No lançamento da pré-candidatura de Marina Silva à Presidência da República, um jovem de cabelos ruivos, camisa verde e sardas no rosto destoava do grupo que de políticos que acumulavam fios grisalhos e marcas de expressão facial. Aos 27 anos, o paulista José Gustavo Favaro Barbosa Silva foi o último a discursar antes da grande estrela do evento. E do lado esquerdo dela permaneceu sentado o tempo todo. O administrador público nascido em São Carlos e formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara é o mais jovem presidente de partido da história do país. Ou porta-voz, como a Rede designa o principal cargo da legenda.
Leia também
Zé Gustavo, como é conhecido, comanda desde 2015 a legenda que Marina idealizou. Ele deixará o cargo em março de 2018, quando haverá eleição para definir o novo quadro de dirigentes da sigla. De março a outubro, terá de conciliar o papel de um dos mais próximos aliados de Marina com sua candidatura a deputado federal. Na primeira tentativa, em 2014, quando tinha 24 anos, recebeu 14.474 votos, em 54% dos municípios paulistas.
O perfil dele se difere da maioria daqueles que chegam no auge da juventude ao Congresso ou ao comando das máquinas partidárias. Filho de uma empregada doméstica e de um representante comercial, foi o primeiro de sua família a estudar em universidade pública. É também o primeiro a entrar para a política. “As pessoas perguntavam para minha mãe, que é empregada doméstica, o que filho dela fazia. Ela respondia: ele está envolvido em política, parecia até que eu traficava drogas (risos). Foi desse lugar que eu vim”, conta.
Experiência e juventude
O jovem por trás da candidatura de Marina faz parte de um grupo formado por conselheiros pra lá de experientes, como o deputado Miro Teixeira (RJ), o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede, e a ex-senadora Heloisa Helena, uma das melhores amigas da pré-candidata. Heloísa permaneceu sentada à direita de Marina durante o anúncio de sua candidatura.
Primeiro filiado da Rede, Miro é o político há mais tempo na Câmara, aonde chegou com 26 anos, em 1971. De lá para cá, o colega de partido de Zé Gustavo acumula 11 mandatos. Em 1990, quando o presidente do partido nasceu, Miro já estava no Parlamento havia duas décadas.
A diferença de idade, segundo ele, longe de representar conflito, rende enriquecimento de experiência. “Aprendemos um om outro. Nós temos paciência com os mais velhos, e eles também têm paciência conosco e abrem espaço pra gente.”
Mais da metade dos dirigentes nacionais, estaduais e municipais da Rede tem menos de 35 anos, como ele. “Temos a característica da aliança intergeracional e também de gêneros. Queremos ter metade das direções nas mãos de mulheres a partir do ano que vem”, conta.
Mesmo sendo 32 anos mais jovem do que a líder do partido, Zé diz ter dificuldade para acompanhar o ritmo da ex-senadora, que, ao contrário que seus adversários dizem, nunca pára. “Com 59 anos, Marina têm um fôlego e uma energia que só não a conhece acha que ela está parada. Eu, com 27, tenho dificuldade de correr atrás dela”, diz.
O primeiro contato
Marina e Zé Gustavo se conheceram em 2011, quando ele era um dos organizadores do X Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública, em Serra Negra, interior paulista. O interesse por Marina, conta ele, nasceu em 2010, quando ela já havia trocado o PT pelo PV. Naquele ano, ele acompanhou do Canadá a campanha presidencial de Marina. Na época, fazia intercâmbio na Universidade de New Brunswick, graças a uma bolsa.
“De lá vi uma mulher negra, seringueira, fazendo uma campanha colaborativa incrível. De volta ao Brasil, me filiei ao Partido Verde em 2011 por causa dela”, narra. A passagem pelo PV foi relâmpago. Participou de uma única reunião, a de desfiliação coletiva do grupo de Marina.
