A Companhia de Abastecimento de Brasília (Caesb) chegou a anunciar a interrupção do fornecimento de água na Asa Norte, um dos principais bairros do Plano Piloto do Distrito Federal, mas voltou atrás poucas horas depois. A Caesb justificou que a manutenção que seria feita na próxima quinta-feira (22) e acarretaria na suspensão do abastecimento foi adiada. Entretanto, outras três regiões permanecem sem água hoje (terça, 20): São Sebastião, Planaltina e Sobradinho II (veja no final do texto as regiões que terão o abastecimento suspenso).
Já é o quinto dia seguido que o DF precisa suspender o fornecimento de água para recuperar o nível mínimo dos reservatórios. Segundo a Companhia, os cortes temporários estão acontecendo diariamente devido ao longo período de seca, aos baixos níveis de captações e ao aumento do consumo de água. A escassez de chuvas em Brasília levou a Barragem do Rio Descoberto a atingir o nível mais baixo de sua história. O reservatório responsável por abastecer 65% do Distrito Federal está com apenas 40% da capacidade.
Leia também
O Distrito Federal já decretou estado de situação crítica devido à crise hídrica. O governo já está autorizado a aumentar as tarifas nos medidores, nos moldes do que está acontecendo no estado do Ceará. Segundo o presidente da Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa), Paulo Salles, a chamada “tarifa de contingência” só será adotada se fatores como o comportamento da população e a chuva não colaborarem. O aumento na conta pode chegar a 20% se a situação não melhorar.
Depois de 114 dias sem chover forte, foram registradas pancadas de chuva no último fim de semana. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que até amanhã (quarta, 21) ou quinta (22) as chuvas voltem. Tempestades com rajadas de ventos, trovoadas e granizo não estão descartadas.De todo modo, a Caesb e a Adasa alertam para a necessidade de a população usar a água de maneira racional. Trocar água de piscina, lavar calçada ou aguar jardins durante o dia são atividades que devem ser evitadas. “A dica é economizar. Mudar a cultura e termos consciência de que a água é finita”, alerta Paulo Salles.
Fique atento às regiões afetadas pela suspensão do abastecimento:
PublicidadeTerça-feira (20)
São Sebastião:
Endereço – Vila Nova e Bairro Residencial do Bosque – Fechamento: terça (20/09) às 09h – Abertura: quarta (21/09) às 08h.
Endereço – Bairro Bom Sucesso (Cj 10, 11 e 12), Setor Residencial Oeste (201, 203 a 206; 301, 303 e 304), Bairro Centro (ruas 57, 58 e 59) – Fechamento: terça (20/09) às 10h – Abertura: quarta (21/09) às 10h.
Planaltina:
Endereço – Setor Residencial Leste, Vila Buritis, Buritis II, Buritis IV – Fechamento: terça (20/09) às 09h – Abertura: quarta (21/09) às 08h.
Endereço – Setor Tradicional (Norte, Centro e Sul) – Fechamento: terça (20/09) às 17h – Abertura: quarta (21/09) às 16h.
Sobradinho II:
Endereço – Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Morada dos Nobres, Cond. Vivendas Serranas, Recanto dos Nobres, Vivenda da Serra e Vivenda Campestre, Jardim Ipanema, Jardim América, Cond. Serra Dourada – Fechamento: terça (20/09) às 15h – Abertura: quarta (21/09) às 14h.
Endereço – AR 20 a 25, Cond. Buritis, AR 13, 15, 17 e 19, Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Cond. Vila Verde, Cond. Residencial Sobradinho III, Cond. Versalles) – Fechamento: terça (20/09) às 15h – Abertura: quarta (21/09) às 14h.