Um perfil do Twitter denuncia aglomerações clandestinas em festas de reveillón por todo o país. As mensagens começaram a serem postados nessa quarta-feira (30). Com uma capa de plano funerário, o BrazilCovidFest ironiza o comportamento de pessoas que ignoram as recomendações sanitárias contra a covid-19. Até agora, festas em quase 20 cidades brasileiras foram denunciadas pelo perfil.
Amanhecer em São Miguel do Gostoso #reveillon2020 #fériasmortais #covid_19 #coronavirusbrazil #COVIDFest pic.twitter.com/QWZweNNqks
— BrazilCovidfest (@BCovidfest) December 31, 2020
Um vídeo também mostra o presidente Jair Bolsonaro em um passeio pela cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira. Ele causou aglomerações nas areia e a equipe de segurança do presidente precisou armar grades para evitar a aproximação das dezenas de apoiadores.
1.075 óbitos por covid-19 e 57.227 casos da doença nas últimas 24 horas, chegando a 192.716 óbitos e a 7.564.117 de pessoas infectadas. Enquanto isso, o presidente se divertindo na praia pic.twitter.com/b67dnaOdoP
— BrazilCovidfest (@BCovidfest) December 30, 2020
Em 24 horas, a página, criada por dois jornalistas curitibanos que preferem não serem identificados, já conseguiu mais de sete mil seguidores. As publicações são feitas com base em imagens enviadas por usuários da internet. Trancoso (BA), Ubatuba (SP), Barra Grande (PI), Leblon e Ipanema (RJ), Capão da Canoa (RS) são algumas localidades onde foram flagradas as celebrações, nelas há uma grande quantidade de pessoas sem máscara e reunidas em praias e ambientes fechados.
Alguns destaques são a participação do ator Henri Castelli, surpreendido em festa na Barra de São Miguel (AL) e do jogador de futebol Neymar, no litoral catarinense.
Atrasado em relação a outros países no âmbito da vacinação, o Brasil é o sétimo país do mundo com mais casos de óbitos pelo novo coronavirus. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são mais de 193 mil mortes com 1,1 mil novos casos todos os dias.
>Que você tenha em 2021 o que tivemos em 2020: saúde!
>Fiocruz prevê para fevereiro entrega de 1 milhão de doses da vacina de Oxford
Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.