Aprovados do Concurso 2011/13 do BB *
Falamos em nome dos aprovados no certame 2011/13 do Banco do Brasil, em específico dos aprovados do estado do Rio de Janeiro. Desrespeito é o que ocorre com os aprovados dessa seleção. Candidatos aprovados no cadastro de reserva aguardam há quase dois anos para serem convocados e deparam com a morosidade e má vontade da instituição. O Banco do Brasil está matando o sonho dos aprovados!
Em suas últimas seleções o banco tem limitado o número de aprovados em cadastro de reserva, como forma de controlar a expectativa dos aprovados. Entretanto, no Rio de Janeiro, estamos há pouco tempo do fim do certame e nem metade do cadastro foi convocada. O concurso vencerá em 28 de setembro deste ano e apenas 682 (43,13%) candidatos foram convocados, do total de 1580 aprovados.
A situação estaria dentro da normalidade em se tratando de um concurso para formação de cadastro de reserva, em que os aprovados, no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) têm apenas expectativa de direito a vaga.
Leia também
Porém, o desenrolar do concurso foi turbulento com algumas paralisações que definitivamente prejudicaram muito a continuidade das convocações.
As convocações foram iniciadas em 18 de outubro de 2011 e no mesmo ano passamos pela primeira paralisação das convocações, que durou do final de novembro até o início de janeiro de 2012. A partir de então, as convocações tomaram um ritmo normal até setembro de 2012, onde mais uma vez foram suspensas. Dessa vez, a informação que chegou até nós era que, por contenção de gastos, as convocações só retornariam depois do dia 31 de dezembro de 2012.
PublicidadeAlgumas regiões, de fato, convocaram em janeiro de 2013. Porém, por conta da transição de sistema do banco, as convocações foram paralisadas mais uma vez. A situação foi ainda pior para as regiões da capital do estado, onde a suspensão durou de setembro de 2012 até maio de 2013. Desde maio as convocações seguem paradas, em todas as regiões, até a presente data, sem perspectiva de retorno.
Quando questionamos a gestão de pessoas do banco sobre o momento em que as convocações serão retomadas, a reposta é padrão: “O Banco do Brasil convoca seus candidatos de acordo com a necessidade”. Nós, aprovados, sabemos que essa não é a realidade, o banco não tem convocado de acordo com a necessidade. Para reforçar isso, podemos citar o plano de incentivo a aposentadoria, que durou de 19 de junho a 19 de julho. Esse tipo de plano tem objetivo de oxigenar o quadro de pessoal da instituição, desligando funcionários mais antigos e onerosos para substituí-los por novos funcionários. Até o momento não houve nenhuma convocação para reposição dos desligamentos ocorridos. Fica clara que a postura atual do banco não é repor os funcionários que deixam a empresa.
Além de tudo, é notória a falta de funcionários nas agências. Isso não afeta apenas os aprovados que investiram tempo e dinheiro na preparação para o concurso e veem suas expectativas minadas a cada dia que passa. Afeta também os clientes que enfrentam horas nas filas para serem atendidos e os funcionários que vivem sobrecarregados, pois não há substituição dos que saem.
Injustiça é o sentimento dos aprovados neste momento. Ou o Banco do Brasil agiu de má-fé ao lançar o edital com um cadastro limitado sem embasamento real, ou ignora as necessidades de funcionários por simplesmente visar cada vez mais lucros.
* Por solicitação dos autores, que o Congresso em Foco considerou justa e aceitou, omitimos os seus nomes do texto para evitar qualquer tipo de retaliação, a qualquer tempo, por parte do Banco do Brasil.
Deixe um comentário