Especial para o Congresso em Foco
Desde que foi afastado das atividades no Ministério Público, em outubro de 2012, o ex-senador Demóstenes Torres (GO) já recebeu R$ 2,6 milhões sem trabalhar, considerando-se o salário de procurador mais os benefícios como gratificações natalinas e férias, além de indenizações e outros pagamentos extras. Uma média de R$ 45 mil por mês.
Como mostrou ontem o Congresso em Foco, ele vai pedir ao Senado para que anule sua cassação por envolvimento com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, porque a Justiça considerou nulos os grampos telefônicos que embasaram os processos criminais e o seu julgamento político. Inelegível até 2027, o ex-senador quer retomar o direito de se candidatar já em 2018 a uma vaga na Câmara dos Deputados. As chances de o Senado considerar o pedido, porém, são mínimas.
Leia também
Em nome da mulher, Flávia Coelho Torres, o ex-senador abriu um restaurante e um escritório de advocacia, ambos em bairros nobres de Goiânia. A preferência de Demóstenes pela advocacia tem muito a ver com a rejeição que ele enfrenta entre os colegas do MP-GO. Em agosto de 2012, 82 promotores de Justiça, procuradores do Trabalho e procuradores da República em Goiás assinaram manifesto pedindo ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em caráter liminar, o afastamento dele em razão das acusações que o derrubaram no Senado.
O Ministério Público goiano é comandado atualmente pelo procurador Benedito Torres, irmão de Demóstenes. A relação entre os dois ficou abalada desde o escândalo do caso Cachoeira. Segundo relatos de amigos, o ex-senador cassado não perdoou até hoje as declarações dadas na época pelo irmão na tentativa de se distanciar das denúncias. Na ocasião, Benedito também era o procurador-geral de Justiça de Goiás, cargo que exerceu pela primeira vez entre 2011 e 2013.
Também citado em gravações telefônicas, o procurador-geral de Justiça teve processo disciplinar arquivado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2013. Prevaleceu entre os conselheiros o entendimento de que os autos não traziam indícios de que ele cometera falta funcional. O irmão do ex-senador foi inocentado pelo TJ-GO em dezembro de 2012.
PublicidadeDepois de deixar a Procuradoria-Geral de Justiça, Benedito emplacou um aliado como sucessor e foi eleito presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) por três vezes. Em fevereiro deste ano, teve a maior votação na lista tríplice do MP-GO e foi alçado novamente ao cargo pelo governador Marconi Perillo. Um das propostas de Benedito para o novo mandato é ampliar o combate à corrupção e ao crime organizado, reforçando a equipe responsável pelas investigações e a estrutura nessa área.
Em seu escritório, Demóstenes também tem recebido políticos. Em maio, o vereador mais antigo da Câmara de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), ex-presidente da Casa, o visitou “em encontro amigável para discutir assuntos da Região Metropolitana”, conforme divulgou o tucano nas redes sociais. O vereador é mais um entusiasta da volta do ex-senador à política. Anselmo abrigou parte da equipe de Demóstenes na Câmara Municipal depois da cassação no Senado.
Novo abrigo
O ex-senador já poderia ter se filiado a algum partido, mas, segundo amigos, ele aguarda o desenrolar da crise política no país para ver como as legendas vão se sair das denúncias. “Ele não tem pressa. Tem muita coisa acontecendo e ninguém sabe como ficará o cenário para o ano que vem”, diz Chiquinho. Já houve convite oficial de pelo menos três siglas pequenas (PMN, PHS e PSL) que confirmam o interesse. Mas Demóstenes fala em várias ofertas, inclusive para presidir diretórios.
Ao que tudo indica, a opção será por um partido da base de apoio do governador Marconi Perillo (PSDB), com quem mantém boa relação, embora com um “pé atrás” das duas partes. “É uma relação em que ninguém confia em ninguém”, resume um jornalista ligado ao ex-senador. Em entrevista conjunta ao jornal O Hoje e à Rádio 730, de Goiânia, em outubro do ano passado, Demóstenes fez elogios ao candidato da base à sucessão de Marconi, o vice-governador José Eliton (PSDB), e disse que o governador tem vaga garantida no Senado nas eleições do ano que vem. Mas, em conversa com aliados, ele reclamou de cortes na entrevista e os atribuiu à influência do governo na imprensa goiana.
