Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o executivo Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da empreiteira Odebrecht, reafirmou que o presidente Michel Temer (PMDB) pediu “apoio financeiro” do grupo para a campanha eleitoral de 2014. Em depoimento ao ministro Herman Benjamin, relator da ação que investiga irregularidades na campanha da chapa Dilma/Temer, Melo reiterou o teor de sua delação premiada, segundo a Folha de S. Paulo.
Na época do pedido, Temer ocupava o cargo de vice-presidente e concorria à reeleição ao lado da petista Dilma Rousseff. O apoio financeiro, de acordo com o ex-vice-presidente da Odebrecht, foi solicitado pelo peemedebista durante um jantar no Palácio do Jaburu, que também contou com a presença do então presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, e do hoje ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Leia também
As primeiras declarações do empreiteiro sobre o assunto foram prestadas em sua delação premiada no âmbito da força-tarefa da Lava Jato, no ano passado. Cláudio Melo declarou, na ocasião, que Temer pediu doações, em valores não contabilizados, a Marcelo Odebrecht. O acerto, segundo ele, foi de R$ 10 milhões. Em depoimento ao relator do TSE, Marcelo Odebrecht confirmou ter recebido pedido de ajuda de Temer, mas negou ter tratado de valores com o atual presidente. O acerto, segundo ele, foi feito entre Melo e Padilha.
Em uma série de audiências marcadas pelo ministro Herman Benjamin, para apurar indícios de irregularidades ocorridas durante a campanha de 2014 da chapa Dilma/Temer, outros ex-executivos da Odebrecht também foram ouvidos sobre o caso.
Leia reportagem da Folha de S. Paulo na íntegra
Publicidade
Esse pessoal aí quer escravizar (ainda mais) o brasileiro com a deforma da previdência, aumentar impostos, mas não fazem a reforma política.
Temer, seja homem, você já deveria ter convocado eleições diretas ano passado.
DOAÇAO????…..A PALAVRA CERTA E’ PROPINA …..BASTA CONFERIR QUE AQUELES QUE DOARAM TIVERAM RECIPROCIDADE ….O QUE CARACTERIZA PROPINA !!!!…QUE PODE SER CHAMADA TAMBEM DE TROCA DE FAVORES …CONCHAVOS …POUCA VERGONHA …MAU CARATISMO …VAMOS VER A POSIÇAO DO STF RESPONSAVEL PELA JUSTIÇA …MORAL E ETICA NO BRASIL ….SE CONSIIDERAREM DOACAO SERA O ATESTADO DE CUMPLICIDADE COM A CORRUPÇAO ….IMORALIDADE ….SAFADEZA ….E A MORTE DO STF.