O Prêmio Congresso em Foco, que reconhece o trabalho dos parlamentares que, na avaliação dos internautas, melhor representam a população no Congresso, também vai homenagear os congressistas que mais se destacam na defesa da cidadania e da justiça social. Esta categoria especial tem o apoio do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef). Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, na próxima quinta-feira (8), em Brasília.
Leia também
“A questão da educação fiscal está intimamente ligada à cidadania e à justiça social”, defende o presidente do Sinprofaz, Achilles Frias. Com 25 anos de história, o Sinprofaz reúne cerca de 1,7 mil procuradores da Fazenda Nacional. Responsável pela cobrança judicial de dívidas ativas da União, a categoria integra a Advocacia-Geral da União e é subordinada administrativamente ao Ministério da Fazenda.
Para Achiles, o sistema tributário brasileiro prejudica os contribuintes com menor renda. “Temos um sistema tributário no Brasil muito agressivo com o pobre e a classe média. Então é uma questão de educação fiscal, de cidadania e de justiça social também porque hoje a gente tem – via tributação – uma situação de injustiça social gritante”, explica.
Na avaliação do presidente do Sinprofaz, o Prêmio Congresso em Foco valoriza a cidadania ao estimular o reconhecimento dos parlamentares que melhor representam a população no Congresso.
O sindicato desenvolve uma série de campanhas para conscientizar a população a respeito da importância da educação fiscal, como o Sonegômetro e o projeto Quanto Custa o Brasil. “É importante que temas como a sonegação e o custo Brasil sejam sensíveis aos parlamentares para que nós possamos avançar nesses pleitos que vão se reverter totalmente em prol da sociedade”, afirma Achiles.
Prêmio Congresso em Foco
PublicidadeOs deputados e senadores mais votados serão anunciados no próximo dia 8, na cerimônia de premiação, em Brasília. As votações foram encerradas no último dia 20. Durante um mês os internautas puderam votar nos parlamentares que, na sua avaliação, melhor representam a população no Congresso Nacional. A proposta do prêmio é difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.
Em 2015, os congressistas disputam duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados.
Também haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.
Além destas categorias especiais, 186 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional elegeram entre os dias 8 e 10 de setembro os Deputados e Senadores que, ao seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. Os mais votados serão homenageados nas categorias “Senadores e Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”.
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.
Deixe um comentário