Para o professor de sociologia Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os integrantes da Lava Jato (incluindo magistrados, procuradores e advogados) operam em um circuito que chama de “fechado” e que funcionaria “em rede”.
O professor comanda um grupo de pesquisa chamado “República do Nepotismo”, que utiliza a técnica da prosopografia (biografia coletiva de determinado grupo social ou político) para demonstrar que pessoas como Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e advogados ligados às delações são herdeiros de figuras do Judiciário e da política paranaenses. O estudo será apresentado na segunda quinzena deste mês.
Leia também
<< De pai para filho, as “capitanias hereditárias” do Congresso
“Eles se conhecem muitas vezes desde a infância, porque os pais já se conheciam. Frequentaram as melhores escolas, universidades, têm sociabilidade em comum. Quer dizer, vivem na mesma bolha. Têm as mesmas opiniões e gostos políticos e ideológicos. E todos têm conexão com a indústria advocatícia, com os grandes escritórios jurídicos”, afirma.
Leia os principais trechos da entrevista.
Quais as principais conclusões do estudo que o sr. desenvolve na UFPR?
PublicidadeEm primeiro lugar, quando a gente pensa na magistratura brasileira e do Paraná, sempre se deve entendê-la como unidades de parentesco. São famílias ao mesmo tempo jurídicas e políticas, uma unidade que sempre opera em rede. Não existe aquela figura, como alguns imaginam, de pessoas que são “novas”, ou “emergentes”, ou “renovadoras”. Os resultados mostram que são todos herdeiros de uma velha elite estatal.
Isso inclui os integrantes da Lava Jato?
Sim, o juiz Sérgio Moro e todo mundo, temos todos os documentos. É uma elite estatal hereditária porque eles apresentam parentescos no sistema judicial bastante significativos. Não apenas parentesco, mas também relações matrimoniais, de amizade e de sociabilidade. Há também a dimensão do corporativismo. Se forma um grande circuito formativo ideológico, de convivência, que tem determinados padrões e valores hereditários. O próprio Sérgio Moro, uma figura central, filho de um professor universitário, tem como primo um desembargador, o Hildebrando Moro. Ter um parente no Tribunal de Justiça, para os códigos internos, faz muita diferença. Na nossa interpretação, é um sistema pré-moderno. Ele não funciona através de regras impessoais ou de aspectos técnicos, mas com muito poder pessoal. De modo que o ator, na magistratura, tem uma capacidade incrível de determinar a agenda, a temporalidade dos processos, no sentido de escolher os que quer acelerar e aqueles que serão adiados.
Existe relação de proximidade entre magistrados, procuradores e advogados da Lava Jato?
Sim, é o mesmo circuito. Tem o caso da esposa do Moro, a Rosângela Maria Wolff Quadros, que é advogada. Ela está situada dentro do clã da família Macedo, genealogia extremamente importante no Paraná, que atinge atores nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e no empresariado. Como Rafael Greca de Macedo [prefeito de Curitiba], o Beto Richa [governador do Paraná licenciado] e um conjunto de empresários e desembargadores do Tribunal de Justiça. Até se usa o termo “Macedônia”, dada a importância da família Macedo. E a família Wolff é típica do poder local de São Mateus do Sul [interior do Paraná], é uma estrutura que vem da República Velha, do coronelismo. Ela, como advogada, tem relações profissionais com a Apae. E aí há uma conexão direta com a família Arns. Flávio Arns foi senador, vice-governador, ator de atividades assistenciais. E com o advogado Marlus Arns de Oliveira, que é sobrinho do Flávio Arns.
Qual a relação entre eles?
É uma relação profissional [da esposa de Moro] com a família Arns e com as Apaes. Eles trabalharam juntos com as Apaes. O Marlus Arns é advogado de muitos acusados da Lava Jato nas delações premiadas. Chegou até a defender Eduardo Cunha. Em matérias da imprensa sobre advogados amigos do Sérgio Moro, como o Carlos Zucolotto, e as questões sobre Rodrigo Tacla Duran, mostra a partir do casal uma indústria jurídica da Lava Jato, em que muitos dos principais advogados da Lava Jato têm relações próximas com os operadores.
