Mas o número de citados é menos expressivo que a sua importância. Se os citados na papelada formassem, digamos, um “Partido da Odebrecht”, ele superaria todos os outros em número de governadores (8), teria a segunda maior bancada no Senado (16) e a terceira na Câmara dos Deputados (55).
Leia também
Há na lista apurada pelo Congresso em Foco nomes do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros. Estão entre eles grande parte das principais lideranças políticas nacionais, incluindo chefes de Executivo das unidades federativas economicamente mais fortes do país. Em ordem decrescente, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia têm os maiores contingentes de candidatos possivelmente financiados pela Odebrecht.
Veja a distribuição dos nomes por estado:
Publicidade
Nada menos que 25 partidos são contemplados. PT, PSDB, PMDB, PP, PSB e DEM lideram as doações:
A relação traz ainda 48 prefeitos, 33 vereadores e 23 deputados estaduais, fora uma infinidade de ex-governadores, dirigentes partidários e candidatos nas eleições disputadas no Brasil desde 20120.
Veja a distribuição por cargo:
Chegar à lista agora publicada envolveu um complexo trabalho para confrontar indicações de datas, nomes e locais constantes dos documentos originais, além da eliminação de erros de grafia e da decodificação de certos apelidos. Por exemplo, no contexto encontrado nos papéis, há pouca margem para dúvidas quanto à identidade do “Gato Angorá”. Trata-se do ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco (PMDB), assim conhecido pelos seus cabelos brancos.
Nem por isso é possível garantir que a presente lista é 100% completa e livre de equívocos. Se você notar a necessidade de algum acréscimo ou retificação, escreva para redação@congressoemfoco.com.br. O mesmo e-mail está à disposição dos interessados em esclarecer a menção a seus nomes.
Foram desconsideradas as referências a repasses feitos diretamente aos partidos.
Vale acrescentar, finalmente, que as doações – cujo montante total supera as contribuições da Odebrecht registradas pela Justiça eleitoral nos pleitos de 2010, 2012 e 2014 – envolvem valores contabilizados oficialmente pelos candidatos ou partidos, mas não só eles.
Em off, alguns dos citados admitem que o dinheiro foi entregue por caixa dois, mas não se confundiriam com propinas pagas em troca da defesa do interesses da empresa.
Também há casos em que os políticos mencionados garantem que a transferência do dinheiro não ocorreu.
Outro ponto a ser esclarecido é se aqueles que aparecem nos documentos como “históricos” são, como sugere a palavra, políticos habitualmente premiados com contribuições do grupo Odebrecht – regulares na periodicidade com que foram feitas, mas irregulares por estarem à margem de qualquer previsão legal.
A qualificação é dada a um seleto grupo de políticos poderosos, quase todos do PMDB: os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Renan Calheiros (AL); o ex-presidente José Sarney (AP); o senador Romero Jucá (PMDB-RR); o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ); o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani; e o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Há dois “históricos” não peemedebistas: o senador e presidente nacional do DEM, José Agripino (RN), e o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima.
Enfim, não falta material para ser investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Nesse aspecto, a decisão da Odebrecht – e em especial do seu herdeiro e principal executivo, Marcelo Odebrecht – de aderir à delação premiada deve esclarecer muita coisa. Ou seja: a Operação Lava Jato continua a prometer novos e impactantes revelações sobre o relacionamento espúrio entre os políticos e as grandes empreiteiras.
Veja quem é quem na “lista da Odebrecht”
A defesa dos políticos citados
Colaboraram Lúcio Batista e Patrícia Cagni.
Confira a íntegra dos 12 arquivos
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
da Odebrecht apreendidos pela PF |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Roubar pão no mercado é crime porem roubar bilhões dos cofres públicos parece que não. As leis precisam mudar, porem os deputados não farão nada contra o “esquema”. Na minha opinião uma saída é nomear um grupo de juristas independente e criar leis justas e colocar esta corja na cadeia por que estão roubando a saúde, a educação e o sonho do povo.
