O senador Romário (PSB-RJ) voltou à tribuna do Senado Federal depois da polêmica cirurgia que fez o ex-jogador perder mais de 10 quilos. O procedimento, chamado gastrectomia vertical com interposição ileal, foi a saída encontrada pelos médicos de Romário para conter o diabetes do parlamentar. Segundo o relato, a taxa de glicemia dele, que chegou a 400, hoje está em 90.
Em seu discurso, de pouco mais de cinco minutos, Romário saiu em defesa do procedimento cirúrgico a que foi submetido e se comprometeu a lutar pelos diabéticos no parlamento brasileiro. “Não sou profissional da Medicina e só posso falar por mim mesmo, mas os resultados que alcancei me transformaram em porta-voz dessa causa”, disse. “Defendo que o Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibilize essa cirurgia de forma gratuita a todos os brasileiros”, completou.
Leia também
“Minha história [com a diabetes] tem um resultado feliz, mas que, infelizmente, não está disponível a todos”, protestou o ex-jogador. “Sei que muita coisa entra em jogo quando falamos em curar pessoas, que vão parar de tomar remédios caros. Não deveria ser assim, mas existem interesses econômicos envolvidos”, indicou.
“Estamos falando de uma gravíssima questão de saúde pública”, alertou Romário. “Apenas em 2015, o Sistema Único de Saúde gastou R$ 92 milhões com internações causadas pelo diabetes”, concluiu.
Assista ao discurso de Romário:
Publicidade