Quais casos foram identificados pelo grupo de pesquisa?
O do procurador Diogo Castor de Mattos, que era filho do falecido procurador Delívar Tadeu de Mattos. Ele foi casado com Maria Cristina Jobim Castor, que era irmã de Belmiro Valverde Jobim Castor, que foi empresário, secretário de Estado, do Bamerindus, um nome muito importante na política. No escritório da família, o Delívar de Mattos & Castor, trabalha um irmão do procurador, que se chama Rodrigo Castor de Mattos. Ele foi advogado do marqueteiro João Santana. É mais uma relação direta de parentesco, que corrobora que é uma indústria advocatícia da Lava Jato muito próxima dos seus protagonistas.
Há situações parecidas com outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba?
O Carlos Fernando dos Santos Lima é filho de Osvaldo Santos Lima, que foi procurador, deputado estadual da Arena e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná em 1973. Ele também tem dois irmãos no Ministério Público. A esposa dele teve relação com o Banestado [banco paranaense que deu origem a escândalo de corrupção nos anos 1990 e Carlos Fernando investigou]. O Deltan Dallagnol é filho do ex-procurador Agenor Dallagnol. Ele passou no concurso sem ter os dois anos de formado, o pai foi o advogado [na apelação da União, em que a Justiça deu vitória ao procurador]. Todos os operadores da Lava Jato também são extremamente conservadores e têm perfil à direita, semelhante aos seus parentes que faziam parte do sistema na ditadura. Naquela época, seus pais eram gente do establishment. E eles herdam a mesma visão de mundo. É uma elite social, política e econômica.
Os integrantes da Lava Jato vivem em um meio comum?
Sim, eles se conhecem muitas vezes desde a infância, porque os pais já se conheciam muitas vezes. Eles frequentaram as melhores escolas, universidades, têm sociabilidade em comum. Quer dizer, vivem na mesma bolha. Têm as mesmas opiniões e gostos políticos e ideológicos. E todos têm conexão com a indústria advocatícia, com os grandes escritórios jurídicos que atuam no sistema judicial.
Na pesquisa, o sr. ouviu falar sobre advogados que conseguem acordos de delação com a Lava Jato fazerem parte de um mesmo grupo?
É exatamente o que os resultados revelam, porque alguns principais advogados da indústria da delação são nomes com conexão com as famílias da Lava Jato.
O mesmo se aplica aos tribunais superiores na Lava Jato?
O circuito é o mesmo quando você analisa o Tribunal Regional Federal da 4ª Região [TRF-4]. Tem o João Pedro Gebran Neto, neto do ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele vem de uma das mais tradicionais famílias da Lapa, de onde sai boa parte das famílias que dominam a política paranaense nos anos 1970. Victor Luiz dos Santos Laus é bisneto do fundador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF-4, é neto do desembargador ministro Thompson Flores, que foi do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a ditadura militar, uma das principais genealogias do Rio Grande do Sul. O ministro Felix Fischer, mesmo sendo alemão, é casado com uma procuradora de Justiça do Paraná aposentada. Ele tem três filhos no Judiciário paranaense. Depois, no STF, temos o Edson Fachin, que tem a mesma dinâmica familiar. É casado com uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. A filha dele é advogada do escritório Fachin Advogados Associados e é casada com Marcos Alberto Rocha Gonçalves, filho de Marcos Gonçalves, executivo do grupo J&F, da família dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Há um verdadeiro circuito que começa no Moro e vai até o Fachin. Todos com o mesmo perfil: família, ação política, conexões empresariais, com escritórios advocatícios, ideologia propensa à direita, de uma elite estatal muito antiga que opera em redes familiares.
PEDE SEU BOSTANARO RACISTA CORRUPTO DAR PARA VOCE A BOSTA DELE NA BOLSA!
Quer da cu mesmo.
Doente mental. kkkkkkkkkkkkkkkk
Agora o Congresso em Foco fica censurando comentários contra o Bostanaro mas os apoiadores dele sim podem xingar e ameaçar livremente a gente? Brasil de bos.. mesmo!
