Com pouquíssimo tempo para garantir a aprovação da MP dos Portos no Senado, a base governista rejeitou nove destaques apresentados ao texto e, dessa forma, iniciou a votação da medida que libera os terminais privados para comercializarem qualquer tipo de carga. Antes, os senadores aprovaram um requerimento que encerrou as discussões. A votação precisa ser concluída até a meia-noite desta quinta-feira (16).
Para acelerar o processo, os senadores Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Braga (PMDB-AM), Alfredo Nascimento (PR-AM) e Gim Argello (PTB-DF) apresentaram o requerimento para encerrar a sessão após três discursos a favor da matéria e três contrários. O pedido prejudica a estratégia da oposição de tentar protelar a discussão a fim de que ela não seja votada a tempo.
Críticos à forma como a base governista tem conduzido a votação, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Agripino Maia (DEM-RN) tentaram impedir o fim dos debates. Eles alegaram que os senadores não tiveram nem mesmo tempo para ler o texto que foi aprovado pela Câmara e para apresentar modificações à proposta.
Leia também
Mais sobre portos e infraestrutura
Deixe um comentário