Na ocasião, Demóstenes afirmou que acreditava ter 80% dos votos que alcançou quando foi eleito pela primeira vez, em 2002. Em sua estreia nas urnas, depois de deixar a Secretaria de Segurança Pública na primeira gestão de Marconi, ele recebeu 1,2 milhão de votos. Votação que quase dobrou oito anos depois, com 2,1 milhões de votos, um recorde no estado. O ex-senador alega que a população compreendeu que sua cassação foi uma “artimanha” de inimigos políticos, especialmente o PT e o ex-presidente Lula, seus principais alvos quando era parlamentar. Não foi o que acharam seus colegas de partido, que exigiram sua saída do DEM na época, nem do então bloco oposicionista no Senado. Ele foi cassado, em votação secreta, por 56 votos a 19.
Aliados do ex-senador alegam que o caso envolvendo seu nome virou fichinha perto dos escândalos revelados a partir de 2014 com a Operação Lava Jato. Dizem, ainda, que ele tem em mãos pesquisas que indicam boa aceitação pelo eleitorado em Goiás. Esses números, porém, nunca vieram a público. Em pesquisas de 2013 para o Senado realizadas pelo instituto Serpes para o jornal O Popular, de Goiânia, o nome dele era lembrado sempre por menos de 1% dos entrevistados nos levantamentos espontâneos. Percentual bem inferior ao dos principais adversários.
Viagens à Itália
Com as atribuições no restaurante e no escritório, a família Torres diminuiu o ritmo de viagens, intenso nos últimos anos. Em janeiro de 2014, imagens dele circulando de mãos dadas com a esposa Flávia pelas ruas de Florença, na Itália, viralizaram na internet, despertando comentários sobre a impunidade no Brasil. No ano passado, a advogada, com quem está casado desde 2011, e a chef de cozinha Aline Torres, filha do primeiro casamento dele, inauguraram o restaurante Viela Gastronomia em um casarão no Setor Sul, um dos bairros mais tradicionais da capital goiana. Aberto primeiramente como espaço de eventos, funciona agora para almoço e jantar, tendo a cozinha italiana como especialidade. Em releases, o estabelecimento promete aos clientes “uma verdadeira viagem à Itália sem sair de Goiânia”.
Foi lá que Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, comemorou o aniversário de 35 anos, em março. No mês seguinte, Aline deixou a sociedade para cuidar de outros projetos e ter mais tempo disponível para viagens e estudo, de acordo com informações de assessores. Segundo amigos mais próximos e funcionários do restaurante, Demóstenes anda sorridente e voltou a fazer piadas e gracejos como era bem comum antigamente.
Briga com Caiado
Mesmo tendo caído em desgraça, ele coleciona poucos desafetos na política em Goiás. O principal é o senador Ronaldo Caiado (DEM), que sucedeu Demóstenes como uma das principais vozes da oposição ao PT no Senado. O ex-senador, que era considerado afilhado político de Caiado, rompeu o silêncio que durou quase três anos em um artigo publicado no jornal Diário da Manhã, em março de 2015, com ataques ao ex-padrinho político. Ele acusou o atual líder do DEM de fazer parte da rede de amigos de Cachoeira, sugerindo que ele havia recebido dinheiro do contraventor. E envolveu até o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN). O artigo, em tom agressivo, foi uma resposta à entrevista de Caiado à revista Veja, em que dizia que Demóstenes era a grande decepção em sua vida e “um traidor”.
À época, Caiado interpelou judicialmente o ex-senador, que não respondeu ao pedido de esclarecimentos. Embora a assessoria do senador tenha dito na ocasião que prepararia queixa-crime por calúnia, injúria e difamação e ação por danos morais, não houve ação na Justiça. O gabinete de Caiado informou que ele registrou representação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que trouxe mais desgastes para o ex-senador no colegiado. Nos bastidores, aliados do líder do DEM apostam que a chance de Demóstenes retomar a elegibilidade para disputar ano que vem é zero. E chamam de “lorota” a tentativa de recuo do Senado.
