A poucas horas do fim do prazo para o ex-presidente Lula se entregar à Polícia Federal (17h), o clima é de tensão crescente no PT e em seu entorno. Em diversas localidades Brasil afora, grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) enguem barricadas para interromper estradas (foto abaixo). A Frente Brasil Popular desde ontem (quinta, 5) anuncia ações contra a ordem de prisão. Movimentos sociais se deslocam para o Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP), onde o cacique petista está abrigado desde ontem, para se juntarem aos demais que lá estão em vigília. E, em meio à mobilização em torno da figura máxima do PT, seus correligionários divergem sobre qual a melhor estratégia diante da ordem de prisão formalizada pelo juiz federal Sérgio Moro, que condenou Lula em primeira instância.
Leia também
Parlamentares petistas e de atidos como PCdoB e Psol acompanham o ex-presidente. A dúvida é se haverá apresentação de Lula à PF em São Paulo, como prefere sua defesa jurídica, ou se o ex-presidente continua alojado com seus correligionários. Essa segunda opção, na opinião de alguns petistas, poderia levar à detenção dramática de Lula no meio da multidão, com risco de confronto.
Mas uma coisa já é certa: o ex-presidente decidiu não ir a Curitiba para se entregar à Polícia Federal nesta sexta-feira (6). Lula, direção nacional do PT e os advogados do ex-presidente estão reunidos na sede do sindicato avaliando qual a melhor decisão. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com deputados petistas que estão em São Paulo.
O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) disse à reportagem que está descartada a ida de Lula a Curitiba, onde o juiz Sérgio Moro determinou o início do cumprimento da pena em uma sala de “Estado Maior” reservada a autoridades na carceragem da Polícia Federal. Segundo o parlamentar, o ex-presidente está reunido com a família avaliando a possibilidade de se entregar em São Paulo ou esperar a PF ir ao sindicato e, depois, conduzi-lo à capital paranaense.
“O presidente não irá para Curitiba, mas não há ainda uma decisão definitiva sobre se ele se entregará. A minha opinião, e a opinião de muitos deputados, é que ele permaneça aqui no sindicato. Tem muita gente vindo para cá, muitos movimentos sociais. E nós sabemos da parcialidade que a Justiça teve. Se a Justiça tira a venda dos olhos e julga alguém de forma seletiva, parcial, sem respeitar o direito constitucional das pessoas, não há por que respeitar essa Justiça”, declarou Prascidelli, para quem Lula está “sereno, tranquilo” e consciente de sua inocência.
<< Moro volta a sofrer questionamento jurídico por rapidez na prisão de Lula
“A gente tem tentado conversar no sentido de não ser uma decisão apenas individual. Temos que também levar em consideração o que representa qualquer decisão que ele tome, neste momento – para o povo brasileiro, e não só para ele. O julgamento, apesar de ter personalizado nele, é um julgamento de ideias”, acrescentou o deputado.
Deputados dizem que a opinião da maioria dos líderes do partido é de “engrossar o caldo” e deixar a apresentação de Lula para semana que vem, mas há resistência à ideia. Uma comitiva para acompanhar a ida de Lula à Polícia Federal (PF) em São Paulo também é uma das opções estudadas pelos petistas. A expectativa é de que uma decisão sobre o tema seja tomada por volta das 14h. O próximo passo é avaliado com cuidado para proteger e reforçar a imagem de Lula.
Para evitar a prisão, a defesa apresentou um pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na madrugada de hoje e também recorreu à Organização das Nações Unidas (ONU) para impedir a prisão do ex-presidente.
O juiz federal Sérgio Moro deu até as 17h de hoje para que o ex-presidente se apresentasse à Polícia Federal (PF).
Além de avaliar como e se irá se entregar à PF, Lula está aproveitando as últimas horas antes do prazo determinado pela Justiça para fazer gravações com críticas ao Judiciário e reforçando o discurso do golpe em curso no Brasil e de que sua prisão é para evitar que ele volte à Presidência da República.
