O ex-deputado federal e empresário Ronaldo Cézar Coelho afirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF), ter recebido cerca de 6,5 milhões de euros do PSDB em uma conta na Suíça. O montante equivale a cerca de R$ 27 milhões. Segundo ele, o dinheiro depositado entre 2009 e 2010 era pagamento pelo empréstimo de um avião para a campanha de José Serra à Presidência da República.
As tratativas do pagamento foram realizadas com Sergio Guerra, que faleceu em 2014, à época presidente do PSDB. A aeronave foi usada entre 2009 e 2010 para transportar dirigentes tucanos e de partidos aliados.
Leia também
Publicidade
O depoimento, prestado em fevereiro, faz parte das investigações sobre suposto esquema nas obras do Trecho Sul do Rodoanel, no estado de São Paulo. A PF investiga, com base nas delações da empreiteira Odebrecht se recursos das obras abasteceram ilegalmente a campanha do senador José Serra ao Palácio do Planalto em 2010.
Ronaldo Cézar Coelho, que foi filiado ao PSDB até 2013, afirmou ainda que Guerra usou a aeronave em 2009 para se deslocar pelo país, em busca de alianças e para filiar líderes políticos ao PSDB, com o objetivo de fortalecer a candidatura de José Serra à Presidência no ano seguinte.
Em seu depoimento, o empresário disse desconhecer a origem do dinheiro e que pediu ao então presidente do partido para que os valores fossem pagos a uma operadora de táxi aéreo, mas Guerra recusou, afirmando que só poderia pagar diretamente no exterior.
Delatores da Odebrecht tinham citado pagamentos da ordem de R$ 23 milhões a Coelho a pedido de Sergio Guerra. O advogado do empresário afirma que os valores têm origem lícita e foram regularizados na repatriação de recursos em 2016.
<< Serra recebeu 2 milhões de euros via caixa dois, diz ex-presidente da Odebrecht
Algum dúvida que todos os partidos políticos, são verdadeiras Organizações Criminosas, quadrilhas de bandidos, redutos de delinquentes?
esse é o do muro.nunca vi tanta gente junto em cima do muro.
Essas mixarias postas na imprensa é somente a ponta do iceberg. Dá para imaginar o que aconteceu com os 10 milhões do Sérgio Guerra, notícia nunca mais veiculada nos meios de comunicação, dinheiro dos impostos que virou farinha. Notícia plantada => Obras do Trecho Sul do Rodoanel, como que só neste trecho houve corrupção, obras que já duram inacreditáveis 20 anos, o roubo não é disfarçado, mas a notícia é. Por isso que o LULA quer tirar o processo de MORO e transferir lá pra SP