A grande vantagem que obteve sobre o tucano Aécio Neves no Nordeste – onde venceu com folga em todos os nove estados e teve mais de 76% dos votos válidos em três deles (Maranhão, Piauí e Ceará) – foi mais que suficiente para compensar os revezes nas demais regiões. Mas, considerando o histórico dos enfrentamentos entre os dois partidos, vários fatos novos ocorreram em relação à distribuição nacional dos votos neste ano.
O primeiro é que os tucanos tiveram o seu melhor desempenho desde que foram derrotados por Lula em 2002. Com 48,4% dos votos válidos (ante 51,6% de Dilma), Aécio superou a que havia sido desde aquela data a maior votação do PSDB em uma eleição presidencial: os 44% dos votos alcançados por José Serra, contra a própria Dilma, em 2010.
Leia também
Também foi desta vez que a oposição venceu em maior número de estados, 12, enquanto os petistas levaram a melhor em 15. Para os oposicionistas, o grande destaque foi São Paulo. Ali, o PT teve sua menor votação das quatro últimas eleições presidenciais, amealhando pouco menos de 8,5 milhões de votos (35,7% dos válidos). Aécio ficou com a preferência de aproximadamente 15,3 milhões de eleitores – quase 7 milhões a mais. Outro trunfo foi a vitória no Rio Grande do Sul, estado em que Dilma construiu sua carreira pública e Aécio teve perto de 455 mil votos a mais que a atual presidenta da República.
Mesmo com a vitória apertada, Dilma tem mais resultados positivos para comemorar. O mais notável é que, em relação a 2010, ela aumentou a sua votação nominal em todos os estados nordestinos com exceção de Pernambuco. Ainda assim, conseguiu lá mais de 70% dos votos válidos (isto é, descontados nulos, brancos e abstenções), apesar do apoio dado a Aécio pela família do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Sem falar que, no primeiro turno, quem obteve a preferência dos pernambucanos foi Marina Silva (PSB). Ou seja: dadas as circunstâncias, foi excelente a sua performance no estado natal de Eduardo Campos e do ex-presidente Lula.
A vitória mais simbólica, menos pelo número de votos (menos de 500 mil) do que pelo significado político, ocorreu em Minas Gerais. Dilma venceu Aécio no estado que ele governou por duas vezes.
Dilma venceu nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e do Tocantins.
Aécio ganhou no Distrito Federal e nos estados do Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Veja abaixo qual foi a votação de Dilma e Aécio, estado por estado, e compare com os resultados obtidos por PSDB e PT desde 2002.
A votação para presidente, estado por estado, no primeiro turno de 2014
Sergio Cabral Humilha jovem Enquanto Lula da Risada
https://www.youtube.com/watch?v=Sb58H-DQtB4
Queremos o Fim do Governo do Maior Roedor do Brasil
Por mais que neguem , nesta eleição o Brasil saiu dividido em dois.
Uma parte do Brasil tem como modelo padrão a cidade de Belágua , Maranhão , aonde 65 % da população pertence a Bolsa – Família ( veja na Folha de São Paulo reportagem completa sobre esta cidade ) . Uns são funcionários da prefeitura , outros dão umas capinadas aqui e ali. A Dilma teve 94% de votação neste maravilhoso spa aonde ninguém se preocupa com nada mais além de perder o Bolsa Familia.
A Dilma perdeu feio no Sul-Sudeste aonde o pessoal rala , cria riquezas e paga impostos . E lê e se informa .
Pregar a união de todos nesta altura é enterrar a cabeça na areia.
Sim , o PT ganhou a eleição , mas a pergunta é : como ?
Uma campanha cheia de mentiras e fazendo a ” desconstrução ” dos adversários-inimigos.
O PT terá nos próximos anos uma oposição do nível PT.
Parabéns aos petistas que elegeram os campeões da mentira , da corrupção e da incompetência.
O Brasil todo , logo , nas mãos do PT será uma Belágua . Que deve ser igualzinha a Cuba.
Muito inteligente sua análise. Sou faltou verificar os números e perceber que mais de 50% dos votos de Dilma foram do Sul e Sudeste! Algo em torno de 26 milhões de votos! Continue trabalhando, lendo e se informando! 😛
Fazer conta não deve ser o seu forte !!
Porque você não se candidata a ser o próximo Ministro da Fazenda da Dilma ?
O PT teve derrota acachapante no Sul e Sudeste.
Animal.. se é assim que posso lhe chamar. Estou falando que dos votos válidos que Dilma recebeu… mais de 50% foram do Sul e Sudeste. Vá se informar! E quando pessoas como você aprender a respeitar as diferenças culturais e o direito de democracia, este país melhora!
Enquanto o voto for obrigatório, o terrorismo comer solto, dizendo que vão acabar com o Bolsa Esmola se não votarem nos safados, em vez de criar empregos decentes; os 55% dos que nem sabem escrever direito o seu nome, nem foram a uma escola ou se formaram em qualquer curso, até técnico, mas votam, e nem sabem a verdade, nem escolher; que usarão o voto dedão para não atrapalhar muito na FILA, o país será esta merda atual. Com Bradesco e Itau mandando no setor bancário, Norberto Odebrecht e Camargo Correia mandando no setor de construção, Pão de Açucar e Carrefour mandando no setor de supermercados, etc., e o país continuar de 3 ou 4 e não houver concorrencia, porque eles bancam as doações de campanha e do partido dos Trambiqueiros, e enriquecem os safadões do PT e PMDB e olutros, o toma lá da cá tão falado isto vai continuar assim.
Recebendo votos dos idiotas tipo Evandro !!!!
Diferenças em MG pró-PT:
| 2002 > 3.160.730
| 2006 > 3.173.189
| 2010 > 1.797.831
| 2014> só 550.601
| 2014 diferença total BR no atual pleito: 3.459.141 | Ou seja, nem a melhor votação do PT em MG teria “salvo” o Aécio! O negócio continua sendo o NE e lá é uma cidadela. Só uma crise econômica move o NE, eles vão por inércia até esgotar. Foi assim cm a Arena, PFL, PSDB e agora é a vez do PT!!