Mesmo preso, o ex-presidente Lula não só continua a liderar como, em alguns cenários, cresceu em relação a levantamentos anteriores. É o que mostra pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT. Os números divulgados pelo instituto são mais favoráveis ao petista do que os apresentados pelo Datafolha.
No levantamento espontâneo, Lula aparece com 39%; Bolsonaro (PSL) vem em segundo, com 9%; Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede) têm 2%.
Nos dois cenários estimulados, um com o presidente Michel Temer e outro com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Lula desponta com 47% das intenções de voto. Bolsonaro, tem 11% no cenário com Meirelles e 12% na projeção com Temer. O presidente e o ex-ministro da Fazenda não passam a marca de 1%. No Datafolha, Lula soma 31%.
Leia também
Para o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa indica que o impacto da prisão não foi significativo nas intenções de voto de Lula. “A pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”, afirma Coimbra.
<< Preso, Lula perde apoio, mas ainda lidera. Sem ele, Marina empata com Bolsonaro, aponta Datafolha
Na simulação do segundo turno, Lula aparece com 56% ante 12% de Alckmin (PSDB). Eram 50% contra 14% em dezembro. Na disputa com Marina, o petista tem 54% contra 16% de sua ex-ministra. Na pesquisa anterior ela tinha 21%. No enfrentamento com Joaquim Barbosa, o ex-presidente soma 54% ante 20% do ex-presidente do Supremo, que, no último levantamento, tinha 21%. No Datafolha, o petista também vence em todos os cenários.
Segundo a pesquisa Vox Populi, 46% consideram justa a prisão de Lula. Para 44%. a prisão é injusta. Os outros 10% não responderam. Na avaliação de 34%, ficou provado que o ex-presidente é culpado. No entendimento de 41%, isso não ficou comprovado. Ao todo, 52% disseram que Lula é tratado com mais rigor do que outros políticos pela Justiça. No Datafolha, mais da metade dos eleitores declararam considerar justa a prisão da principal liderança do PT.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de abril. O Vox Populi fez 2 mil entrevistas em 118 municípios (registro no TSE: BR-02039/2018). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
<< Veja os números dos nove cenários traçados pelo Datafolha com diferentes candidatos
<< Os pontos fortes e os pontos fracos dos pré-candidatos à Presidência da República
Dar credibilidade a Folha e Datafolha é acreditar em duendes e fadas, por favor, tenham pena de nós pobres mortais povo brasileiro
Estranho! Estaria a Vox Pop colocando o nome em risco?
Marcos Coimbra…, primo do Collor e do Marco Aurélio. Bela família
VOX = LIXO.
Apoia PeTralhas.
Não que o Data Folha mereça grande credibilidade, pois já protagonizou grandes vexames (basta pensar na eleição paulistana em que dizia que Dória nem iria para o segundo turno e ele levou no primeiro com folga), mas Vox Populi é brincadeira, né?
É um instituto do PT, ligado à CUT e alvo de investigações anticorrupção. A própria Gleisi admitiu em discurso que essa pesquisa tinha sido encomendada por ela. Para mim vale nada.