O tema principal da reunião de hoje (23) entre os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner será o estoque de gás boliviano. O encontro acontece na cidade de Buenos Aires.
Segundo o jornal argentino Clarín, durante a reunião, os mandatários irão rever os contratos energéticos na busca por um acordo que satisfaça todas as partes. Ontem (22), o presidente Evo Morales propôs redistribuir as cotas de gás entre a Argentina e o Brasil para resolver a atual crise energética dos “hermanos”.
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, no entanto, já antecipou que o país precisa de “cada molécula” de gás que é fornecida pelos bolivianos. Isso representa, diariamente, cerca 30 milhões de metros cúbicos de gás. Já os argentinos recebem todos os dias cerca de 7 milhões e pretendem quadruplicar esse volume a partir de 2010.De acordo com o jornal, a demanda brasileira para o próximo inverno deve diminuir ainda mais a cota da Argentina.
Leia também
Nesta sexta-feira (22), o ministro do Planejamento da Bolívia, Julio De Vido, disse que o objetivo do diálogo é achar uma solução que atenda todas as partes envolvidas.
“Queremos que os três países, por meio de seus presidentes, achem uma fórmula de tal maneira que possamos solucionar as importantes demandas da Argentina”, disse ao diário.
Agenda
O presidente Lula deve voltar ainda neste sábado para o Brasil. Já na segunda-feira (25) se reúne com integrantes das centrais elétricas para discutir a proposta de reforma tributária que deve ser enviada ao Congresso Nacional.(Erich Decat)
Matéria atualizada às 13h05
Deixe um comentário