Belo Horizonte (Minas Gerais)
A corrida para a prefeitura da capital mineira tem gerado intensa disputa entre os principais candidatos da cidade, inclusive nacionalizando o pleito. PT e PSDB levaram para a disputa municipal a polarização prevista para as eleições de 2014. Apoiado pelo PMDB, Patrus Ananias é o candidato do PT para a disputa.
O atual prefeito Márcio Lacerda disputará a reeleição pelo PSB. Ele teria como forte oponente Leonardo Quintão, do PMDB. Mas a legenda retirou sua candidatura para apoiar a chapa petista. Os dois se enfrentaram no segundo turno das eleições de 2008. A polarização entre Patrus e Lacerda provocou uma inusitada situação, que terá de ser resolvida pela Justiça Eleitoral: PSD, PCdoB, PRB e PDT racharam e registraram apoio simultâneo, o que é proibido, a duas chapas – “BH segue em frente”, de Lacerda, e “Frente BH Popular”, encabeçada pelo petista.
Os outros candidatos são Vanessa Portugal (PSTU), Maria da Consolação Rocha (Psol), Alfredo Flister (PHS) e Pedro Paulo Pinheiro (PCO), todos com chances reduzidas de fazer frente às coligações.
PCO – Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (vice: Adilson Rosa dos Santos – PCO)
PHS – Alfredo Flister (vice: Gustavo Henrique – PHS)
PPL – Tadeu Martins (vice: Marta Maria Lima – PPL)
PT – Patrus Ananias (vice: Aloísio Vasconcellos – PMDB)
PSB – Márcio Lacerda (Délio Malheiros – PV)
PSTU – Vanessa Portugal (vice: Lívia Furtado – PSTU)
Psol – Maria da Consolação Rocha (vice: Antonio Almeida Lima – PCB)