Súplicas não atendidas
Até surgirem gravações e outros indícios de que atuava em defesa dos interesses de Carlinhos Cachoeira, Demóstenes era um dos nomes mais respeitados do Senado brasileiro. Um empedernido defensor da ética na política e duro combatente da corrupção. Destacava-se no bloco dos senadores considerados éticos à época como Pedro Simon (PMDB-RS), Jefferson Peres (PDT-AM) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Assim que surgiram as primeiras denúncias de envolvimento dele com o contraventor, 44 colegas se revezaram no plenário para defendê-lo. Mas o apoio se esvaiu à medida que as investigações apontavam que a relação entre os dois extrapolava a amizade.
Três meses depois, o ex-líder do DEM foi cassado pelo plenário, acusado de mentir, receber vantagens indevidas e utilizar o mandato em favor de Cachoeira. Implacável com parlamentares suspeitos de irregularidades, Demóstenes provou do próprio veneno. Em seu discurso de defesa no plenário, pediu perdão àqueles que ofendeu, segundo ele, de maneira leviana. “Por favor, me deem a oportunidade de provar que sou inocente, não acabem com a minha vida, não me deixem disputar outra eleição em 2030 para senador.” De nada adiantou a súplica.
O caso rendeu uma CPI no Congresso e denúncias contra os governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz (PT-DF), além de outros deputados. Acusado de explorar uma rede de caça-níqueis e jogos de azar e de fazer lobby para empreiteiras, Cachoeira, acumulou condenações e prisões desde então. Tornou-se personagem frequente de operações policiais.
Leia ainda:
Só pegando um traste desses colocando no paredão e fuzilando…
Olha, não sou ladrão porque essa “atividade laboriosa” não é de meu feitio, mas que ser ladrão em terras do Pixuleco é compensador isso lá é uma verdade. Ladrão do colarinho branco, claro, porque ladrão de galinhas continua só levando ferro. Se bem que, verdade seja dita, quem desagrada O Sistema está é lascado! É só ver a situação do ladrão Sérgio Cabral: vai comer uma longa cana.
Agora respondam-me: Será que é somente os BANDIDOS da politica que não possuem vergonha na cara e esses que autoriza o pagamento de R$45 mil/mês em média a um BANDIDO sem que nada tenha feito também não são sem vergonha e sem moral? O problema que o nosso podre judiciário é outra entranha cheia de marginais em nada melhores que os políticos.
Afinal como é que anda a votação do fim do extrateto constitucional no senado? 45 mil ao mes sem trabalhar e se esbaldando em Firenze na Itália. Isso é um escarnio do MPF e da Justiça Federal ao povo brasileiro, que tal como eu, faz parte dos famigerados 14 milhões de alienados do mercado de trabalho, há mais de ano!!
Que beleza hein ? 2,6 milhões pra ficar de férias. Brasil sil sil. https://uploads.disquscdn.com/images/399b4dfd20b58e115e2e0c9fa8e94e7f5e0c674c2c26eb10c2f194e2f889a336.jpg
Mais uma notícia que mostra cruamente como nós brasileiros somos o povo mais inapetente, inerte, indiferente e apático do MUNDO. O que vamos fazer depois de lermos mais essa aberração?…NADA!….Ja deveriamos estar limpando essa merda desse pais com as nossas proprias mãos…me lembro quando o Gaddafi foi morto pelos Libios depois de decadas no poder…deveriamos fazer o mesmo aqui…a limpeza deveria começar pelo STF…e Gilmar Mendes o primeiro da fila…Nós somos um povo de merda!!!
O MBL conseguiu manipular muita gente e agora está bem quietinho. Se o objetivo era protestar contra a corrupção, vejo que eles tem seus corruptos preferidos, assim como muitos outros. Esse país está uma desgraça.
Se tiverem uma vaguinha eu também aceito. Só quero via online e nada presencial.
Vivemos em um país sem lei, sem vergonha, sem caráter sem medo da justiça, pois as mesmas leis que são imputadas a todo povo brasileiro não valem nada para a classe politica, estão falindo o nosso país com uma administração do toma lá da cá. E não precisam se preocupar meu queridos eleitores, quando a coisa pública explodir nossos queridos politicos criarão mais impostos para o povo entorpecido pagar. Um povo governado por tolos está fadado a sofrer pela ignorância. Elelção não é solução.
A única solução é uma nova Constituinte, sem a participação dessa câmara e desse senado. Uma eleição que saísse do meio do povo . Cada um votaria em quem quisesse que o representasse entre cada categoria economia e social.
