Pré-candidatos à Presidência da República já deram a largada na corrida presidencial mesmo há cinco meses do início formal das campanhas eleitorais deste ano (16 de agosto). No território livre das redes sociais, a interação com o eleitorado já está a pleno vapor, mesmo ainda não tão explicitamente – a ordem geral é evitar desgaste com eventuais denúncias de crime eleitoral.
Com pouco mais de 5 milhões de curtidas e seguidores em sua página no Facebook, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera em número de curtidas diárias. Atrás dele aparecem o ex-presidente Lula (PT), que tem pouco mais de 3 milhões de fãs na mesma rede social, e o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), com 1 milhão de fãs na página virtual.
Leia também
Os dados foram coletados pela plataforma Torabit, que monitora a participação dos pré-candidatos à presidência em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. As informações coletadas dão conta da atividade de pré-candidatos à Presidência em seus perfis oficiais nas redes sociais, bem como das interações de cada um com o público.
Publicidade
No Twitter, Bolsonaro tem 986 mil seguidores; e no Instagram 966. Bolsonaro já chegou a dizer que o Twitter “é o terreno onde há mais esquerdopatas em ação” e frequentemente utiliza a rede para expor seus pontos de vista sobre determinados assuntos. Com número de fãs e seguidores bem acima dos concorrentes, o socialista cristão é de longe quem tem mais fãs, mais curtidas e mais compartilhamentos. O ex-presidente petista tem 113 mil seguidores no Instagram e 241 mil no Twitter.
Apesar de estar bem atrás de Bolsonaro na quantidade de curtidas, o senador Álvaro Dias ultrapassa o concorrente no total de postagens. Nos últimos sete dias, o parlamentar do Podemos tem postado um volume de 16 a 19 publicações diariamente. No Instagram, Alvaro tem 15,4 mil seguidores e no Twitter 396 mil. Naquele período, Lula e Bolsonaro – líder e vice-líder nas principais pesquisas de intenção de voto, respectivamente – foram os nomes mais citados nas redes.
Como critério de análise, o Torabit definiu que os pré-candidatos analisados devem ter ao menos 500 mil fãs no Facebook. Assim, o pré-candidato entra para o ranking apenas quando atinge aquele patamar. No estudo, os eleitores podem ver a quantidade de seguidores de cada um nas principais redes, bem como o volume de interações com seu público (curtidas, comentários, compartilhamentos), seja no dia anterior ou nos sete dias anteriores à aferição.
De acordo com a plataforma, há mais do que o dobro de homens, em relação às mulheres, falando sobre eleições no período analisado (sete dias) – 71% do gênero masculino e 28% do feminino. O tema “eleições 2018” tem sido mais abordado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerias.
Entre os assuntos ligados às eleições em maior destaque nas redes sociais estão: relações internacionais, com 19,9%; transportes, com 16,8%; corrupção, com 13,3%; esporte, com 13,1%; segurança, com 11,5%; e sistema eleitoral com 9%. A plataforma também analisa os perfis de Marina Silva (Rede), do presidente Michel Temer (MDB) e de Geraldo Alckmin (PSDB), três dos presidenciáveis mais conhecidos do eleitorado.
Eleições 2018
A votação em primeiro turno será realizada no dia 7 de outubro de 2018. Nos casos de segundo turno, a ida às urnas está marcada para o dia 28 do mesmo mês. A duração da campanha eleitoral será de 45 dias. O período de propaganda em cadeia de rádio e televisão será de 35 dias.
<< Possíveis candidatos à presidência apostam em vídeos para impactar o público nas redes sociais
“Bolsonaro, Lula e Alvaro Dias lideram interações nas redes sociais, aponta monitor virtual”
Quem lidera mesmo é Bolsonaro. Vamos consertar esse titulo tendencioso.
Melhor candidatura disponível: MARINA SILVA!
O resto é conversa fiada!
Nas pesquisas Marina ganhava de tudo e todos… Foram criando pesquisa atrás de pesquisa só afundando a Marina…
Agora não dá pra enganar mais… É vitória!
Até alguns meses atrás, a Globo frequentemente entrevistava o Álvaro Dias sobre assuntos nacionais. Bastou se confirmar como presidenciável que raramente aparece. É a mídia….tem que apelar para as redes mesmo….se um cara sem propostas como Bolsonaro cresceu, o Álvaro Dias tem que tentar fazer o mesmo.
Os debates mais relevantes e com constantes produções de vídeo ao vivo ocorrem tão somente no perfil de Ciro Gomes e páginas de simpatizantes, tais como o Todos com Ciro, Ciro Sincero, Cirão da Massa, entre outros. Este candidato é o que tem apresentado um Plano Nacional de Desenvolvimento para o país, ao invés do mero vazio de discurso desses outros candidatos.
Matéria mentirosa. A Marina tem mais de 2,3 milhoes de curtidas e seguidores do FB. E no Twitter quase 2 milhoes. Esta muito à frente de Alvaro Dias. Matéria comprada.