<< Defesa de Lula recorre a Direitos Humanos da ONU para evitar prisão
<< Mandado de prisão contra Lula repercute na imprensa internacional
Afrontar as leis é “marca registrada”. Apesar do STF ainda podemos confiar em algumas instituições brasileiras.
Todo criminoso acha que sua prisão é injusta.
É injusta uma lei que pune a corrupção?
É injusta uma Lei que pune um inocente, com provas reconhecidamente inconsistentes e processo julgado por um juis partidário e com atitudes fora do esperado para um magistrado. Sugiro que leia a história de Sobral Pinto.
E quem é esse inocente? Do Lula sei que não está falando, a menos que seu fanatismo seja tamanho que não enxergue um triplex de evidências.
Seu apoio a Lula é um misto de negação da realidade com incapacidade de autocrítica.
Esse bandido sabe aonde pisa, não há dúvida. Nesses anos todos em que o PT governou, arrumou sua cama, nomeando e corrompendo autoridades, segurando o rabo de cada uma delas com dossiês muito bem elaborados. Desse modo, sobrevive e se impõe. Fosse Lula um sujeito sem essas “armas”, já estaria em cana há muito tempo. É claro que, em algum momento, será encarcerado, porque acho que são sete processos em que o bandido é réu, condenado já em um. Não há, portanto, possibilidade de não ser recolhido à cadeia. Quando isso acontecer, porém , será por pouco tempo, pois lhe será concedida prisão domiciliar, sendo que lhe darão o direito de cumprir essa pena domiciliar no Sítio de Atibaia, ou no triplex do Guarujá ou no Palácio do Planalto. Bem, no Palácio do Planalto talvez não, pois lá só há espaço para um ladrão de cada vez e lá já está ocupado pelo Temer (kekeke!!!).
É muita asneira o que se fala por aqui,se não foram esgotadas todas as prerrogativas que o acusado tem,não há que se falar em prisão,ou seja ;se o processo não esta fechado e existem falhas relevantes ,então o melhor a fazer é:não aceitar por indução uma justiça injusta!
Tem um mandado de prisão expedido e deve ser cumprido. Seu guru teve acesso ao mais amplo contraditório e perdeu em todas as instâncias. Mais de vinte juízes já autorizaram sua prisão nesse caso, verdadeiro privilégio. Conforme-se.
Vê-se que de ética e moral a máquina não entende de nada tampouco dos golpes que foram aplicados pelos conservadores ao longo da história.
Das fases do luto, ainda está na negação?
Deve ser duro ver a queda do líder da seita, sentir a amargura de uma desilusão. Continue com suas desculpas se elas te confortam.
Lula cachaceiro e vagabundo tu vai em cana seu rato…
Se Lula não se entregar, a PF não deve ir atrás dele. Não há porque expor nossos policiais. A Justiça que o considere foragido e perca privilégios como a cela especial e ausência de algemas. E se houver gente impedindo qualquer ação da justiça, que seja acusado de formação de quadrilha e obstrução da justiça.
Existe um lado bom nesse “teatro da resistência”: Lula praticará novo crime (o de resistência), o que aumentará sua dívida com a justiça. Mais que isso: haverá substrato para uma prisão preventiva e a prisão passará a ter duplo fundamento jurídico.
NÃO ADIANTA ALARIDOS DOS PETISTAS QUE NÃO IRÃO CONVENCER NINGUEM!
O juiz Sérgio Moro está fazendo tudo dentro da Lei, por isso, os advogados do Lula não vão conseguir reverter prisão do Lula. Eles entraram no STJ hoje e foram mais uma vez derrotados e assim vai ser quantas vezes eles tentarem recorrer para aliviar a prisão do Lula. Na coreia do Sul a ex-presidente foi condenada a 24 anos de prisão, também por causa de propinas, que estava envolvida uma amiga dela e também a amiga dela foi condena a três anos de prisão. Se formos comparar a propina da ex-presidente da Coreia do Sul com a do Lula, a dela fica no chinele. Lá realmente a Justiça é cega, diferente do Brasil, que pelo menos ela enxerga com se trata de bandidos de colarinho branco.