A ex-senadora dava início, então, ao movimento para criar o seu próprio partido. Zé virou peça-chave nesse processo. Primeiro, coordenando a coleta de assinaturas de apoio à nova legenda em São Paulo e, depois, cuidando da busca nacional de apoio exigido pela Justiça eleitoral para o reconhecimento legal da sigla. O protagonismo nesse momento foi fundamental para aproximação entre ele, Marina e a cúpula da Rede.
“Sou tecnicamente o presidente mais jovem de partido no Brasil. Não significa muita coisa, mas é importante simbolicamente. Marina e eu trabalhamos juntos todo o tempo. Nossa relação não é figurativa”, ressalta.
Embora tenha apenas seis anos de militância política, Zé começou seu engajamento no que chama de movimento estudantil não tradicional e no trabalho social que fazia pela Igreja Católica. “Não participei do movimento estudantil tradicional, mas de um novo tipo, focado na melhoria da universidade onde estudávamos. Na faculdade, entendi o que era administração pública e o quanto o Estado era importante na vida das pessoas. Senti necessidade de entender a política, porque os sacanas a compreendiam muito bem, mas a maioria das pessoas não. A grande maioria dos políticos só pensa na gestão para se reeleger”, afirma.
Solteiro, Zé Gustavo vive na ponte aérea entre São Paulo, São Carlos e Brasília. Temas como a descriminalização das drogas e do aborto e a legalização do casamento gay, que costuma atrair jovens e causaram polêmica na campanha de Marina em 2014, pelas idas e vindas da candidata, não estão entre as prioridades do presidente da Rede.
“A Rede trabalha esses temas sem posicionamentos fechados. Acreditamos que teremos posição sobre esses assuntos no ano que vem. Essa não é, particularmente, a minha pauta prioritária. Meu foco é gestão pública com os mandatos colaborativos. Queremos que as pessoas ocupem a política e se ocupem dela”, explica.
Pré-candidato a deputado
Zé espera fazer parte da bancada de 18 deputados que o partido pretende eleger no próximo ano. Atualmente, a legenda é representada no Congresso por apenas quatro deputados federais e o senador Randolfe Rodrigues (AC).
“Precisamos de mandatos colaborativos, de deputado que olhe para a sociedade, não só para o Congresso, que convide a população a participar dos processos de decisão. Que a relação com as bases não fique restrita à destinação das emendas parlamentares. Defendemos um orçamento participativo para a distribuição das emendas, trabalhar no enraizamento com porta-vozes nas regiões de cada mandato”, defende.
O pré-candidato à Câmara propõe a criação de uma nova figura para o exercício do mandato. “São os chamados codeputados, pessoas que dedicam de três a cinco horas por semana a discutir, de graça, o mandato. Em 2014, 70 pessoas se comprometeram a ser meus codeputados se eu me elegesse.”
Pouco dinheiro, pouco tempo
Até outubro, Zé Gustavo terá de buscar votos para si e para Marina. Segundo ele, o lançamento da pré-candidatura da ex-senadora não deve mudar radicalmente a rotina dela, mas dar mais visibilidade às suas ações.
“Marina está sem mandato. É natural que ela seja menos ouvida do que quem tem mandato. Ela está dizendo o que sempre disse e vai continuar a dizer. Precisamos debater caminhos para 2018. A eleição do ano que vem é fundamental para o Brasil. Temos de unir forças com movimentos da sociedade e partidos políticos que queiram ser protagonistas da questão ética, do combate à corrupção, do comprometimento com direitos sociais, a economia sustentável e Estado eficiente”, afirma.
Mas essa tarefa, admite, não será fácil. Marina terá de superar a falta de recursos – caberá à Rede apenas 0,5% do dinheiro do bilionário fundo eleitoral – e os 12 segundos de horário eleitoral, muito inferiores aos valores e ao tempo que ela tinha nas eleições anteriores. Esses números minguaram com as regras aprovadas pelo Congresso este ano, que favorece os principais partidos. “Nosso grande desafio será envolver as pessoas no processo político, mostrar que não pretendemos a democracia dos políticos, mas a do povo”, acrescenta Zé.