É um acinte chamar de pesquisa científica esse manifesto de opinião travestido de “técnica da prosopografia”. E pensar que o dinheiro dos contribuintes financia essas baboseiras.
O aparelhamento das esquerdas nos meios acadêmicos fica patente nas idéias defendidas por esse professor.
O artigo é simplesmente lamentável. A “técnica da prosopografia” é uma tentativa ridícula de mascarar com pseudo-ciência o viés ideológico dos autores.
A raiz do problema não é o julgamento ou a prisão do LULA, ou quem sabe a futura prisão do JOSÉ SERRA, e/ou de outros políticos COCALEIROS, porque ladrões e narcotraficantes sempre irão existir, quer seja nos meios políticos ou não . . .
o “X” da questão é que a Justiça do Brasil, cientes por todos daqui e no exterior, está mais de 200 anos defasada em relação a justiça americana, francesa e inglesa, e de muitas outras nações, qualquer pessoa comum, observa que nos fóruns, nas varas, são verdadeiras fábricas de processos, talvez a única atividade neste país que cresce ininterruptamente à décadas.
o “X” da questão não é se as pessoas vieram ou não da elite social, política e econômica, e sim se elas contribuem ou não para a perpetuação de um sistema judiciário ultrapassado e decadente, onde os privilégios são mantidos custe o que custar. Estiveram estes e seus antecessores elitizados enviando projetos para mudança de nossa infeliz constituição ou não…?
Pergunta se a esquerda, inclua PSDB e MDB, querem o fim foro privilegiado e a prisão em segunda instância? E o imposto sindical compulsório? Qtos sindicatos tem no Brasil? São os maiores privilégios.
Os da direita que são o PSDB e P/MDB, são os partidos politicos que não querem tirar o foro incluindo o judiciário corrupto que você esqueceu falar!
Queria também a opinião do autor da pesquisa sobre o outro lado: e os advogados e membros do STF “eurodescendentes, elitistas e cheirosos com olhos verdes” que defendem o nosso amado Lula???? De onde eles vieram??? Fazem parte da “casta /máfia” do nosso judiciário, do “lado negro da força”, ou os eurodescendentes que defendem Lula são seres puros e de origem humilde???? Queria muito saber a opinião do autor, que pelo jeito é “totalmente imparcial” kkkkk, sobre o outro lado do nosso judiciário!!!!
Mas a pesquisa comprava que o Lula não fazia parte dessa mafia ate ser Presidente, mas não faz parte dela não por isso ele esta preso enquanto os demais elites do PMDB e PSDB se conhecem desde crianças por gerações e gerações.
O mais interessante e que os elites so criticam o Lula e falam nada sobre o golpista Temer e Aecio que sempre foram dos ELITES e estão soltos e livres!
Lula está preso por ser corrupto e lavador de dinheiro, segundo a justiça.
Pela sua tese, Gleisi e Lindbergh também devem ser integrantes da elite composta por Aécio e Temer, afinal todos esses que detêm foro seguem impunes.
Segundo o Moro e o TRF, nê?
Claro não vamos falar do Moro soltar a mulher de Cunha, nê?
Sem razoes para fazer isso, nê?
Sim, os juízes naturais que condenaram Lula. O STJ e o STF também confirmaram sua prisão.
Exatamente, não tem nada a ver. Ou acha que os filhos do Lula deveriam estar enjaulados junto dele? Cunha está preso, assim como o Lula.
Deixa eu confirmar o que você falou! A mulher do Cunha e inocente mas o Lula e culpado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nossa Senhora, que rápido você esqueceu que os golpistas com a ajuda do judiciário corrupto também foi atras da mulher do Lula?!?!?!?!
De repente esquece o ruim que os golpistas desgraçados são, nê? Conveniente sua memoria que sofre de amnesia intencional!
O Cunha deveria ser fuzilado por roubar bilhões dos cofres do governo e também por ser um traidor do pais em dar um golpe contra a Dilma e deveria sofrer morte demorada por isso, fuzilado seria leve para esse animal!
O pesquisador quer dizer, essencialmente, que existe um conluio contra seus queridinhos, gente que ele segue por tara ideológica e também porque a esquerda domina a academia, em relações no mínimo tão espúrias quanto aquelas que ele “denunciou”.
