleitos” e infelizmente “reeleitos” por uma manada de votantes piores que os eleitos. O problema começa com os eleitores CORRUPTOS, um sistema político/eleitoral/partidário que já está com a data vencida a muito tempo, e mudar esse “modelo” não interessa a nenhum político, afinal estão “mamando deitado” na nossa CARGA TRIBUTÁRIA que é uma das mais altas do planeta e com retorno medíocre para a sociedade na Educação Pública, na Saúde Pública, na Segurança Pública, na Infraestrutura Rodoferroaeroportuária longe de ser moderna e eficiente para atender nossa logística interna e de exportação. Quando essa equação for invertida, teremos dado a partida rumo a uma DEMOCRACIA DE VERDADE, até lá veremos apenas mais do mesmo, mudando só a cor. Lamentável para o país e para as gerações futuras!. Chega de RATOS no poder desde vereador até presidente, os ex, os laranjas tanto aqui quanto no exterior. Cadeia até apodrecer para todos sem a menor piedade.
concordo plenamente…
O país nas mãos de bandidos.
Lamentável!