<< Marina lança pré-candidatura à Presidência: “Precisamos de uma operação ‘lava voto’”
Só pode ser por trás mesmo. Ridícula.
Paraquedista. Só aparece de 4 em 4 anos. Bosta.
MARINA AGORA VIROU SANTA. SE ESQUECERAM DA MADEIRA NOBRE QUE O MARIDÃO DELA ROUBOU E VENDEU, QUANDO ELA ERA MINISTRA DO LULA? OUTRO DETALHE ELA NÃO SAIU DO PT POR VONTADE PRÓPRIA, SAIU PORQUE FOI EXPULSA, POR NÃO CONCORDAR COM A INDICAÇÃO DE DILMA PARA A PRESIDÊNCIA. NOSSO PROBLEMA É FALTA DE MEMÓRIA POLÍTICA.
Boa tarde. Discordou da indicação de Dilma e entendia, como sempre entendeu, que a candidata deveria ser ela; daí para sair foi um passo curto e o aceno de um patrocinador que até hoje não foi divulgado como deveria. Concordo com a senhora plenamente que o problema é a falta de memória, mas a “seletiva”. Digo isto porque mais da metade se lembra de quem foi o campeão brasileiro no ano da eleição. Felicidades !
Marina, Rede e respectiva plataforma política é apenas o velho travestido de novo. Quem manda na rede são as velhas corporações (principalmente bancos) que impõem uma agenda contra o povo, contra a democracia, contra políticas sociais. Nada diferente do que o Temeroso está fazendo com o país.
Tô cansado de todo mundo atacando Marina Silva. Ela não é apenas a única provável candidata mulher da disputa presidencial.
Ela é a única com ideias progressistas e sem discurso excludente.
(E, claro, EH MULHER SIM)
Valeu a tentativa UOL… pode enfeitar de todas as cores mas a “vermelha” será sempre predominante aí nesse grupinho. Vai tentando…
Os comentários sobre essa questão somente reforçam em mim a ideia de que, tão grave (e talvez até pior) do que os deslizes éticos e/ou políticos (corrupção, falta de transparência, alianças de partidos ditos “socialistas” com partidos de direita e vice-versa, partidos cujos nomes afirmam serem “social-democratas” que assumem sem autocrítica e sem nenhuma explicação bandeiras e defesa de interesses da direita, etc., etc.), é a polarização odiosa entre direita e esquerda; a guerra de ódio entre pessoas que deveriam se respeitar, divergindo das ideias e argumentando, em vez de apenas atacar violentamente e desqualificar quem pensa diferente. Dessa forma, me preocupa mais o que virá depois das eleições: como governar com o presidente e o congresso que forem eleitos (que não deverão ser melhores do que os que tivemos recentemente; pelo contrário, há sério risco de que sejam piores, justamente pela guerra de ódio que estamos vivendo) com o país dividido de forma tão radical?
Deve ser foda comer essa véia ruim, que além de tudo, é de esquerda, fundadora da Maior Organização Criminosa do Planeta, portanto, verde por fora e vermelha por dentro. Tem coisa que a gente só faz quanto está com a libido de até 30 anos, ou cheio de sildenafila na corrente sangüínea.
Essa Marina não existe. Além de parecer um ET, ela faz questão de parecer mesmo.
Sem chances, Marina. E depois que apoiou o bandido mineirinho, nem pensar.
Boa noite, “KUNG FU VERDE – O FILME ” !!!VALE A PENA ASSISTIR!!!
(Sobre ECOLOGIA E ARTES MARCIAIS); NO YOU TUBE. NÃO PERCA!
Com uma “experiência” dessa, só poderia envolvido com uma rede furada e uma mascote do itaú…….
