Thomaz Pires
A disputa entre os presidenciáveis ganhará um sabor especial nesta quarta-feira (18). Os postulantes ao Palácio do Planalto travam, às 10h30, o primeiro debate da internet brasileira de candidatos à Presidência da República. O Congresso em Foco transmitirá tudo ao vivo e estará presente no local do evento, o teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Tuca). O debate terá a presença dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
Assista aqui ao debate, na quarta-feira (18), a partir das 10h30
A transmissão será feita em tempo real e bastará um clique para conferir as imagens e áudio. Organizado pelo portal de notícias UOL, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, o debate terá duas horas de duração, divididas em seis blocos. Nos três primeiros, os candidatos farão perguntas entre si. Pelo regulamento, todos eles farão e responderão, obrigatoriamente a, no mínimo, uma pergunta cada. O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha e do UOL, será o mediador.
Durante esta tarde, os presidenciáveis mantiveram os compromissos de agenda, mas os preparativos para o debate entraram na pauta dos três postulantes. A busca pelo desempenho satisfatório é embalada pelas pesquisas de intenção de voto, que esquentam a corrida eleitoral. Na segunda-feira (16), o Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.
Pelas regras estabelecidas, os candidatos responderão perguntas de alguns jornalistas que foram previamente selecionadas. Os questionamentos foram avaliados pela comissão organizadora, que verificou questões como temas e relevância. Cada candidato terá dois minutos para responder.
Algumas perguntas também foram enviadas em vídeo pelos internautas ao UOL. Ao todo, foram selecionadas 12 perguntas pela Folha e o portal. Não houve qualquer tema estabelecido para os questionamentos dos internautas. Ou seja, os assuntos manifestados foram diversificados e seguiram os mesmos critérios estabelecidos, segundo a comissão organizadora, aplicados aos questionamentos dos jornalistas.
As redes sociais também deverão ter presença garantida durante o evento. As imagens em vídeo do evento estarão nos sites do twitter, facebook e em salas de bate-papo do UOL criadas especialmente para a ocasião. Dessa maneira, o internauta poderá interagir com outros usuários, dividir opiniões com amigos e recomendar o debate para outras pessoas.
Claques
O clima de torcida deverá ser reforçado pelas claques dos candidatos. Cada presidenciável contará com 50 convidados na plateia, entre assessores, correligionários e outros. Ofensas pessoais e acusações que atinjam a honra e a dignidade dos postulantes não serão permitidas. Caso isso ocorra, os candidatos poderão solicitar o direito de resposta de um minuto, que será avaliado por uma comissão que avaliará a pertinência do pedido.
Usuários de iPhone e iPad também poderão ver o debate em seus aparelhos móveis. As imagens e o “minuto a minuto” estarão disponíveis em tecnologia própria para esses aparelhos.
Veja ainda:
Leve o Congresso em Foco para dentro do seu blog
Ajude a limpar a política brasileira
Quais devem ser os compromissos básicos dos candidatos?
Outras notícias sobre as eleições 2010
Deixe um comentário