Celebrando com amigos

Uma tendência crescente em Brasília, na mesma linha do que ocorre em várias outras capitais e países, é a de abrir a casa para receber amigos com refeições que nada ficam a dever ao que é oferecido em bons restaurantes. O hábito de promover jantares em casa une conforto e charme e é uma maneira de driblar os tempos de crise econômica. Para atender a esta procura, aumentam na cidade as ofertas de serviços de "chef em casa” e de bufês que preparam tudo: cardápio, harmonização de bebidas e até a decoração do ambiente. As vantagens são tentadoras: o ambiente caseiro é mais acolhedor, o horário para a confraternização é mais flexível e a conversa flui melhor quando o sofá é macio e aconchegante.

Outra maneira consagrada de desfrutar boa gastronomia com harmonização de bebidas são os jantares-surpresas “pop-up dinners”, promovido por chefs talentosos que tentam fugir do alto preço dos aluguéis de estabelecimentos comerciais. O costume também está se consolidando em Brasília, em circuitos ligados aos amantes da boa mesa. Cada um paga um preço fixo e é surpreendido com pratos incríveis, acompanhado de vinhos harmonizados para realçar os sabores de cada ingrediente. Em alguns desses eventos a surpresa pode ser completa: muitas vezes o local só é avisado poucas horas antes do início da refeição.

As opções de jantares em domicílio em Brasília são várias: você pode chamar um chef que prepare tudo na sua casa; pode encomendar o cardápio e combinar que seja finalizado na sua cozinha (caso de pratos que tenham que ser preparados na hora de servir, como risotos); pode servir um prato único que será entregue previamente e você só organiza os acompanhamentos e a decoração da mesa. Pode também reproduzir um coquetel volante, sem serviço à francesa, com “empratadinhos" e petiscos para comer na mão. Se optar por esta maneira, arrume um canto da sala para funcionar de “bar fixo” e deixe taças e bebidas para todos se servirem à vontade.

Há também os serviços de “take out”, como o Lá em Casa Cuisine D’Amis (208 Sul), inspirado nos traiteurs de Paris, lojas com comidas prontas preparadas com ingredientes frescos e de alta qualidade para você receber em casa sem ter trabalho e com muita sofisticação. Tanto pode ser uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, como terrines e petiscos deliciosos para acompanhar os drinques. Tem ainda um outro “tesouro” talvez um pouco escondido de muitos brasilienses: o chef William Chen, que tocou o restaurante Babel (era na 215 Sul e deixou saudades de sua cozinha fusion-contemporânea) antes de ir praticar em restaurantes europeus estrelados, agora tem a Rottisserie do Chen, que vende pratos congelados d-e-l-i-c-i-o-s-o-s. Onde você encontra?  Em freezers nas lojas do Empório Selecto (412 Sul e 413 Norte). Se encontrar, prove o seu patê de foie gras, uma especialidade!

Veja aqui o contato de alguns serviços de “personal chef” para encantar o paladar de seus amigos:

Fabien Helleu (61-9255 8534)

Chef Gerrô (61-98176 1999)

Lurdinha Simas (61-98415 3294)

Fátima  Nunes (61-98179 1612)

Mais sobre Brasília

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!