Essa terrinha é uma podridão…é inacreditável. sem trabalhar o cara recebeu 2,5 milhóes….mas ele não tá contente, quer mais, quer voltar para retornar a delinquir e ganhar mais ainda, e vai ter otário para votar nele, isso é o pior de tudo.
E tá cheio de otário pra votar nesse herói coxinha
Claro que não tem pressa!!! Ganhando 45 mil reais por mês na flauta, quem teria pressa pra alguma coisa??? Esse país não tem jeito mesmo… duvido que algum dia o Brasil seja como algum país europeu, desenvolvido, justo e livre de corrupção.
Esta completamente equivocado, Itália é pura máfia, França é cheia de corrupção, os partidos de centro direita estão saindo do governo Macron após se meterem em suborno e corrupção.. Portugal teve o primeiro ministro preso. Na Inglaterra o partido trabalhista quase desapareceu afundado em corrupção. A diferença é que um cara como Demostenes já estaria preso lá, e Temer nunca seria Presidente nem de clube de bocha.
Concordo com você, por isso mesmo disse ALGUM, como a Finlândia, Noruega ou a Suécia… ou esses países pra você também não são exemplo do que disse?? Não tava lógico, porque sei sim do que vc escreveu, falando da merdinha de Portugal, da França corrupta esquerdopata e da casa da máfia da Itália, né??
Acho que igual ao Brasil, em matéria de corrupção, não tem pra ninguém.
Eu não acho, tenho certeza!.
Penso que nunca seremos um país decente. A base da pirâmide é burro de carga e a classe média paga impostos para sustentar quadrilheiros políticos e empresários corruptos. Enquanto a gente morre de trabalhar para pagar as contas, os filhos, esposas e os bandidos se divertem em viagens, jóias, carrões e o diabo a quatro. Aposto que a maioria dos que estão no poder será eleita. O que me irrita é pobre ferrado defendendo político. Deveríamos andar com colares de banana no pescoço.
Enquanto essa maioria de votantes corruptos que negociam seu voto por qualquer porcaria nas campanhas eleitoreiras e nada sabem de Democracia e de Cidadania é impossível querer que os eleitos sejam diferentes, eles são o espelho dos eleitores. Agora toma e não reclame!.
A matéria explica tudo, em Goiás há uma organização criminosa gigante, o MP-GO é inoperante, veja que o JBS que é de Goiás não comprometeu o governador de Goiás como esperado, pois sabe-se que ele teve um perdão fiscal no estado na ordem de 1,3 Bi, então assim funciona as coisas aqui, enquanto o MP Federal não interditar aqui tá complicado, sem falar nos deputados goianos todos no bolso do governador, não passam de bando de bananas.
GO – Goiano Otário
O Marcola e o Fernandinho Beira Mar perto dessas ratazanas,
são meros trombadinhas, daqueles descalços com nariz sujo de ranho..
Por favor soltem o Fernandinho, soltem o Marcola, porque perto desses são cidadãos honrados. São traficantes, são sim, mas tem tanto politico graúdo defendendo a liberação das drogas…FHC entre eles,,,
Cambada de MERCENÁRIOS do inferno!
Tá faltando um Bin Laden visitar o País de BOSTA que é o Brasil.
O que você queria tendo um Juiz como Moro e um promotor como Dallagnol?
Este tipo de coisa ajuda a explicar o motivo pelo qual existem leis contra desarmamento do cidadão comum: é ou não o caso pra se dar um tiro na cara de um sujeito desses? Corrupto contumaz flagrado em escutas com seus comparsas, escutas estas devidamente ignoradas no processo movido contra ele, mas o cara era tão culpado que seus próprios pares pediram seu afastamento. Aí o camarada é “punido” com 45paus/mês sem trabalhar. Qtos de nós não temos que trabalhar meses sem gastar um centavinho sequer pra ter 45 mil em mãos? Sem as tais leis contra desarmamento, a politicalha teria que andar de carros blindados neste país.
Veja como é barato acabar com uma despesa destas por mês: uma BALA. Custa em torno de R$ 4,00. Nunca mais iria roubar.
E se fosse na China, por exemplo, quem pagaria pela bala seria a própria família do sujeito.
Verdade! Só aqui neste País do judiciário de BOSTA.