Sinceramente nós tivemos treze anos da esquerda no poder, e o que aconteceu com o país, só se viu desvios do dinheiro público, falcatruas e corrupções. Então só resta mesmo esses dois Bolsonaro e Alvaro Dias, mas pela situação que o Brasil se encontra, o melhor para colocar o Brasil nos trilhos, querendo ou não é o Bolsonaro. Pelas redes sociais entre dez pessoas se você perguntar em quem vai votar, nove responde em Bolsonaro e um não sabe em quem vai votar, por isso, vai ser difícil o Bolsonaro não https://uploads.disquscdn.com/images/59fcc67e2b06c34656f26ade80046ff91aca223351affe6a6bd2c816fccfc778.jpg ser eleito em 2018.
o QUE ACHO INTOLERÁVEL é haver uma condenação de um suposto crime arbitrado a conveniência e interpretação de um juiz e logicamente já em conluio com alguns tribunais superiores.
O problema é quando juizes formam um conluio em detrimento a um desafeto e artificializam culpa por terem poderes a isso…. Ora o Caso do Lula é onde de fato que essa lei usada em caráter faccioso pode gerar distorções e condenações a esmo a setores que não agradem uma parte de membros da justiça. Um cidadão comum, um simples criminoso certamente não seria tormentado por uma decisão extensiva por diversos órgãos de justiça.
Mas como o país se divide – lamentavelmente – em quase apenas dois lados não é improvável que um lado esteja “todos” que tem como desafeto particular o que está do outro. E aí de fato a Constituição que prever a má interpretação desse dilema seria sim violada.
Crimes aparentemente seriam apenas crimes… Mas criminalizar um Lula – onde interesses extraordinários estariam envolvidos na definição de “quem deveria ser o mandatário do pais ? ” certamente suscita dúvidas ou mesmo utilização indevida desse ato.
Em muitos países ou mesmo no Brasil já se traduziam em “matar, assassinar” pessoas que sejam empecilhos de um grupo chegar ao poder. Mas esse procedimento seria – até mesmo por eles. Excetua-se a turma odienta que são seus seguidores e clamam até mesmo por isso …
Então de modo comum e de pleno acordo se escolhe uma maneira digamos…. menos trágica ou dramática !
Creio que sim… definitivamente o caso Lula se espelha em um atroz caso onde a desvirtuação de uma lei estaria sendo utilizada maquiavelicamente onde os “fins justificariam os meios “.
“…Nas ações de todos os homens, em especial dos príncipes, *onde não existe tribunal a que recorrer, o que importa é o sucesso das mesmas. Procure, pois, um príncipe, vencer e manter o Estado: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo ( a sociedade) sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo não existe senão o vulgo…” Maquiavel.
FIM DA VIDA POLÍTICA DO LULA ESTÁ CADA DIA MAIS PRÓXIMO DO FIM!
É a aventura do Lula está cada vez mais próxima do fim, e tudo indica que será uma aventura muito danosa para a sua vida e dos seus familiares e “cumpanheiros” do PT. Agora tudo vai depender do STF, tudo indica que lá ele não é bem vindo, depois do que ele falou do STF, que era uma “M”, com certeza lá a derrota dele é mais do que certa. O Lula teve a maior oportunidade que já foi dada a uma presidente da República, a maioria do povo estava com ele, mas ele traiu o povo com as suas mentiras e falcatruas. Até o povo de sua terra que ele tanto dizia que protegia ele enganou, quando ele parou as transposições das águas do Rio São Francisco para fazer um tremendo porto na ditadura do seu amigo, já falecido, Fidel Castro. Esta traição dele com o povo nordestino atingiu tanto ele, que nas suas caravanas pelo Nordeste, ele foi solicitado a se retirar de dentro de um restaurante porque quando ele entrou começaram a chamá-lo de corrupto e ladrão e o tumultuo se formou e o gerente solicitou a sua saída. O Lula não pode voltar ao poder, caso ele volte o país vai afundar cada vez, até porque, o único projeto que o Lula sempre teve em mente, foi de transformar o Brasil num país comunista e se tornar o ditador do Brasil. Tanto é verdade, que durante os seus governos os seus maiores relacionamentos foram com ditadores por esse mundo afora. Por isso, Lula na presidência da República, nunca mais para o bem do povo brasileiro. Por isso, agora só lhe resta pagar na Justiça por tantos maus que ele fez ao povo brasileiro que acreditou nele e lhe deu apoio. https://uploads.disquscdn.com/images/079a80f760196b2227f9466c90a89ba05bd8511df3dc6100c32e249e02f30cd1.jpg
O Álvaro Dias parece ser uma alternativa viável entre os atuais postulantes ao cargo máximo no BR.
Mas precisa se mostrar com maior frequência e eloquência junto ao grande público e à mídia. Até há poucos dias nem se tinha certeza se ele efetivamente seria candidato… Visibilidade zero.
Alvaro Valle disparado o melhor de todos.
Considero canalha intelectual todo aquele que ainda trata Lula como opção eleitoral viável, afinal está inelegível e é pré-presidiário.
Alvaro Dias…a única opção coerente para governar este país. O resto é espetáculo e populismo.
Pois é Klisman venho acompanhando o senador a algum tempo e acho que ele vai ser a surpresa nas eleições.