Se alguém pensa o Brasil com inteligência se chama Ciro Gomes…Enfiar o país no vampirismo competitivo do setor manufatureiro global sem estratégia de desenvolvimento, como querem os senhores de plantão em brasília, e também 80% dos candidatos a Presidente, é exigir que o trabalhador brasileiro retroceda a condição de vida de 50 anos atrás…Quem não pensar nisto é mau intencionado, ingênuo ou idiota mesmo…
O bonitão, visivelmente criado com abundância de proteínas e complementos dietéticos, tem três sobrenomes e é filho de empregada doméstica e representante comercial… mas não parece, né?
Esqueceu de dizer que ele é uma reptiliano mancomunado com a globo tentando fazer o povo acreditar que o homem foi ao espaço de uma Terra redonda…
(Faça-me o favor! Não é por desaprovar os candidatos que eu tenho que aguentar essas ladaínhas conspiracionistas de baixo nível intelectual… ¬¬)
Concordo com Vc Ricardo, o índice de haters na net tá astronômico.
Difícil ler algo que preste nos comentários. Não estão agregando nada.
A burra da foto ao lado era filha de comerciante da classe média
Como já foi dito, NÃO EXISTE EX-PETISTA. Simples assim. Se Marina foi petista, será sempre petista. Ela se desligou do PT por mera conveniência, pois o Lula, seu pai, seu mentor e seu ídolo, deu preferência para a BanDILMA. Aí ela magoou e resolver pular fora. Ela é inteligente sim e já provou isto, mas daí a ser uma solução, ou mesmo uma alternativa, há anos luz entre as duas coisas. NÃO EXISTE EX-PETISTA, portanto Marina é apenas mais uma do partido dos safados travestida de boa moça, nada mais. Não caiam nessa. MARINA E PT, NUNCA MAIS. O Brasil não merece tanta desgraça. Nós não merecemos viver mais 10 anos no fundo do poço. O mundo caminha, o mundo reage, o mundo cresce, o mundo se atualiza e o Brasil do PT só anda pra trás, igual a Venezuela e Cuba. O que você querem para seus filhos? Pensam nisto e se não for o que temos em Cuba ou Venezuela, Marina e Lula DEFINITIVAMENTE NÃO SÃO OPÕES VIÁVEIS.
Esqueceu de dizer que ela é reptiliana mancomunada com a globo tentando fazer o povo acreditar que o homem foi ao espaço de uma Terra redonda…
(Faça-me o favor! Não é por desaprovar a candidata que eu tenho que aguentar essas ladaínhas conspiracionistas de baixo nível intelectual… ¬¬)
Boa noite. O rapaz parece o Sirquis aqui do RJ e Partido Verde. Partido sempre alinhado com interesses ecológicos no início e que votou algumas vezes com o pessoal que levou o Estado ao caos em que se encontra. Marina viu que no PT não teria como disputar a Presidência da República e saiu – aliás, todos querem a Presidência para exercer seus egos como mandantes na República, cada vez mais destruída pelos três poderes e partidos políticos. Os tais jovens na política nada mais exercem do que seu direito a ser mais um na fila para a Presidência, se é que vai sobrar País para destruírem com seu ego e despreparo. Manda ver garoto !!
O grande problema da Marina é que ela não tem um partido com respaldo para que ela possa governar. Ela é muito sem experiência e o País precisa de algum ADMINISTRADOR experiente. Não político, mas verdadeiramente saiba administrar.
Como já respondi para outro, volto a dizer aqui para você também, Francisco:
sou CONTRA a Marina, mas quem seria a alternativa à qual você se refere? O tal “administrador experiente”? Seria por acaso o Bolsonaro? Um dito “outsider” (sendo que ingressou na política em 1989) e que não sabe mais de administração e mercados do que afirmar que “o ministro da economia é quem tem que entender de economia”?
Ou seria um Lula, que administrou tão bem que virou essa lambança corruptiva?
Ou então o Aécio (ou seus demais comparsas), que administram tão bem que não conseguem sequer matar um delator?
