Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Espumante é a bebida para celebrar!

As festas de final de ano são o momento ideal para se pensar em “beber estrelas”, na frase célebre do monge beneditino Dom Perignon, na França, ao se referir ao recém-descoberto espumante, o vinho que borbulhava. O espumante é a bebida da celebração, acompanhante oficial de comemorações, o drinque que marca os momentos felizes. Em taças flutes, é estampado nas fotos em que aparecemos sorrindo, levantando os braços e dizendo “tim-tim”!

Logo iremos ler as disputadas listas dos melhores vinhos do ano, que costumam ser publicadas em dezembro. Mas a coluna adianta aqui algumas dicas, se o leitor quiser abastecer a adega para brindar com a família e amigos. Em 2017, o espumante brasileiro Moscatel da Casa Perini foi eleito em quinto lugar do top 10 melhores vinhos do mundo, pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores. É bom lembrar que moscatel é o tipo de uva para vinho doce/suave. As uvas clássicas do champanhe francês são Chardonnay (branca), Pinot Noir e Pinot Meunier (tintas).

Em dezembro de 2016, os espumantes brasileiros eleitos pelo prestigiado colunista de vinhos Jorge Lucki foram o Lírica Crua (Vinícola Hermann), o Gran Legado Champenoise, o Cave Geisse Brut Nature e o Pizzato Nature, na categoria melhores rótulos do Novo Mundo. Na lista de melhor-relação custo benefício estavam o Aracuri Brut Chardonnay, o Campos de Cima Extra-Brut 2011, o Dom Giovanni Nature Champenoise e o Batalha Nature. Daqui a poucos dias sai a nova lista, mas os rótulos listados em 2016 continuam boas apostas.

Os coquetéis feitos com espumante também estarão presentes em muitas festas, como o Aperol Spritz, drinque feito com licor italiano feito de raízes (mencionado na coluna de 22 de junho, “Vamos fazer um brinde aos bons coquetéis”?)

A boa notícia é que temos no Brasil muitas opções de espumantes de boa qualidade, a preços e sabores variados para agradar a paladares diversos. Uma pesquisa feita em parceria pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae e o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) revelou que Brasília é a cidade que mais consome espumante no Brasil. Por ano, os brasileiros consomem 1,8 litros de espumante, média bem abaixo da registrada pelos franceses, de 3 garrafas/ano por pessoa.

A coluna deseja que a todos bons motivos para celebrar em 2018! Muitas selfies!!!

Continuar lendo