O presidente Lula telefonou hoje para seus colegas Sebastian Piñera, do Chile, e Evo Morales, da Bolívia, para saudá-los pelo resgate dos 33 mineiros soterrados na mina chilena de San José. Lula parabenizou Piñera pelo empenho de seu governo e dos técnicos envolvidos na operação de resgate dos mineiros que estavam presos desde 5 de agosto a quase 700 metros de profundidade. “Todos estão orgulhosos do que o Chile realizou”, disse Lula, de acordo com a GloboNews.
Enquanto estava ao telefone, o presidente brasileiro ouviu os gritos de saudação ao 14º trabalhador resgatado. “Presidente Lula, estamos vivendo um dia de emoção, força, e companheirismo. Lula, obrigado por solidarizar-se com a gente. Nos vemos em breve”, afirmou Piñera.
Até as 13h desta segunda-feira, 16 mineiros haviam sido resgatados. A previsão é de que os trabalhos, iniciados ontem à noite, terminem em menos de 48 horas. Evo Morales chegou ao Chile esta manhã pouco após o resgate do único estrangeiro do grupo, o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos. Lula pediu ao colega da Bolívia que cuidasse bem do mineiro.
Piñera pediu que o presidente brasileiro visite o Chile ainda em novembro. A visita, marcada inicialmente para o próximo dia 3, foi adiada por causa do segundo turno da eleição presidencial. O chileno acompanha de perto os trabalhos de resgate desde ontem. Além de Lula, também se solidarizaram com Piñera os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner.
Leia também
Deixe um comentário