Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.
Ao todo 18 entidades estão na organização dos protestos, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Por todo o Brasil, mas, principalmente em Brasília, milhares de estudantes e trabalhadores preparam mobilizações contra a Proposta de Emenda à Constituição que pretende criar um teto para gastos públicos (PEC 55, no Senado, ou 241, na Câmara). Na capital da República, mais de 300 ônibus compõem a caravana do movimento que se reunirá em frente ao Congresso Nacional para a manifestação. Segundo a organização, não há expectativa de público, porém, espera-se um mais gente do que na manifestação do último domingo (27) em São Paulo, quando, segundo os organizadores 40 mil pessoas participaram do ato. Por sua vez, a Polícia Militar paulista calculou 5 mil pessoas no protesto.
Em Brasília, o principal reduto das caravanas que chegam à cidade para o protesto é a Universidade de Brasília (UnB)
Além da luta contra a PEC do teto, que deve ser votada no plenário do Senado Federal nesta terça-feira (29), a manifestação também encampa as lutas contra a reforma do ensino médio e a anistia ao crime de caixa dois – ambos em discussão na Câmara dos Deputados. Ao todo 18 entidades estão na organização dos atos, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Sabemos que Temer tem a maioria na Câmara e no Senado. Mas não podemos apenas aceitar isso. Nosso papel é ir às ruas e repudiar mais esse golpe em cima da sociedade”, afirma o secretário geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.
Publicidade
O presidente Michel Temer também é um dos alvos do protesto. Os estudantes rejeitam o programa de governo do PMDB e o plano “Uma ponte para o futuro”, defendido por Temer e seus aliados.
Em Brasília, o principal reduto das caravanas que chegam à cidade para o protesto é a Universidade de Brasília (UnB). O local está ocupado desde o final de outubro também em protesto contra a PEC que limita os gastos públicos por 20 anos. Atos contra a proposta estão previstos para todo o dia. Desde às 9h os organizadores recebem manifestantes para atividades culturais e oficina de confecção de cartazes. Às 16h30 a concentração começa no Museu da República, zona central de Brasília, e às 18h30 os participantes seguem para o Congresso Nacional em caminhada.
Publicidade
Agenda
Apesar de lutarem contra a aprovação da PEC, os manifestantes já trabalham com a possibilidade dela ser aprovada em 1º turno no Senado. Caso a expectativa se concretize, haverá um novo ato em 13 de dezembro também para reforçar a luta.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de
e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa
política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.