Agora aqui no Brasil estão fazendo todo esse alarido com a prisão do Lula pelos inúmeros erros dele quando presidente do Brasil, burlando a Lei. Esta gente vai ter de entender que acabou a era da impunidade no Brasil, até mesmo os ministros do STF vão ter de mudar de atitude e julgar com base nas Leis e principalmente obedecendo a nossa Constituição, caso contrário eles irão também sofrer as consequências dos seus atos. Os ministros do STF vão ter de entender que eles não são deuses, eles são brasileiros como outro qualquer e eles também não estão acima da Lei.
Se formos comparar a condenação do Lula com a da ex-presidente da Coreia do Sul a do Lula devido os agravos dos casos dele, ele não foi condenado, na verdade ele recebeu um agrado da Justiça, até porque, as nossas Leis são muitas brandas comparadas com as Leis dos outros países que levam a Justiça a sério.
Por isso, Lula você tem de agradecer a Deus, apesar de você não acreditar em Deus e de ter zombado de Deus, quando disse que Deus não existia pra você e que você não acreditava em Deus, interessante que a ex-presidente Dilma na época falou a mesma coisa, mas mesmo assim você tem é mais de agradecer a Deus, por ter sido condenado apenas por doze anos e um mês de prisão, enquanto a ex-presidente da Coreia do Sul foi condenada por 24 anos de prisão. No Brasil, por nossas Leis serem bastante brandas, principalmente quando se trata de bandidos de colarinhos brancos, como você Lula, que um dia o povo acreditou em você e você só fez zombar do povo, principalmente enganando-os com as famigeradas Bolsas Famílias que mal dá para alimentar uma família com dois filhos.
Lula, você e a sua gangue do PT vão ter de entender que acabou a política pra você e sua gangue do PT. Lula o Brasil está sendo passado a limpo e disso o povo não abre mão. O povo cansou de falcatruas, corrupções e desvios do dinheiro público, o que foi a maior característica dos seus governos e do da Dilma. https://uploads.disquscdn.com/images/079a80f760196b2227f9466c90a89ba05bd8511df3dc6100c32e249e02f30cd1.jpg
Lula vai preso porque existe água no mar
Sérgio Moro viu indícios de que Deus criou a água para combater a seca no Nordeste, o que configurava uma forma indireta de beneficiar o Lula, que evidentemente não podia viver fora da água.
Como pode o peixe vivo viver fora da água fria? O “molusco”, como dizem.
Integrante da seita religiosa lulista detectado.
Não. Nenhuma devoção pelo Lula. Mas, reconhecimento de sua importância histórica e política em confronto com a completa ausência de conteúdo nas acusações do processo em que o seu serginho o condenou.
blablablablablablabla
Não se rende nem diante de um triplex de evidências? Se realmente acha que Lula não é corrupto a essa altura, melhor buscar auxílio psiquiátrico. O fanatismo político te cegou.
Militonto dos Golpistas presente!
Está fazendo papelão com essa choradeira histérica.
Cala boca por favor pra não entrar moscas!
Bandido bom é bandido morto. Seria melhor que resistisse a prisão mesmo.
Meu, por mais que eu seja a favor da (e queira a) prisão do Lula, não posso deixar de reparar a “beleza” do seu comentário: então você só quer uma oportunidade, uma “autorização”, pra sair metendo tiro na cabeça de todo mundo, apenas pelo seu próprio prazer?
E se alguém acusasse sua mãe passando na rua de ser bandida? Meteria-lhe uma bala na cabeça dela também?!?
E depois ainda reclamam que haja TANTA resistência em derrubar o Estatuto…