Pois é… Independente do crime que se é matar uma pessoa, o fato de ter de ser “um que dá pra matar” pra pegar a propina e NÃO conseguir dar cabo disso TAMBÉM demonstra uma péssima habilidade administrativa! ^_^
Eu não sei quem seria Ricardo. Fato é que dos que estão até então colocados, não vejo nenhum como confiável. O Bolsonaro??? Não é meu candidato. Lula?? Já aprontou toda a lambança possível e também não tem minha confiança. Então EU, como a grande maioria que conheço, estamos perdidos, sem rumo, e espero que apareça alguém.
Pois é! Por isso mesmo que eu te questionei…
Note que não quero te convencer de que ela é boa – nesse ponto concordamos plenamente! O problema é que o argumento que você apresentou como motivo é falho; e, na nossa situação atual, talvez não seja tão ruim apelar para alguém menos experiente e/ou sem tamanha capacidade administrativa, sacas? ~_o
SIM. Mas quem virá????
Acho que a pergunta mais acertada não é ‘quem virá’, mas sim se conseguiremos reconhecê-lo quando vier – ou, mais ainda: pra FAZÊ-LO vir!
Pois, dos que já estão por aí, nem Dória tá de confiança… Talvez nem mesmo Joaquim Barbosa, se descuidar! >_<
Nem Dória e nem Joaquim Barbosa, esse eu qualifico como um dos piores.
Um dos problemas é que caso ela venha a ser eleita, com certeza não terá uma base aliada robusta, visto que o eleitor brasileiro vota aleatoriamente, presidente de um partido, senador de outro, deputado de um terceiro. Então acabamos na mesma armadilha, um Executivo amarrado por um Legislativo tosco. Devemos focar mais nos deputados e senadores do que nos presidentes/governadores.
O grande problema é ser mais um despreparado nascido na roça e comunista de butique querendo governar o país
Se eu pudesse governar o País, minha primeira ação seria eliminar estúpidos da sua raça!!!!!!!!!!!!
Por isso que não se elegem nem síndico. É um imbecil
COM CRÁPULA DA SUA LAIA, NÃO DISCUTO!!!!! FIM DE PAPO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PSOL E REDE SAO OS PETISTAS CAMUFLADOS.
São puxadinhos, no segundo turno vão se aliar ao PT.
Em 2018, Bolsonaro neles!
É Fácil , Só pessoas que ganham menos de R$20.000,00 podem se aposentar pelo INSS. Os que ganham á mais não. As pessoas que são deputados, senadores, não se aposentão pelo INSS, Elas não pagaram e não tem direito
A nova versão de OLGA BENARIO. Mais um tipo enviado pela “Internacional Socialista” para acompanhar a figurinha “escolhida” na trajetória do fantoche político inventado para não admitir o que é. A “pastora” sempre foi o “Plano B” do PT. Uma vez PT, sempre PT!!! Nunca deixou de ser PT! Nunca deixará!
Esqueceu de dizer que ela é uma reptiliana mancomunada com a globo tentando fazer o povo acreditar que o homem foi ao espaço de uma Terra redonda…
(Faça-me o favor! Não é por desaprovar a candidata que eu tenho que aguentar essas ladaínhas conspiracionistas de baixo nível intelectual… ¬¬)
Caro Ricardo! Essa senhora nunca passou de um estepe careca do PT. Para isso ela se presta muito bem. Sempre foi e sempre será uma petista tentando se “disfarçar”. Isso não é “ladaínha (sem acento mesmo!!!) conspiracionista”. É a verdade! Resigne-se!!!! Nunca serão! N-u-n-c-a s-e-r-ã-o! Ela, e você, vão ter que engolir a Direita, conservadora e patriota no poder pelo clamor e pela preferência da população brasileira, cansada da vagabundalha vermelha!!!! Igual em 1964!!!! Brasil!!!!!
Releia a segunda parte do meu comentário:
Faça-me o favor! Não é por desaprovar a candidata que eu tenho que aguentar essas ladaínhas conspiracionistas de baixo nível intelectual… ¬¬
Se bem que… Pelo tom da sua resposta, logo nota-se que é caso perdido: pelo simples fato de ter discordado de você, já está me colocando como “esquerdalha” e outras coisas que provavelmente considera ofensas mortais…
Ou seja: nem pedindo pro Matt Groening desenhar exclusivamente para ti, vais entender. Bon voyage!