Claro, tem Moro e Dallagnol como paradigmas de bons profissionais…
É claro, estragaram a tua boquinha, né?
O Pais inteiro está armado. Só que não tem ninguém querendo atirar neles, pois não têm aquilo que é necessário: coragem. Você deve de convir que o pais não é de merda, mas de cagões.
Tudo relacionado a politico acaba em pizza.
Com Cobertura de goiabada e marmelada.
Político não. Pfrocurador do Ministério Público. Da mesma raça que ganha mais – inconstitucionalmente – que o Presidente da República e acha que tem moral para conserftar o país.
Quero ser punido pelo MPF
Político não tem mesmo vergonha na cara, nem sabem o que é isso. O camarada foi o precursor de todos os corruptos que aí estão, antes dele propina e lobismo eram coisa de amadores. Esse “Demóstenes” profissionalizou o negócio da roubalheira e pilantragem no congresso. Mexeu até com a máfia dos jogos no Brasil, com seu tutor, mentor e financiador Carinhos Cachoeira. Cachoeira de corrupção e dinheiro imundo, isso sim. O cara tem a pachorra de pedir seu mandato de volta, sério isso? Deve ser piada e de muito mau gosto. Pra mim ele estava era num xilindró vendo o sol nascer quadrado.
Ele está é rindo da sua indignação.
Já passou da hora de começar a fazer uma coisa totalmente errada mas necessária que é eliminar político safado desde vereador até presidente já que essas leizinhas fajutas que eles mesmos fizeram para escapar tranquilo e com os bolsos cheios de dinheiro dos contribuintes quando são pegos, isso com essa montanha de recursos que nenhum simples mortal tem. Chega de patifes no poder, o lugar deles é apodrecer no xilindró ou direto para o cemitério, afinal paciência tem limites!.
Vai pedir também perdas e danos com razão.
Esse país não tem como dar certo! É muita gente pro povão carregar nas costas! Um cara desse aí recebendo $45 mil por mês, sem pregar um prego num sabão! E os trabalhadores comuns ralando uma barbaridade pra receber um salário mínimo, com um pé na terceirização e provavelmente com chances nulas de se aposentar!
Nunca deu. O povo pra esses caras é merda. Aposentadoria não é pra trabalhador, é pra juiz e promotor.
KKKKKKK. Quem falou que o crime (de políticos) não compensa ????? Compensa e muito !!!! Quisera eu também receber uma punição de R$ 2.600.000,00 direto para o meu bolso, soma essa que a maioria dos trabalhadores honestos do Brasil não conseguem nem sonhar em conseguir ao longo da vida. E viva a corrupção, e viva a impunidade. LIXO DE PAÍS.
Ele está prestes a voltar, pois tem a solidariedade de muitos comparsas.
Com certeza! E se depender dos salafrários como ele amiguinhos dele, com certeza a volta já tá arrumada!
E ainda quer voltar a ser deputado. É sinal que ser deputado vale ainda mais a pena que 45 mil por mês https://uploads.disquscdn.com/images/399b4dfd20b58e115e2e0c9fa8e94e7f5e0c674c2c26eb10c2f194e2f889a336.jpg
I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L é o tanto, o tanto, o tanto, de “esquerdopatas idiotas ideologizados petralhas” crônicos, espécie nociva, que detona a republiqueta bananeira chamada Brasil tem.
Esquerdopatas ideologizados é o que mais tem . O encantador de burros sabe como ninguém doutrinar os menos escolarizados
Não conheço media mais canalha que a rede plim plim. Está falida mas aguenta-se sempre. Com que dinheiro?
Justiça protege o crime.
E o crime está dentro da justiça. A corrupção náo é propriedade dos outros dois poderes.
Precisa dizer que algumas figuras e áreas estão fora do alcance da justiça?
Cachoeira e Dantas participam do programa de proteção aos criminosos e de perseguição as testemunhas.
Dantas é um que está quietinho. Pra mim está agindo nas sombras.
A maioria dos políticos corruptos e que perderam mandato são de fora do Nordeste, do Sul. Sudeste e… e um bocado de injuriadores maldosos ficam dizem o contrário.
Na realidade para os que odeiam o Nordeste todo e qualquer político do Nordeste é “coronel” e “corrupto” fazem isso para não sentir as suas misérias locais.
Todos os estados do Brasil estão repletos de corruptos.