Rudolfo Lago
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recebeu a notícia de que é um dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco este ano no aeroporto de Chicago, nos Estados Unidos, onde fazia a escala de um voo vindo de Ottawa, no Canadá. Na escolha feita pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, Suplicy foi o quarto senador mais votado. Ele também é um dos finalistas do prêmio na categoria “defesa da democracia”.
Por designação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Suplicy foi a Ottawa participar de um encontro dos representantes dos Parlamentos do G-20 (grupo que reune os 20 países de maior economia do mundo) sobre segurança alimentar e pobreza. No encontro, Suplicy fez uma palestra a respeito do seu projeto, que há anos tramita no Congresso, de criação de um programa de renda básica para a população mais pobre. Na escala em Chicago, ao ligar seu telefone celular, encontrou uma mensagem do Congresso em Foco informando-o sobre o resultado da votação.
A indicação dos jornalistas é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco 2010. Os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional foram convidados a indicar, cada um, dez deputados e cinco senadores que, na sua opinião, mais se destacaram neste ano na defesa dos interesses da população. Eles também votaram na melhor iniciativa legislativa do ano (que foi, conforme a escolha deles, a Lei da Ficha Limpa) e elegeram os parlamentares mais destacados em outras cinco categorias especiais: defesa da democracia; combate à corrupção; defesa da educação, da saúde e do meio ambiente.
Os indicados para tais categorias, juntamente com 31 deputados federais e dez senadores destacados pelos jornalistas como os melhores representantes da população no Parlamento, formam a lista de finalistas que, a partir de amanhã (6), será submetida à votação dos leitores do Congresso em Foco, pela internet.
“É gratificante saber que fui considerado pelos jornalistas um dos dez melhores senadores”, comemorou Suplicy. “Tenho sempre procurado realizar meu trabalho de forma a representar da melhor forma possível o desejo de meus eleitores. Sempre com ênfase no aperfeiçoamento democrático, na transparência pública, na justiça social”, completou. Ser finalista também na categoria “defesa da democracia” emocionou Suplicy.
“A preocupação com a democracia sempre foi uma das minhas principais bandeiras”, disse. “Isso é mais um incentivo para continuar lutando para aumentar a inclusão social no país, evoluindo dos atuais programas, como o Bolsa-Família, até afinal chegarmos à renda básica de cidadania”, concluiu. A renda básica de cidadania, projeto de Suplicy, consiste em asssegurar a cada cidadão uma renda mínima estabelecida. Se alguma pessoa não consegue ter tal renda, essa quantia em dinheiro lhe será garantida pelo Estado.
Leia também:
Tudo sobre a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco e sobre as edições anteriores