Pergunta se alguém quer saber EM QUE ANO A ODEBRECHT COMEÇOU A CORROMPER O ESTADO BRASILEIRO? Psiu fala baixo gente…rs. Se alguém resolver abrir a boca o país tem mais é que ser todo varrido para o lixo.
https://www.youtube.com/watch?v=YrTJ47EkE7Y
“AQUELES QUE DEVERIAM PENSAR NA NAÇÃO, PENSAM APENAS SEM SI MESMOS”
Os oportunistas de sempre. Enquanto este partido for dominado por estas águias o País continuará esta bagunça que sempre foi propício a eles. Infelizmente.
E se o PT continuar no poder então? Não é possível imaginar um cenário de maior roubalheira e ineficiência na gestão da coisa pública do que o atual.
Com a dupla medonha Lula-Dilma chegamos ao ponto mais baixo de nossa história, e nem se discute isso hoje diante dos recordes impressionantes de impopularidade da organização criminosa governista.
Fale tudo o que quiseres, já que nossa DEMOCRACIA permite. Uma DEMOCRACIA CONQUISTA A DURAS PENAS. Falas mas não consegues PROVAR NAAADA. Portanto FALES POR TI! NUNCA FALES POR MIM, por minha família e por muitos amigos meus.
RESPEITO LULA E DILMA. até que me provem o contrário. Mesmo provando, a verdade é que NENHUM PRESIDENTE FEZ PELO BRASIL, PELOS MENOS FAVORECIDOS, COMO LULA E DILMA!!!
Inocente, tudo que “fizeram foi com o dinheiro de quem trabalha”, agora chegou a “fatura do que foi feito sem ter saldo em caixa”. Estude e enxergue!.
Quem pensa no Brasil é o PT do petrolão e da gigantesca recessão econômica em que estamos metidos? Faz-me rir.
O PMDB é o segundo maior partido com corruptos . Ganha do PT e só perde para o PP.Depois do circo de horrores que foi a votação do impeachment, o povo está começando a acordar. O desfile de palhaços (tirica fora) e bestas acordou o povo brasileiro . Se não conseguirem provar nada contra Lula ele vai fazer o novo presidente em 2018
Esse país virou uma autêntica P_ T_RIA!!!!
Nossos políticos (deve ter algumas exceções…) se vendem como prostitutas (sem querer ofendê-las…), e não valem NADA.
Isso deveria ser considerado como crime de lesa-pátria.
E deveriam pegar, NO MÍNIMO 30 anos de cadeia, SEM direito a progressão de pena, e ter todos os bens bloqueados.
SAFADOS!!!!
Até que enfim Bigodon, concordamos em alguma coisa.
Não são os políticos, meu caro.
O brasileiro é quem se vende.
O político não torna-se corrupto ao entrar para a política, mas já o é antes disso. 90% ou mais da população brasileira estaria incluso em algum esquema de corrupção, caso em algum cargo público. Incluindo você e eu.
Somos criados assim desde pequenos. Criamos nossos filhos assim. Poucas famílias tem uma unidade de certo/errado justa e correta.
Quando um pai/mãe promete algo para um filho caso ele faça algo que é sua obrigação fazer, inconscientemente já está sendo corruptor e criando o comportamento corrupto no filho. E assim seguiremos até 2099 e adiante, pois é algo cultural e que só pode ser mudado quando alguém digno ao máximo consiga fazer algo realmente impactante para eliminar esse comportamento da sociedade.
Vocês poderiam colocar o valor somado das doações. Número de doações são importantes, mas não refletem o peso dessas para os partidos.
Obrigado pela sugestão de pauta, Arthur! Abs
Pega a calculadora e soma ai.. kkk brincadeira.
a informação é importantíssima mesmo.
A reportagem é sintomática
A Odebrecht não é uma construtora , mas uma associação criminosa que se apropria de dinheiro publico , usando obras como pretexto .
Precisa ser frechada .
Vão usar os empregos que ela cria como refém para não fechar , mas ela desaparecendo , irão surgir outras no lugar que precisarão de mão de obra experiente.
E seus donos e empregados de aloto escalão deveriam passar uns 20 anos em recintos penais , para provar a este país que o crime não compensa . Ou compensa ?
PENSAAA …….. toda essa estagnação na nossa economia, é um crime. Uma Construtora da monta da ODEBRECH não precisa acabar. Os responsáveis que respondam por seus crimes.