De todo modo, a Lava Jato não persegue nenhum pobre, mas justamente desmantela esquemas criminosos da elite, da qual Lula faz parte. Se o pesquisador tem uma visão negativa da elite, então deveria aplaudir a Lava Jato que pela primeira vez tem punido seus integrantes.
“Seus queridinhos?”
O HIPÓCRITA que votou em o corrupto Aecio Golpista vem mentir de novo que o Aecio ta sendo punido quando nada esta acontecendo com ele, nem com o Temer! Soltos e livres roubando o tempo todo!!!
Em que linha eu falei do Aécio?
E que “gópi” é esse que ainda não soube explicar?
Você falou dos queridinhos, eu não!
Agora ficou tradutor de trabalho de pesquisa? Sabia não que você sabia sobre pesquisas já que não entende a realidade na sua frente!
Os “queridinhos” da esquerda, que tem bandidos de estimação.
Ninguém acha o Aécio ou Temer “queridinhos”.
Claro que sim mentiroso, você votou no Aecio então não venha agora aqui falar em publico mentiras!
Você realmente parece mais como um apoiador falso dos elites mas fazer o que?
O Brasil ta cheio de ignorantes igual você que so pegam as migalhas dos elites!
o cara é uma anta, não consegue nem interpretar uma ironia. Queremos q o Aecio se foda, junto com Lula, Dilma, Geisi, PT e, PSDB MDB….esse professor tem politico de estimação e pra isso precisa criar essas narrativas insanas. Acorda bobo, lula é um ladrão e a lava jato salvou sua familia da miséria.
O Lava Jato da Dilma?
Salvou minha família da miséria nos EUA?
COMO ASSIM?
Ignorante imbecil nem resposta merecem animais!
Deprimente seus argumentos, chama o cara de ignorante e cria sua própria visão deturpada em conceitos equivocados de pronúncia… me pergunto quem realmente é o ignorante aqui.
Esta reclamando porque estou usando os mesmo métodos que os golpistas mentirosos da direita usam o tempo todo!!! Coitado!
Vocês querem que o povo seja ignorante e por isso tem vocês o governo golpista cuidando dos comentários dos jornais para tentar manipular e mentir ao povo honesto, tentando atrapalhar a unica forma de comunicação livre que não pode ser controlada pela inteligencia do governo do Brasil, e inteligencia falo no sentido de inteligencia ignorante!
Devem estar bem desesperados, nê, seus chefes????
HAha descreve o senhor perfeitamente, piada mesmo!
Volta jogar seus games criança mucuso retardado igual seus colegas golpistas e cala a boca!
Não defendi lado nenhum de partido expus sua ignorância, então a mídia é da direita? então por que a globo fica tomando partido contra o Bolsonaro?? (não que o defenda) e te lembro seu doente, Temer está no poder mas você votou nele, certo? afinal a Dilma (governante da esquerda) o definiu como vice, então baixa a bola e deixa de escolher lado e ficar de mimimi e aprende.
E não adianta olhar meu perfil de comentários e achar porque jogo games como hobby tenho menos instrução e formação que você, vai procurar estudar e deixar de ser alienado e se desenvolver mentalmente.
‘Força-tarefa da Lava Jato vem da mesma “elite social, política e econômica”, aponta pesquisador’, criança mimado chorão, leia bem o titulo da noticia e tenta explicar sua choradeira sobre não sei o que!
Elites mimados fazendo pirraça sempre que não andam as coisas do jeito que eles querem! Vai trocar sua fralda chorão!
Vou discutir com tu não você tem demência uma hora diz uma coisa outra hora diz outra só pode ser doença, ta passando vergonha aqui, reveja seus comentários tu não tem argumentos plausíveis.
Passando vergonha e você cara, parece estar doente também, quem precisa rever seus comentários e você, eu não e quando não tem o que falar, so fala subjetivamente que eu não tenho argumentos plausíveis sem citar nada e uma piada mesmo! Aprenda discutir como um adulto a pare de chorar parece uma criança fica feio para você não acha?
