O deputado Roberto Góes (PDT-AP) é alvo de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por lesão corporal. O deputado e ex-prefeito de Macapá desferiu um soco na boca de um eleitor que estava com a filha de cinco anos no colo, durante o segundo turno das eleições de 2014. Roberto Góes é o campeão de processos no Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de pelo menos 16 investigações criminais e réu em onze delas.
<< Deputado se livra de uma das 17 acusações criminais a que responde no STF
PublicidadeLeia também
Publicidade
A agressão aconteceu na seção eleitoral onde Góes e a vítima votavam, no dia do segundo turno das eleições de 2014. A vítima estava com a filha, à época com cinco anos de idade, no colo e relatou que a criança quase foi acertada pelo soco do deputado.
De acordo com os depoimentos do agredido e de testemunhas, Roberto Góes não teria participado da discussão inicial. A confusão começou quando um dos seguranças de Góes afirmou a eleitores na porta do colégio onde ocorria a votação “o teu governador é ladrão”. A vítima retrucou questionando “e o teu, que foi preso na Papuda?”. Foi quando Góes disse “deixa que eu resolvo isso” e desferiu o soco.
PublicidadeApós policiais terem dado voz de prisão a Góes, o deputado fugiu do local em um carro para evitar a prisão em flagrante.
A PGR pede que o deputado responda por danos morais e materiais, além de destacar que o crime de lesão corporal “A conduta ainda é especialmente valorada em razão de o acusado ter fugido para evitar prisão em flagrante. Da mesma forma, o fato de a vítima segurar uma criança ao tempo em que foi agredida, impossibilitando sua defesa, é penalmente relevante”, diz a PGR na denúncia encaminhada ao Supremo. Góes não foi encontrado para se pronunciar sobre a denúncia.
Processos e faltas
Roberto Góes responde a quase duas dezenas de inquéritos e ações penais no Supremo. Ele foi condenado em maio de 2016 a dois anos e oito meses de prisão por peculato, por ato de seu último ano de mandato como prefeito de Macapá. Nesse caso, porém, ele não corre o risco de ser preso. Como foi inferior a quatro anos, a pena foi convertida em trabalho voluntário e pagamento de 20 salários mínimos em gêneros alimentícios, material escolar ou medicamento. O parlamentar recorre da sentença.
<< Oito deputados faltaram a mais da metade das sessões em 2017
Ele foi um dos deputados que mais faltaram no ano passado. Das 68 ausências em 2017, 38 foram atribuídas a licença-saúde e oito a missões oficiais. Outras 14 também aparecem sob a justificativa de “decisão da Mesa”, sem esclarecimento claro para o “perdão”. Foram oito faltas sem justificativa.
Por meio de nota, o deputado afirmou ao Congresso em Foco que a atividade parlamentar não se resume às presenças, mas também inclui “audiências nos ministérios, a liberação das emendas parlamentares, as viagens em missões oficiais e os compromissos institucionais e políticos que cumprimos no Estado”. O deputado disse ainda que suas ausências foram devidamente justificadas e “atendem as normas em vigência da Casa”, restando algumas justificativas “pendentes de deferimento”.
<< Além de deputado na Papuda, Congresso tem bancada de parlamentares condenados à prisão
Atenção eleitores do Amapá: este celerado é um exemplo de uma classe política que nós, brasilienses, não queremos que vocês mandem para cá nunca mais. Candidatos a ser representantes do povo brasileiro devem SEMPRE figurar dentre os mais confiáveis e os mais ILIBADOS encontráveis no seu estado. Por isso, pede-se, encarecidamente, que sejam mais criteriosos e exigentes no momento do voto.
Se houver uma intervenção militar, esse deputado vai para o paredão.
será que o povo do AMAPÁ não tem vergonha na cara e vai continuar a votar neste traste?
vai saber o que o cra disse a ele do nada ninguém leva um soco na boca não e que o povo anda muito folgado cheio dos direitos e zero de obrigação
Um indivíduo desses com essa folha corrida ainda é eleito, isso demonstra que realmente o eleitor está longe de saber votar. É uma pena!!!
Gilmar Boca Mole Mendes vai ajudar este facínora também. Acreditem. É $ó uma que$tão de conver$ar…
Já sei o que mais falta ao país:MACHO.
Gostaria de saber o motivo de tanto medo das pessoas em comentar o que esta corte covarde ,inútil,irresponsável , caduca e uma das mais caras do mundo tem de especial para que tenhamos medo de tantos canalhas nela infiltrados, se valesse um centavo, não estaríamos nesta situção de penúria que a amior parte do povo hoje enfrenta, esquanto seus príncipes da arrogância e cara de pau, pisam na cabeça do povo que os sustentam com sua gordas mordomias que mais parecem as casta hindús, com uma diferença: um dia ,o povinho idiota daqui poderá se levantar, espero estar vivo até lá.
Uma pessoa desta ser eleito para deputado, só pode ser brincadeira. Com 17 processos no Supremo Tribunal Federal, já deveria ter sido denunciado na Comissão de Ética. Um homem deste envergonha o Poder Político de uma NAÇÃO. Que os partidos tenham a hombridade de fazerem uma denuncia contra ele na Comissão de Ética da Câmara e venha a ser cassado….
Quem é que vota num traste desses?
tem e muitos, o primo dele e governador ainda. apesar de que nunca mais ganhar. talvez só a dobradinha que eles fazem de a primeira dama e tb deputada a chance de ganhar, por que eles vem puxando ela pelos votos marido e cunhado.
Tenho certeza que este bandido só foi eleito pelos votos excedentes que vão para o partido e este elege quem eles quiserem ou seja, paga mais .
Esta é uma das razões pela qual, bandidos se perpetuam no poder sem receber um voto sequer.
O absurdo das eleições no Brasil.
Roberto Góes responde a quase duas dezenas de inquéritos e ações penais no Supremo. E é Deputado Federal! Só aqui neste país as leis permitem isso e a população ainda os elege.
o nosso judiciario funciona + devagar do que tartarugas, quando o paciente fica ou tem FORUM privilegiado…que vergonha viver em Brasil, desta forma !
STF? Não avança nunca. Renan dá gargalhadas.
Acre, Amapá, Rondônia, Raraima, Sergipe, Alagoas, e mais uns outros ai. São “feudos” que não se sustentam sozinhos. Eu pergunto: Pra que deputados e senadores nesses lugarejos? Sá dão despesas e produzem NADA
Políticos no Brasil inteiro NÃO servem para nada, só para saquear os cofres públicos, tratar o povo como escravo, e ainda tem idiotas que tratam políticos como celebridades e defendem essa corja, são todos farinha do mesmo saco. Só uma Intervenção Militar pode tirar o Brasil do lamaçal em que se encontra.
vc e doido? nordeste e sul, vão fazer a maior mudança de vidas humanas do mundo pós segunda guerra. pós nem agua tem. vão depende de acre, amapá, Belém, Roraima, amazonas. então hum dia se não for na sua geração será na do seu filho. xiu. não cospe no prato.