Edson Sardinha
O deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB) é o novo governador do Amapá. Segundo colocado no primeiro turno, Camilo virou a disputa eleitoral neste domingo ao derrotar o ex-deputado estadual Lucas (PTB). O governador eleito teve 53,68% dos votos válidos, contra 46,32% do petebista. No primeiro turno, Lucas ficou na frente, com apenas 837 votos de vantagem.
Aos 38 anos, Camilo é o mais jovem candidato a vencer a disputa estadual nestas eleições. Ele é filho da deputada Janete Capiberibe (PSB) e do ex-senador João Alberto Capiberibe (PSB). Janete e João Alberto tiveram votos suficientes para se elegerem, respectivamente, deputada e senador no último dia 3, mas travam uma disputa na Justiça para reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que os barrou com base na Lei da Ficha Limpa. Os dois foram condenados por compra de votos.
Camilo Capiberibe nasceu em Santiago do Chile quando seus pais estavam exilados politicamente, após serem perseguidos pela ditadura militar (1964-1985). O governador eleito do Amapá é formado em direito pela PUC-Campinas e em ciência política pela Universidade de Montreal, no Canadá, país onde seus pais também estiveram exilados.
Também vem do Amapá o senador mais jovem do país, Randolph Rodrigues (Psol), de 37 anos, eleito no início do mês.
A campanha no estado ganhou novos rumos em setembro, quando a Polícia Federal prendeu o atual governador, Pedro Paulo Dias (PP), e o ex-governador Waldez Góes (PDT), candidato derrotado ao Senado. Os dois foram presos, juntamente com outras 17 pessoas, na Operação Mãos Limpas, sob a acusação de montarem um esquema de desvio de recursos públicos.
Tudo que você precisa saber sobre as eleições de 2010
Deixe um comentário