Leia também
Militante ativo nas discussões políticas relacionadas à cultura e à defesa dos direitos humanos, Leoni sempre participou das votações do prêmio. Nesta edição, chegou a divulgar um vídeo em que declarou voto na deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
“Fiquei muito feliz com o convite para me apresentar na premiação. Sou uma pessoa envolvida com a política em geral, é um tema que me apaixona mesmo”, diz o músico, de 55 anos de idade e 34 de carreira. Ele subirá ao palco na noite desta quinta, logo após o anúncio dos parlamentares que, segundo votação na internet e de jornalistas que cobrem o Congresso, melhor representam a população.
Para Leoni, é preciso estimular a sociedade a refletir sobre a atuação de cada representante e combater a falsa premissa de que todos os políticos são iguais. “É importante o reconhecimento de que não é tudo a mesma coisa. Vejo muita gente falando ‘é tudo a mesma coisa’. Não é. As pessoas têm ideias muito diferentes”, ressalta.
O artista define de maneira concisa o que espera dos parlamentares que venham a ser premiados. “O que eu espero desses congressistas é que o bem público venha em primeiro lugar”.
PublicidadeRelembre alguns dos sucessos de Leoni:
Prêmio
Durante um mês, entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro, o público votou nos parlamentares que, na sua avaliação, melhor representam a população na Câmara e no Senado. Ao todo foram mais de 653 mil votos validados. O resultado será anunciado hoje, na cerimônia de premiação, no Unique Palace.
Serão premiados os 20 deputados e dez senadores mais votados nas respectivas categorias “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”. Também serão homenageados congressistas que se destacam em áreas específicas: “Parlamentares de Futuro” (aqueles com menos de 45 anos), “Defesa da Agropecuária”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública.
Em uma votação à parte, 186 profissionais da imprensa elegeram os parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. A votação foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, por meio de urnas itinerantes, e contou com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Os cinco congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”. Nos anos anteriores, a escolha dos jornalistas definia a lista dos premiados. Cabia ao internauta estabelecer a ordem final de classificação. Nas últimas edições, o voto da internet também permitiu a inclusão de um parlamentar, entre os não escolhidos pelos jornalistas, na relação final dos premiados.
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Procurados dos Estados e do DF (Anape), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), do site Vote na Web, da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.