Se você fosse de uma direita honesta estaria defendendo uma reforma tributaria de verdade, não xingando os outros.
jovencitos, a nova velha safra de gente jovem, nos faz crer que passam se anos e geracoes e as colores todas nao mudam, um formato de burguesia de livre mercado sempre vivo sempre sempre verde musgo… um novo nada novo…
É o Ed Sheeran https://uploads.disquscdn.com/images/dc7bed3d4d8d71b6e0f6c90bcba3c4fcbc4a9229cd12c9c4c5e739550e073a43.jpg
Marina é Lula. Marina é PT.
Um LuLLa piorado
Marina é limpa, é honesta, é ambientalista. Sua história de vida é consagradora.Apesar de evangélica, não esta na panela do 171 religioso, muito pelo contrário.Despiu-se de PT na hora apropriada, está muito bem aconselhada, uma pedagoga bem competente (que os haters vão chamar de filha de banqueiro), de um economista de centro e acadêmico(Prof Gianetti). Enfim uma candidata antenada com as causas mais atuais: sustentabilidade e ética. Se a cachorrada à esquerda e à direita tão preocupados em fazer os habituais mimimi, então ponto pra ela. Que Lula e Bolsonaro se estrepem. Limpo e sustentável? É Marina.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quanta asneira!!!! Marina saiu do PT pq queria ser mais que Lula, eu padrinho. Como ele é o pai da facção e deu mais espaço à BanDILMA, Maria se fez de magoada e pulou do barco, mas………… por de trás dos holofotes, todos sabem que a coisa não é bem assim.
Votinho limpinho e ético é com ela. Broncossauros, Lularápios, tucanalhas , PMDB e outras nojeiras deixo pra ti. KKKKKKKKK
E o marido grileiro de terras e desmatador da Amazônia, entra em qual parte?
Entra no fake news , na apelação. Na onda do “vamos ter que colar alguma coisa nela”..
Boa noite. Tenho certeza de que você não conhece a história de vida de Marina. Mas, não estou aqui para falar das coisas que ela fez e faz; pois, todos erramos. Peço, apenas, para ler mais antes de falar para alguém o que você escreveu aqui. Boa sorte.
KKK. Sei muito, Ex-freira, atualmente evangèlica. Superou preconceito, miséria, doenças, colaborou com Chico Mendes, enfrentou desmatadores, capangas e muita ignorância. Hoje tem Google, cavuca lá. Não sei quem é o teu escolhido, mas se passa por Lula, Bolsonaro, algum tucano, poxa cara, ai tu não não devias ter me perguntado estas bobagens..
Boa noite. Não perguntei, afirmei. Ela precisa explicar a aliança com Eduardo Campos e o que esperava com isto. Ela também precisa explicar alguns atos do marido enquanto ela era Ministra e por ela ser Ministra. A mudança de partido e alinhamento com bancos e empresários, exatamente, elementos contra os quais esteve enquanto PT também precisa ser explicada. Ela aprendeu a arte de nada definir publicamente ou de ficar indecisa frente às câmeras, porque será? Hoje, é muito mais “tucano” do que a favor do social, bastando ver os atos dela como Ministra e pós-Ministério. Como afirmei, não estou aqui para atacar a mulher. Que os incautos acreditem e votem nela, é direito deles. Vários não entendem que o PT é ótimo? Vários não entendem que o caminho é privatizar? Pergunte para ela, fora das câmeras, o porquê de várias medidas não serem tomadas contra os graneleiros, quando ela esteve Ministra. Foi melhor para o Brasil ela fora do Governo, basta ler o DOficial e ver as características dos atos praticados por ela.
