Os chefes de gabinete de 40 parlamentares, das mais diversas correntes ideológicas, trajetórias políticas e localidades, vão se reunir em Brasília no próximo dia 20. A ideia, promovida pelo Pacto pela Democracia em parceria com o Instituto Update, é que os gabinetes troquem experiências e discutam formas de inovar no exercício legislativo, para, assim, levar o discurso de renovação política que pairou sobre as últimas eleições para o dia a dia do Congresso.
> Movimento Acredito propõe reforma dos partidos políticos
“Falou-se muito em renovação nas últimas eleições e uma das principais premissas da democracia é o diálogo entre diversos. Por isso, vamos promover um encontro entre mandatos bastante diversos para que eles troquem vivências e experiências de como é possível inovar no exercício legislativo”, explicou uma das integrantes da secretaria executiva do Pacto pela Democracia, Flavia Pellegrino.
A primeira edição do “Gabinete de Inovação”, contudo, não vai receber os parlamentares, mas os seus chefes de gabinete – pessoas que, segundo o Pacto pela Democracia, são tão importantes quanto os eleitos na prática legislativa. Entre os confirmados já estão os chefes de gabinete dos deputados federais Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Túlio Gadêlha (PDT-PE), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Marcelo Freixo (Psol-RJ), além do chefe de gabinete do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que já divide um gabinete compartilhado com os colegas do Movimento Acredito Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Representantes de vereadores e deputados estaduais como Marina Elou (Rede-SP) também estarão presentes.
Leia também
Ao todo, foram 20 convidados. Os outros 20 gabinetes que vão participar do encontro serão escolhidos entre os interessados pela iniciativa, que podem se inscrever até este domingo (1º) no site do Gabinete de Inovação.
“Vamos reunir gente que pensa diferente, gente nova e gente que já tem mandato há um tempo para, assim, discutir novas formas de cooperar e lidar com o exercício legislativo”, conta Flavia Pellegrino, lembrando que a ideia é ter outras edições do Gabinete de Inovação para que os próprios parlamentares participem do debate. Afinal, o Pacto pela Democracia acredita que o encontro em um ambiente inovador de diálogo como esse ainda pode incentivar parcerias entre parlamentares de correntes diferentes.
Deixe um comentário