Thomaz Pires
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apoiou a iniciativa do Congresso em Foco de fazer um abaixo-assinado cobrando do Supremo Tribunal Federal (STF) uma definição sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano.
Clique aqui para assinar o manifesto pelo definição imediata do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da Lei da Ficha Limpa
“É uma iniciativa importante”, avaliou Demóstones. O senador ressalta, porém, que, na sua opinião, além do STF, há um outro responsável pela confusão: o presidente Lula. Ao não indicar um substituto para o ministro Eros Grau, que se aposentou em agosto, o presidente deixou o STF com número par de ministros, o que possibilitou o empate em 5 a 5 no julgamento do recurso do ex-candidato a governador do DF Joaquim Roriz e o impasse que se seguiu.
“A insistência dele (Lula) em atrasar a indicação é justificada por ser ano de eleição. Isso é ridículo. Espero que esse atraso não se arraste até o fim do ano”, afirma Demóstenes. “De fato, o Supremo poderia ter dado outro encaminhamento no julgamento. Mas, infelizmente, agora nos resta apenas aguardar a indicação do presidente para retomar o número ímpar de ministros para o desempate”
O abaixo-assinado destaca que está em jogo não apenas a composição final do Poder Legislativo federal e estadual, mas a segurança jurídica e a capacidade da população ter confiança no Poder Judiciário. Diante da situação de indefinição, os eleitores foram às urnas no último domingo sem saber se a Lei da Ficha Limpa teria validade ou não. Resultado: é impossível conhecer a relação final dos eleitos para o Senado, a Câmara dos Deputados e assembléias legislativas.
É na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que os ministros são sabatinados antes de serem referendados. Demóstenes é o presidente da CCJ. “É só o presidente indicar que eu faço o possível para garantir a sabatina na CCJ do Senado”, afirma o senador.
Leia também:
Editorial: STF tem de decidir já regra eleitoral
Uma eleição sem resultado, e não se sabe até quando
Eleição de deputado pode se definir só em dezembro
Supremo decide não decidir sobre ficha limpa
Supremo arquiva recurso de Roriz contra Lei da Ficha Limpa
Os resultados (provisórios) das eleições de 3 de outubro
Ajude a limpar a política
Para limpar a política, é preciso separar o joio do trigo. Ajude a identificar os melhores parlamentares do país! Participe do Prêmio Congresso em Foco 2010!
Deixe um comentário