Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.
A um ano de se aposentar, o segundo integrante mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, vê com preocupação os ataques feitos à Corte por seguidores do presidente Jair Bolsonaro. “O STF é a última trincheira na garantia da democracia. Não há espaço para retrocessos”, afirmou à coluna.
De acordo com o ministro, a democracia resistirá. “Estamos vivendo uma crise de saúde, uma crise econômica e também uma crise das instituições.”
Fake news
Hoje, a Corte retoma o julgamento sobre o arquivamento do inquérito das fake news.
Marco Aurélio acredita que a questão estará definida esta semana. “É o tema momentoso, matéria que precisa ser resolvida . Há uma certa perplexidade pelo fato de o Supremo ter aberto o inquérito” , comentou. Mas preferiu não adiantar qual será sua posição ao votar.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou, na semana passada, pela validade do inquérito, ou seja, pela continuidade das apurações.
Homenagens
Com a “alma bailando”. Foi assim que o ministro Marco Aurélio disse à coluna como estava se sentindo. Por um motivo especial: as muitas homenagens que recebeu, esta semana, por completar 30 anos no Supremo Tribunal.
O ministro contou que nunca perdeu o entusiasmo.
No Supremo, ninguém morre de tédio. Aqui, é uma clínica geral. Apreciamos as mais diversas e importantes matérias.”
Marco Aurélio recebeu muitas homenagens de ministros do STF, e de representantes do Judiciário e do meio jurídico.
“Como juiz, são 41 anos . Eu estava preparado para me aposentar em 2016, quando fiz 70 anos . Aí, veio a Pec da Bengala, e eu que não precisava de bengala, permaneci nesta missão.”
Realizado com a trajetória no STF, contou que pretende se dedicar ao meio acadêmico depois de se aposentar, no meio do ano que vem.
Samanta Sallum
Carioca, formada na PUC- Rio, tem 25 anos de jornalismo. A maior parte dedicada à cobertura dos Poderes em Brasília. Recebeu os prêmios Esso regional, menção honrosa Vladimir Herzog e foi finalista do EmbRatel . Também atuou na comunicação do Governo do Distrito Federal e em assessoria de imprensa no Senado Federal.
Quando é que vocês vão julgar os processos que se acumulam contra os políticos há anos esperando julgamento? Por exemplo, quando é que vai ser o julgamento em Terceira Instância do LULLADDRÃO?
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de
e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa
política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.
Só há espaço para a ditadura do judiciário.
Para que serve o STF, Marco Aurélio CoLLor de MeLLo?
Para proteger os amigos, comparsas, cúmplices e a bandidagem….
Quando é que vocês vão julgar os processos que se acumulam contra os políticos há anos esperando julgamento? Por exemplo, quando é que vai ser o julgamento em Terceira Instância do LULLADDRÃO?