Um é paulista, 71 anos, pós-doutor em Economia, descendente de uma tradicional família de origem italiana, integra a base de apoio ao governo Dilma Rousseff e tem duas décadas de mandato no Senado. O outro é baiano, 38 anos, jornalista e mestre em Letras e Linguística, representa o Rio de Janeiro por um partido de oposição, milita no movimento gay e está há menos de dois na Câmara. Donos de trajetórias pessoais e políticas tão distintas, eles são os parlamentares que, na avaliação dos internautas, melhor representaram a população no Congresso este ano: o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).
Suplicy e Jean foram os grandes vencedores da sétima edição do Prêmio Congresso em Foco, nas duas categorias gerais – melhor senador e melhor deputado. Depois de dois anos, o troféu principal do prêmio mais importante da política brasileira está em novas mãos. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) haviam feito dobradinha nas duas últimas edições da premiação. Cristovam, aliás, havia sido o mais votado pelos internautas nos últimos três anos. Desta vez, no entanto, depois de liderarem boa parte da votação, os dois parlamentares terminaram na segunda colocação.
Leia também
Assim como Suplicy e Cristovam, no Senado, e Jean e Chico Alencar, na Câmara, também foram contemplados com troféus feitos pela escultora Suzana Gouveia o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que terminaram na terceira colocação em suas respectivas Casas.
Ao todo, 51 parlamentares foram premiados na cerimônia realizada ontem (8) à noite no Unique Palace, em Brasília. Conforme a votação da internet, eles receberam troféus, placas e certificados, atestando o bom desempenho parlamentar, na avaliação dos jornalistas e do público. Após a cerimônia de apresentação, os convidados acompanharam o show da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Um dos destaques da noite foi a canja dada por Suplicy e pelo deputado Tiririca (PR-SP), que cantaram juntos num inesperado dueto durante o show musical.
Premiados, Suplicy e Tiririca cantam Bob Dylan (veja o vídeo)
Pela primeira vez, os internautas puderam acrescentar um nome, em cada uma das 11 categorias do prêmio, à lista dos melhores parlamentares elaborada pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase de votação.
Publicidade Veja quem foram os mais votados pelos internautas em cada categoria:
Categorias gerais:
Melhor senador
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Incluído na lista pelos internautas:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Melhor deputado
Jean Wyllys (Psol-RJ)
Incluído na lista pelos internautas:
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Categorias especiais:
Parlamentar de Futuro
Randolfe Rodrigues (Psol-AP), senador
Incluído na lista pelos internautas:
Fernando Francischini (PEN-PR), deputado
Defesa da Democracia
Eduardo Suplicy (PT-SP), senador
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Defesa dos Consumidores
Paulo Paim (PT-RS)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues
Defesa do Desenvolvimento Econômico
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues
Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania
Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Defesa da Saúde
Humberto Costa (PT-PE)
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Combate ao Crime Organizado
Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
Incluído na lista pelos internautas:
Luiz Couto (PT-PB), deputado
Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos
Paulo Paim (PT-RS)
Incluído na lista pelos internautas:
Vicentinho (PT-SP), deputado
Defesa da Inovação Tecnológica
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues
Destaques
Randolfe foi o premiado que mais vezes subiu ao palco da cerimônia, comandada pelo ator Murilo Grossi e pelo diretor do site, o jornalista Sylvio Costa. Além de ter ficado entre os três melhores no Senado, o representante do Amapá foi homenageado por ter sido escolhido pelos jornalistas que participaram da primeira fase de votação como o melhor senador do ano. Na Câmara, o preferido dos jornalistas foi Chico Alencar. Recém-operado do coração, ele não pode comparecer, mas enviou carta de agradecimento lida por seu colega Ivan Valente (Psol-SP).
O senador do Amapá também foi apontado, na votação da internet, como principal destaque em três categorias especiais – Parlamentar de Futuro, Combate ao Crime Organizado, Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania. O senador também foi incluído pelos internautas na relação dos destaques de outras quatro categorias: Defesa dos Consumidores, Defesa do Desenvolvimento Econômico, Defesa da Saúde e Defesa da Inovação Tecnológica.
Além da possibilidade de inclusão de nomes à lista dos jornalistas, esta edição do prêmio teve outra novidade. Pela primeira vez, foram excluídos da votação os parlamentares que respondem a acusações criminais (inquéritos ou ações penais) no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de ética da Câmara ou do Senado ou alvos de denúncias de violação aos direitos humanos.
O evento foi transmitido ao vivo pela Rádioweb, maior agência de rádio do país.
O prêmio
Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.
O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).
Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.
Deixe um comentário