Que você tenha em 2021 o que tivemos em 2020: saúde!

Neste último dia do ano, não falaremos aqui do que 2020 trouxe de triste e de ruim. Você já sabe. Queremos compartilhar uma boa notícia: estamos embarcando em 2021 sem que nenhuma das 18 pessoas que integram a equipe fixa do Congresso em Foco tenha testado positivo para a covid-19. Fomos capazes de nos preservar e de proteger aqueles à nossa volta, impedindo assim a disseminação do vírus.

Isso somente ocorreu porque decidimos aderir precocemente a medidas sanitárias que desde então já eram recomendadas pelo conhecimento científico e pela experiência de países atingidos pela pandemia antes do Brasil.

Entramos em regime de teletrabalho em 12 de março, fechamos nosso escritório cinco dias depois (para reabri-lo apenas em agosto) e restringimos o trabalho presencial a situações extremamente necessárias, sempre observando dois critérios básicos. Ele não foi imposto a ninguém e, quando realizado, foi feito com absoluto respeito aos melhores protocolos – incluindo o uso de máscaras, cuidados de higiene e pagamento de transporte individual pra quem não tinha veículo próprio para se locomover (evitando o uso de ônibus ou metrô).

O fato de sermos uma empresa digital, em franco processo de crescimento, nos coloca em vantagem sobre muitas outras organizações, que não puderam prescindir do trabalho presencial em nenhum momento ou que foram obrigadas a reduzir salários e o quadro de pessoal para sobreviverem. No nosso caso, não fizemos nenhuma das duas coisas. Chegaremos em janeiro ao dobro da equipe que tínhamos 12 meses antes.

Claro que não foi tudo um mar de flores. Trabalhamos demais. Choramos com o sofrimento ou a perda de pessoas próximas. Vários de nós tivemos problemas de ansiedade e de depressão (o que ensejará um programa de saúde mental a ser iniciado na segunda quinzena de janeiro). Adoecemos por outras razões, sem relação com o SARS-CoV-2. Mas demos o nosso melhor e crescemos em audiência neste site, no desenvolvimento de produtos para assinantes e no jornalismo de dados. Também  lançamos nosso podcast, passamos a fazer muito mais vídeos e fomos surpreendidos pelo inédito impacto do Prêmio Congresso em Foco, como mostra o vídeo a seguir.

Há muito ainda a melhorar e a fazer, mas temos a certeza de que fomos recompensados porque demos o nosso melhor. E é ele que prometemos continuar entregando no novo ano.

Faremos o que estiver ao nosso alcance para corresponder à confiança das mais de 20 milhões de pessoas que acessaram o Congresso em Foco neste ano.

A você, à sua família e a todos à sua volta desejamos, do mais fundo dos nossos corações, muita saúde, paz e grandes realizações em 2021. Dadas as circunstâncias, sabemos que o novo ano não será nada fácil. Também aprendemos, contudo, que é possível voar para lugares nunca antes sonhados quando bons propósitos se juntam com o esforço para oferecer o máximo da nossa capacidade.

> Veja o calendário do Prêmio Congresso em Foco 2021

> Amanda Audi será diretora-executiva do Congresso em Foco

Continuar lendo