Os alvos da operação, batizada de Trickster, são servidores públicos, técnicos de informática e permissionários do sistema de transporte coletivo do DF. A Polícia Civil e o MPDFT suspeitam que o grupo usava empresas fictícias, sem CNPJ e registro na Receita Federal, para emitir créditos em cartões de vale-transporte destinados a funcionários fantasmas. Os desvios, que, suspeita-se, começaram em 2014, podem ter chegado a R$ 500 mil por semana.
Leia também
Entre os presos estão o auditor fiscal Pedro Jorge Brasil e sua mulher, Hedvane Ferreira, que também tiveram as quebras dos sigilos bancário, fiscal e dos cartões de crédito autorizadas pelas Justiça. Funcionário da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), vinculada à Secretaria de Mobilidade do DF (Semob), Pedro Jorge já teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em outubro do ano passado, no âmbito da Operação Check List, que revelou um esquema de fraude nas vistorias e cobrança de propinas para a liberação de ônibus sem condições de circular.
Divisão de tarefas
De acordo com a Polícia Civil do DF, o esquema era operado de forma ordenada, com clara divisão de tarefas. Enquanto um grupo era responsável por inserir as informações falsas no sistema do DFTrans, como dados das empresas e de supostos funcionários, por exemplo, outro validava a compra de créditos dos vales-transportes fraudulentos. Já um terceiro grupo se encarregava de descontar os créditos dos cartões, que eram transformados em dinheiro vivo por meio de ressarcimento pelo governo.
Os integrantes do esquema são investigados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. O DFTrans e a Semob ainda não se pronunciaram sobre o caso. As informações são da Agência Brasil.
* A foto utilizada inicialmente mostrava o veículo de uma empresa, a São José, que não tem ligação com o esquema de corrupção. Por isso, a imagem foi trocada pela que aparece acima às 15h32 desta quinta-feira (15/03).
>> Passageiros chegam a ficar cinco horas por dia no ônibus em Brasília
>> Solução para transporte coletivo passa por transparência e participação popular, aponta debate
Deixe um comentário