Só escutei seu mimimi, e outra não sou da elite, sou negro e como todo negro batalhador para ter uma educação decente uma profissão decente, isso é a realidade do Brasil, então se você vem aqui falar um monte de MERD… eu falo,: você não é b0sta nenhuma! fica pregando de moralista mas nunca teve sua moral afetada, só da forma como tu se porta já se observa sua deprimência, entenda isso, sua frustração só vai aumentar.
NÃO FALA COISA COM COISA E AGORA FALA DA MATÉRIA NÃO ESQUEÇA SUA RESPOSTA SEU DESPROVIDO DE INTELIGÊNCIA:
” “Seus queridinhos?”
O HIPÓCRITA que votou em o corrupto Aecio Golpista vem mentir de novo que o Aecio ta sendo punido quando nada esta acontecendo com ele, nem com o Temer! Soltos e livres roubando o tempo todo!!! ”
Outra você é tão ignorante que inventa um comentário atrás do outro tentando se justificar e está passando vergonha aqui, não percebe que o julgamento do Temer e do Aécio não cabe a essa turma, afinal o Luladrão tentou ser nomeado a Casa Civil pela Dilma justamente para fugir dessa turma. Mas você não pensa, para você defendemos Aécio, Temer (que foi tu que votou nele) e outros quando o que queremos é só a punição de TODOS OS CORRUPTOS, não temos políticos de estimação, mas você não pensa, chama o judiciário de corrupto sendo que tem ministros comprados pelo PT e um tal Gilmar mendes soltando bandidos corruptos da prisão… infelizmente você é só mais uma mente alienada que espalha ódio e revolta, não tem nenhum argumento, os nomeados câncer do Brasil, cara perder meu tempo falando com tu vai me impregnar com burrice, vocês não tem nem senso de análise ou crítico tem políticos de estimação, correção vocês são as cadelas deles.
Ignorante, eu sei que você não e dos elites, mas tem todo o comportamento de um que e bem triste, mas no Brasil ta cheio de coxinhas igual você então nada demais, mas precisa parar de babar que parece um lunático delirante! Coitado ta chorando? Vai chorar mesmo!
Sai pra lá câncer!
Quem precisa sair e vocês asquerosos golpistas!
FAKE NEWS!!
Você é Fake.
VOCE E BOSTA!!!
VOCE!
6 meses pensando em uma resposta kkkkkkkkk
Se não me engano, Buda era um príncipe e deixou tudo por iluminação. Ghandi era advogado e filho de pessoas influentes, mas iniciou uma guerra não violenta contra os opressores. Da mesma forma, Luter King e Mandela, ambos de classe abastada em suas realidades….e nem vou falar quanto à Jesus……O que quero dizer é que caráter não vem de família, posição pessoal ou identidade ideológica….O que esses Homens mostraram é que fazer o certo do jeito certo é próprio de quem entende que a única política sustentável só se faz com amor ao próximo, com resiliência e pagando um alto preço…Cada um é responsável pela maneira que será lembrado, ainda que na história de uma única pessoa…
Alexandre, o pior é que essa “pesquisa” é mantida com dinheiro público.
O pior para mim são as informações valiosas desse pesquisador que afirma o que o povo já sabia que os elites politicos golpistas sempre eram mafiosos e prefiram se juntar com pessoas semelhantes!
Nada de novo não! Foi bem gasto esse dinheiro sim, não vejo que gastaram bilhões em fazer não, para de tanto escândalo para nada!
Uma pesquisa inútil, sem dúvida.
CONTRARIO! Pesquisa super verdadeira que confirma o obvio!
a pesquisa não fala nada além do óbvio. Filho de peixe, peixinho é. Quem é filho de médico, tem uma chance maior de ser médico e por aí vai. Essa narrativa de elite golpista querendo oprimir o pobre é conversinha pra pseudointelctual se sentir menos culpado.
‘Obvio’ CONFIRMANDO que os ELITES do Brasil são podres de corruptos igual os politicos do PMDB E PSDB!!!!
Fala bastante e como fala!!! Qual seu problema?
Não interessa de onde venham. Interessa é que trabalham e estao prendendo seu bandido de estimação né? Foda-se Lualdrao