O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Og Fernandes votou contra o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro. Com o voto do ministro, o placar da votação está em 3 votos a 1 pela impugnação do registro do ex-presidente.
Até o momento, além de Og Fernandes, já votaram contra o registro o relator, Luís Roberto Barroso, e o ministro Jorge Mussi, por entenderem que Lula está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. Edson Fachin foi o único que se manifestou contra o pedido de registro.
Faltam os votos dos ministros Tarcísio Vieira, Admar Gonzaga e da presidente, Rosa Weber.
Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão, na ação penal do caso do tríplex em Guarujá (SP), sentença que foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, segunda instância da Justiça Federal.
Deixe um comentário