Uma das principais referências do país na pesquisa das interfaces entre os campos de tecnologia e do Direito, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) promove nesta quinta-feira, a partir das 19h, um debate sobre o impacto das novas ferramentas tecnológicas nas eleições de 2018.
Participarão do encontro, que tem o apoio da empresa Nex Coworking, Daniela Ourofino, integrante da agência de comunicação Chama e coordenadora da campanha digital do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) à Prefeitura do Rio; o advogado Lêo Bosco Pedrosa, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral e ex-chefe da Casa Civil do governo do estado do Rio de Janeiro; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
Leia também
O ITS Rio é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo principal de discutir formas de “assegurar que o Brasil e o Sul global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades fornecidas pela tecnologia na era digital e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade”.
Denominado “Eleições em rede: o que está em jogo”, o evento faz parte da série “Varanda ITS”, que já promoveu 59 encontros anteriores, sempre com a finalidade de debater – de forma aberta e com acesso gratuito – temas da atualidade.
Na apresentação do evento, os organizadores definem o pano de fundo em que se realizará o debate: “As eleições brasileiras de 2018 trazem um componente de imprevisibilidade que não se via desde as eleições gerais de 1989. O cenário instável do ponto de vista de político, afetado pelo grande número de políticos processados por corrupção, também é influenciado pelo momento de transformação nas formas de financiamento e de comunicação de campanhas políticas. As tecnologias de comunicação via internet terão um papel preponderante, tanto para ajudar candidatos a arrecadarem fundos para campanha, quanto para comunicar suas propostas e se relacionar com eleitores. As oportunidades que se apresentam, no entanto, são tão relevantes quanto as ameaças que o uso da tecnologia pode gerar com a propagação de notícias falsas e bots difamadores.”
As inscrições pelo site do ITS Rio estão encerradas, mas os interessados ainda podem se dirigir diretamente ao local do evento se quiserem participar: Ladeira da Glória, número 26, Bloco 3, Rio de Janeiro.
Também haverá transmissão ao vivo pelos seguintes links: https://itsrio.org/pt/varandas/eleicoes-em-rede-o-que-esta-em-jogo/ ou https://www.facebook.com/events/169156133794995/.
Veja também:
Como construir um Legislativo “block chain”
Deixe um comentário