O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, requisitou na noite de hoje (21) ao presidente Lula o envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar a segurança da capital fluminense durante a campanha eleitoral. Agora, depende do presidente a autorização para que as tropas sigam para o estado.
Se Lula autorizar o envio, caberá ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, o planejamento de como e onde as tropas vão atuar no Rio de Janeiro. O presidente do TSE teve um encontro com Jobim nesta quinta-feira para discutir o assunto.
Na tarde de hoje, Ayres Britto recebeu um levantamento com as áreas do Rio de Janeiro que precisarão receber auxílio da Força Nacional durante a campanha eleitoral deste ano. O mapa foi entregue ao ministro pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral daquele estado, desembargador Roberto Wider. (leia mais) De acordo com Wider, as favelas da cidade do Rio de Janeiro e as cidades de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São Gonçalo necessitariam de um reforço em sua segurança.
Leia também
No mês passado, a Justiça Eleitoral recebeu a denúncia de que milicianos e traficantes de drogas estariam intimidando eleitores em comunidades carentes da capital fluminense. Sob ameaça de morte, os bandidos obrigariam esses cidadãos a votarem em determinados candidatos. Além disso, os outros candidatos e até mesmo jornalistas estariam sendo proibidos de entrar em comunidades do Rio de Janeiro. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário