A legalização dos jogos deverá ser aprovada pela comissão que trata deste tema na Câmara dos Deputados. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo junto aos parlamentares titulares da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil, 23 dos 25 deputados consultados disseram que são favoráveis à liberação dos jogos. Dois estão indecisos e nenhum se posicionou contrário à proposta. A comissão é composta por 27 membros titulares.
Caso a vontade da comissão seja ratificada pelo plenário da Casa, cassinos, jogo do bicho, pôquer, bingos e jogos eletrônicos a dinheiro deixarão a clandestinidade. Os deputados defensores da legalização dos jogos de azar argumentam que o Estado poderia arrecadar recursos com a taxação da prática – o que é visto com bons olhos no atual cenário de crise econômica. O tema é polêmico e enfrenta resistências no Congresso, sobretudo de parlamentares ligados a igrejas.
“Não podemos mais tapar o sol com a peneira”, disse o presidente da comissão, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), “temos de enquadrá-lo (o jogo) como uma atividade econômica. Podemos atrair investimento do capital internacional para fomentar o turismo e financiar dificuldades que o país tem em determinados setores, como Saúde, Educação e Segurança Pública”, defende.
Leia também
Os membros da comissão divergem apenas nas regras a serem adotadas em relação ao funcionamento das casas de jogos, como locais de funcionamento e tipos de permissão. Antes de tomar qualquer decisão, o colegiado pretende ouvir autoridades do governo, especialistas no tema e até jogadores profissionais.
Os jogos de azar foram proibidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2007. Em dezembro de 2010, o plenário da Câmara rejeitou uma proposta que legalizava a exploração de bingos em todo o país. Na ocasião, o governo liberou a bancada aliada para votar como quisesse. Mas os ministérios da Justiça e da Fazenda divulgaram notas, à época, manifestando-se contra a legalização.
Veja a matéria completa em O Globo
Publicidade
Os deputados estão de parabéns. Chega de retrocessos, chega de puritanismo, chega de hipocrisia. Todos sabem que o jogo continua pesado no Brasil. Existem milhares de casa clandestinas só no estado de São Paulo, que não pagam um centavo de impostos. A polícia é corrompida pelos donos de bingo, numa esfera de dinheiro para proteção da casa. As casas são sujeitas à assaltos, à violência, à picaretagem. Quem quer jogar, evade divisas, vai pro Uruguai jogar (não precisa nem ir mais longe, como Las Vegas), ou joga pela internet, onde os sites são hospedados em outros países. A legalização, como em qualquer país desenvolvido, gerará turismo, renda e emprego. Lavagem de dinheiro e corrupção já existe em quase todas as instituições de nosso país. Sabemos que é necessária e fiscalização, para se tentar ao máximo evitar a instalação do crime organizado no meio, mas nem por isso outras instituições já afetadas pela ladroagem como Petrobrás e tantas outras deixaram de funcionar. Chega de mesquinharia. Dizer que os bingos vão destruir a família? Apenas 5% dos que jogam viciam. O índice de vício dos que consomem álcool e cigarro é de 90% e nem por isso o governo pretende fechar todos os butecos e a Souza Cruz. Cigarro e bebidas alcoólicas também destroem as famílias. Vamos avançar, legalizar e fiscalizar o jogo já, para avanço do país!
Você deve ser um ex-dono de bingo .
Vender crack e cocaína não está dando mais para seu sustento ?
Exploração de jogos SEMPRE está ligada a grupos criminosos.
Quem não sabe , em Las Vegas , nos EUA , foi a máfia americana que fez esta cidade crescer , pois aproveitou o fato dos estados americanos serem independentes quanto à legislação , pagaram políticos para ter uma lei favorável aos jogos e encheram o rabo de dinheiro roubando incautos . Hoje Las Vegas está fora das mão da máfia porque o governo de lá é honesto , muito ao contrario do Brasil .
Quando no Brasil havia um bingo em cada esquina , era uma lavagem de dinheiro desenfreada .
E porque estão liberando os jogos no Brasil ? Pelo mesmo velho motivo : tem muito dinheiro ilegal na praça para ser lavado .
Se não vejamos : por onde andarão os 88 bilhões roubados da Petrobras e a maior parte ainda não localizada pelo juiz Sergio Moro ?
Hoje o Brasil está numa crise econômica . A indústria no Brasil há vinte meses tem taxas negativas , encolhendo cada vez mais . O comercio fecha lojas . O setor de serviço , o mais resistente e crises , começa a demitir .
Nossos legisladores estão criando leis ou fazendo propostas para resolver isto ?
Não . Eles querem lavar dinheiro ilegal . Este setor pelo menos não parece afetado pela crise.
Ainda bem que sua opinião não interfere em nada.
Cada um com a sua solução .
Voce quer que cada brasileiro se torne um bandido e traficante e cada mulher uma puta , como nos morros cariocas.
De certa forma, já existe jogo de azar no Brasil, pois, toda vez que vamos às urnas, apostamos que aquele que está recebendo nosso voto vá fazer alguma coisa boa pelo país. O azar é que nunca ganhamos nada…