A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) classificou o Prêmio Congresso em Foco como uma iniciativas que fortalece a democracia representativa baseada na transferência de poder por meio das eleições. Para ele, a proposta de premiação do site valoriza políticos que honram a sociedade, escolhidos em votação popular. Em sua décima edição, o projeto premia os melhores parlamentares por meio do voto de internautas, de jornalistas e de um juri especializado, em votação inspecionada por auditores externos da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.
Leia também
“Essa é uma iniciativa impar. O site Congresso em Foco tem uma publicação especializada em política brasileira super conceituada e reconhecida internacionalmente. Um Prêmio como esse vem contribuir para a democracia, vem contribuir com projeto de longo prazo para um Brasil melhor”, ressaltou o presidente da Abrig, Guilherme Cunha Costa.
Criado para distinguir os melhores deputados e senadores, além de estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e participar plenamente da vida política, o Prêmio Congresso em Foco tem entre seus propósitos separar “os bons dos maus políticos” com assento na Câmara e no Senado. No dito popular, um convite à sociedade para que o joio seja separado do trigo.
Para Guilherme Cuna, a população deveria olhar todos esses escândalos de corrupção na política, revelados com as diversas operações da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), como uma oportunidade de conhecer melhor os atuais congressistas, entender o Parlamento e aplicar tal conhecimento nas urnas.
“Eu tenho certeza que essas operações todas em curso, na verdade, contribuem para que o eleitor possa decidir seu voto diante de muito mais informações. Então, não adianta se esconder ou reclamar. O que tem que fazer é participar, pesquisar e se informar atentamente”, ponderou.
A Abrig é uma das entidades parceiras do Prêmio Congresso em Foco 2017. Fundada em 2007, a Associação é formada por profissionais de relações institucionais e governamentais interessados em pensar sua atividade e fazerem-se representar no debate público em torno da participação da sociedade civil e do setor privado nos processos de decisão política.
Revelação dos vencedores
A cerimônia de premiação dos congressistas, na qual será revelado os parlamentares melhores avaliados pelo público, será realizada no dia 19 de outubro. O troféu é cobiçado por cerca de 370 parlamentares federais que estão na disputa. Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação prevista pelo regulamento, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os congressistas aptos a participar da disputa.
<< Décima edição do Prêmio Congresso em Foco terá novo troféu
Só participaram das votações os deputados federais e senadores que não são alvo de inquéritos criminais ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal. A consulta pública foi aberta entre o período de 1º a 30 de setembro deste ano.
Nesta edição serão premiados os mais votados nas duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e nas três categorias especiais (combate à corrupção e ao crime organizado, defesa da seguridade e defesa da agropecuária), além dos melhores avaliados por um juri especializado e também por jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso.
Juri especializado
Uma das novidades desta edição é a premiação de parlamentares selecionados por um júri, composto por representantes dos movimentos sociais e das áreas empresarial, acadêmica e sindical. Os jurados são o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
Na votação da imprensa, profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação. Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
<< Outras informações sobre o prêmio
<< Veja a última parcial, com os votos validados até 20 de setembro
Patrocínio:
Apoio Institucional:
Deixe um comentário