Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.
Já como candidato natural à reeleição, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente (MDB), comemorou ontem a mudança na Lei Orgânica que permite a sua recondução.
Apesar de negar que já seja candidato, Prudente trocou mensagens com a deputada federal Celina Leão (PP-DF) celebrando a vitória. Foi ela que, em 2016, como então presidente da Câmara Legislativa, levou o debate ao plenário e conseguiu aprovar em primeiro turno a proposta.
Na época , Prudente já era colega de Celina como deputado distrital e corregedor da Câmara.
A proximidade dos dois já levantou suspeitas do Ministério Público. A então presidente da Câmara foi questionada por suposto uso de influência no Detran para favorecer empresas ligadas a Prudente em contratos. A suspeita veio a partir de uma denúncia anônima, porém negada por Celina à época.
Prudente, que se absteve da votação ontem, afirmou à coluna que não quer antecipar o debate eleitoral da Casa e que ainda não se considera candidato.
Preferi não participar da votação, para não interferir. E ainda está cedo para eu colocar alguma candidatura. Temos 1 ano pela frente. Agora, há muitos assuntos importantes da cidade para tratar.”
No Brasil , 16 assembleias legislativas permitem a reeleição da mesa diretora. Ocorreram tentativas anteriores no DF para que a proposta fosse aprovada, mas que perderam força política pelo meio do caminho.
Celina Leão, em 2016, conseguiu avançar até a aprovação em primeiro turno , mas ficou nisso. Com meio caminho andado, Prudente agora, 3 anos depois, conseguiu reunir forças, ressuscitar o projeto e aprová-lo em segundo turno.
CNC
O deputado distrital foi muito cumprimentado pela vitória política, ontem, durante a solenidade em que entregou o título de cidadão honorário de Brasília ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. O evento foi no auditório da sede da entidade, no Setor Bancário Norte.
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal (Pelo) que premite a reeleição da mesa diretora foi aprovada ontem à tarde, com 18 votos. Cinco distritais foram contrários: Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) , Fábio Felix (PSol), Júlia Lucy (Novo) e Reginaldo Veras (PDT).
Samanta Sallum
Carioca, formada na PUC- Rio, tem 25 anos de jornalismo. A maior parte dedicada à cobertura dos Poderes em Brasília. Recebeu os prêmios Esso regional, menção honrosa Vladimir Herzog e foi finalista do EmbRatel . Também atuou na comunicação do Governo do Distrito Federal e em assessoria de imprensa no Senado Federal.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de
e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa
política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.
Deixe um comentário