O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chamou a ordem de prisão do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula de “absurda”. De acordo com o magistrado, isso é “fruto do autoritarismo desse punitivismo processual hoje em voga no país”. O magistrado, que está em Portugal, também criticou os colegas de Corte, afirmando que esse é o resultado das más escolhas do PT para o Supremo.
Leia também
“A única coisa que me consola é que esse estado de coisas excepcional é fruto do processo de desinstitucionalização que o PT promoveu no Brasil, do conluio que existia entre o partido e procuradores, das más escolhas [de magistrados] para o Supremo [Tribunal Federal]”, disse Gilmar Mendes, conforme reportagem publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Com fortes criticas aos ministros que ingressaram no tribunal durante a gestão petista, Gilmar não poupou palavras e e disse que ao invés dos petistas pensarem em uma composição técnica, “privilegiou escolha de pessoas ligadas aos movimentos LGBT, ao MST, basistas e coisas desse tipo”. De acordo com ele, “o resultado está aí, é esse direito penal totalitário”.
Na atual composição, além de Cármen Lúcia, presidente do STF, os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski foram indicados pelo ex-presidente Lula. Os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Roberto Barroso e Edson Fachin foram indicados pela ex-presidente Dilma Rousseff.
<< Moro volta a sofrer questionamento jurídico por rapidez na prisão de Lula
Sobre a decisão do juiz Sérgio Moro, além de chamar de absurda, Gilmar Mendes disse que o mandado de prisão foi “precipitado”. “Os recursos ainda não se esgotaram e já se precipita a prisão!”, disse Gilmar.
Moro expediu o mandado de prisão um dia depois de o Supremo negar habeas corpus ao ex-presidente, em julgamento que durou mais de dez horas, após receber notificação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Segundo os registros oficiais do próprio despacho, foram menos de 20 minutos entre a notificação e a expedição da ordem de prisão. No TRF-4, a defesa de Lula ainda poderia entrar com um embargo sobre o embargo já negado no tribunal.
<< Moro ordena prisão de Lula e diz que petista tem até esta sexta-feira para se
<< Com maioria para acatar, o STF rejeitou o habeas corpus de Lula. Saiba como e por que isso ocorreu
Queria o quê ??? Que ficasse postergando como ele próprio faz, atravancando o desenvolvimento do país ??? Queria que prescrevesse a pena como está acostumado a fazer, para proteger os amigos do rei ??? Ora, fora com esse dito juiz do stf !!!!!
Mas que coisa hein…, os ministros indicados pelo PT dão ordem de prisão ao líder máximo do PT……. tragicômico……….
_ Ao menos uma vez eu tenho que admitir que concordo com o boca de caçapa
Gilmar é de uma coerência (e coragem) espantosa, e deve ser levado muito a sério – ainda que com reservas. As escolhas do lulopetismo não podem ser censuradas em bloco, mas algumas, como Carmem Lúcia, foram ditadas por um esquerdismo infanto-juvenil, que se revelou falso e oportunista. Toffoli foi uma escolha ruim, mas revelou capacidade de evolução doutrinária e prudencial, além de maturidade crescente. Fux e Fachin são especialistas em Direito Civil que encaram questões penais com voluntarismo punitivista para compensar suas carências. Idem Rosa Weber, oriunda das lides trabalhistas. Lewandowski é um magistrado de carreira, com muitas credenciais, levemente oficialista, mas não punitivista. Barroso, bem, Barroso é um sobrevivente que parece ter-se imbuído de uma missão salvífica de libertar o Brasil dos ricos delinquentes durante o que lhe resta de vida – com ou sem amparo no Direito.
Gilmar Mendes boca de caçapa FDP…….
Quem liga pra opinião ou comentário de um verme, conivente com criminosos?
LIXO.
Gilmar, uma das figuras mais impopulares da nação, não consegue conter sua bílis. É simplesmente incapaz disso. Suas declarações sempre visam envenenar o debate público. Longe de ser um pacificador como caberia a um magistrado, é um gerador de conflitos.
Mas pelo visto o Ministro sabe quando o Lula ta sendo emboscado igual a maioria do povo!