Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.
Depois de travar uma guerra na Justiça para liberação do seu livro, o jornalista Ulisses Campbell lança hoje, em Brasília, Suzane – Assassina e Manipuladora, pela Editora Matrix. Será a partir das 19h, no Loca Como Tu Madre, na 306 Sul. Campbell estará autografando os exemplares.
O capítulo final da história aconteceu em Brasília, na última quarta-feira (22/1), quando o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux autorizou o lançamento do livro, que pôde ser realizado ontem, em São Paulo.
Publicidade
Suzane tentou várias vezes impedir a publicação. Chegou a conseguir, com uma ordem judicial. Mas a decisão foi derrubada por outro ministro do STF, Alexandre Moraes.
Ela ainda tentou novamente barrar o lançamento ontem em São Paulo, mas não conseguiu.
Suzane ficou irritada com a descrição de seu perfil feito pelo autor com base em laudos psiquiátricos.
Um dos trechos do livro que teria mais incomodado a assassina diz: “Nesses processos, os especialistas a descrevem com adjetivos típicos de vilã de novela: manipuladora, dissimulada, egocêntrica, infantilizada, simplista, insidiosa, narcisista, além de ter agressividade camuflada.
Ainda segundo esses pareceres, “a criminosa utiliza procedimentos primitivos e pouco elaborados na vida, tem fantasia de onipotência e é desvalorizadora do ser humano”.
O livro de Ulisses Campbell é resultado de 3 anos de pesquisa sobre o caso Richthofen. Em 31 de outubro de 2002, Suzane assassinou seus pais com golpes na cabeça. Contou com a ajuda de seu namorado à época e do irmão dele. Foi condenada a 39 anos de prisão e cumpre pena.
A motivação do crime teria sido a proibição dos pais ao namoro dela. Uma das mentiras de Suzane para convencer o então namorado e o irmão dele a cometerem o crime foi a de que era violentada pelo pai desde a infância, segundo o livro.
O autor ainda aponta o pagamento de R$ 120 mil a ela para que desse entrevista ao apresentador de TV Gugu Liberato.
No estilo jornalismo literário, Campbell reproduz diálogos de Suzane e reconstitui com detalhes várias passagens da trama de terror, como a cena do crime.
Autoria
Samanta Sallum
Carioca, formada na PUC- Rio, tem 25 anos de jornalismo. A maior parte dedicada à cobertura dos Poderes em Brasília. Recebeu os prêmios Esso regional, menção honrosa Vladimir Herzog e foi finalista do EmbRatel . Também atuou na comunicação do Governo do Distrito Federal e em assessoria de imprensa no Senado Federal.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de
e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa
política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.
Deixe um comentário