“Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, afirmou. Para o governador, o PT não tem nome capaz de unir a esquerda e deveria apoiar Ciro, caso Lula não consiga viabilizar sua candidatura, porque o pedetista é hoje o melhor posicionado, segundo as pesquisas, dentro desse campo político.
Leia também
O partido de Dino tem hoje como pré-candidata a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (RS) e o Psol trabalha com a pré-candidatura de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Para o governador do Maranhão, a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964”. Na avaliação dele, um mês após a prisão do ex-presidente, é momento de reconhecer que sua candidatura se tornou inviável e de traçar estratégias para vencer a eleição.
“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós”, emendou. A possibilidade de uma aliança no primeiro turno ainda é vista com reservas pela cúpula do PT, que insiste na candidatura de Lula como opção única.
<< Veja a íntegra da reportagem da Folha
<< Ciro diz ter “pena” de Gleisi Hoffmann por rejeitar aliança entre partidos
Sempre tive asco do Ciro Gomes. E “muito dilacerante, muito traumática” seria mais um mandato de qualquer socialista/comunista no Brasil. Merecemos coisas melhores.
Por que escreve desse jeito estranho, cheio de reticências?
A esquerda é aquela do petrolão e da maior recessão econômica da história? Obrigado, eu passo. Tente engambelar outro.
Flavio quem???
Cometi o erro de votar nele em 1998 e 2002, não cometo mais esse erro. Apoiado por Lula? Nunca terá meu voto.
Parabéns. Após o mensalão, somente pessoas sem mínimos valores éticos continuaram a votar no PT.
Seja quem for o presidente , nada vai resolver.
Infelizmente isso parece ser a pura verdade. O cinismo, a maldade que tomaram conta do Estado tornou impossível o diálogo pela dita Democracia. Basta perguntar para si próprio, alguém abriria mão de uma fortuna acumulada durante décadas, e todas as mordomias conquistadas, seja de maneira correta ou não, como representante do Estado, em nome de uma reforma política radical ?
Pois é isso que o Brasil está precisando, o que todos sabem. Não podemos esperar anos e mais anos novamente e esperar tudo de novo, sendo surpreendido por novos escândalos de Lava isso, Lava aquilo. Cedo ou tarde virão um remédio amargo que ninguém quer e pode ser tarde demais.
E se esse remédio amargo vier, não é só políticos corruptos que perderão, mas uma boa parte da população da classe média.
O que sugere? É intervencionista? Se não for não tem jeito, vamos encarar essas eleições e lutar pela vitória do menos pior.
Sério que nós temos um governador comunista? Estamos falando de uma distopia genocida que matou mais de cem milhões de pessoas no século passado. Uma aberração desumana.
No mais, a extrema esquerda deve mesmo se unir para defender a herança maldita do PT. Seria a chapa das viúvas do petrolão.
Podem formar o “bando” que quiserem. Não chegarão.
O Sul não quer saber de presidente do nordeste.
Aqui é trabalho!