Dilmanta se desentendeu com ela, é uma alma atrasada. Queria crescimento sem sustentabilidade, sem ética, compromissado com o pior. Marina teve que fazer opções, sem estrutura partidária, sem o toma-la-da-ca de todos os outros partidos não conseguiria emplacar suas teses! Menos pior de vice com um Campos que pregando sozinha no deserto deixando suas causas no etéreo. Política é a arte do possível, com o máximo de eficiência e ética possíveis. Tem jeito não, no horizonte de curto e médio prazo, nada à altura dela. Não tem negócio aqui: sustentabilidade, correção, aglutinação de decência, centro-esquerda moderada é Marina. O resto, no Brasil, no momento, FEDE!
Cara, você lembra os caras do PT e outros que tais da “esquerda” e “socialistas” que conheci durante minha vida. Os fatos estão à mostra e você insiste em dizer que não significam o que mostram, significam o sacrifício que o ser digno e supremo precisa enfrentar para tornar-se poder. Espero que com este discurso você tenha, pelo menos, a vergonha de não aceitar cargo público nem ter aceito em sua vida. Se você for mais um dos indicados, explicamos o seu posicionamento e discurso de maneira muito clara. E, por fim, não me venha com o papo de competência para ser indicado a cargo em comissão, pois todos sabemos que cargo em comissão, normalmente, é moeda de troca, além de explicar porque o certo vira duvidoso e o branco vira preto.
Sérgio, preocupação com crescimento sustentável, preservação ambiental, ética na política , eficiência da máquina pública, justiça social , ética na política, essas coisas são de esquerda pra ti?
Não são coisas de esquerda nem de direita; são questão de sobrevivência da espécie e de melhoria de vida do povo brasileiro. Apenas quem mais fala e falou delas sempre foram os de esquerda ou pseudo-esquerda que conheci. Após a onda verde mundial que levou às conferências de meio ambiente e do clima, na prática, tais assuntos viraram plataformas para conseguir votos para pessoas que se alinharam à direita, assim como fez Marina e aqui no RJ como fez Gabeira, Sirquis e outros “quadros respeitados”como Carlos Minc(também ex-ministro e desmoralizado por situações contrárias ao ambiente, sua bandeira desde 1980 na UFRJ). Ao falar de ética na política, é importante não esquecer… até mafiosos têm ética. Não me preocupo com ela; sei que é fraca. Só terá chance ao alinhar-se com os que ela sabe e conhece como destruidores do ambiente, os quais ajudam a causar e causam a ineficiência da máquina pública, deliberadamente ignoram o desenvolvimento sustentável e a justiça social. Ou seja, mantendo o padrão ético que ela tem na política.
Esqueci de um detalhe. As alianças dela não são de centro-esquerda, são de direita, embora direita maquiada com alguns quadros que aceitam ceder um pouco.
Ué, aí fiquei confuso. Tuas críticas a ela vem da direita ou dea esquerda? Ou muito pelo contrário??
Só mesmo os analfabetos políticos (mesmo os bem intencionados) e os picaretas da direita mal intencionada (admito que também existe a “direita civilizada”, embora minoritária no Brasil) é que podem desqualificar a história da Marina Silva por ter participado do PT. Ela nunca se envolveu (nem foi envolvida por ninguém) em qualquer tipo de desvio ético; pelo contrário, teve a coragem de romper com o PT justamente por não aceitar os desvios éticos de membros do partido (não do partido todo, que é muito maior do que os políticos corruptos que foram eleitos pela legenda; aliás, como ocorreu em TODOS os demais partidos). Tenho, sim, restrições de ordem POLÍTICA a Marina, pelo fato de ter apoiado o Aécio, que a maioria da população de Minas Gerais sabia quem era (e ela não viu, ou não quis ver) e posteriormente apoiar o golpe contra a presidente Dilma, sabendo (pois, como política que é, não poderia desconhecer esse fato) que com esse golpe o país seria entregue à aliança dos maiores corruptos e inimigos do povo. Se ela fizer sua autocrítica em relação a essas duas decisões que denegriram sua imagem, posso até votar nela.
Boa tarde. Falta o envolvimento com a campanha de Eduardo Campos à Presidência. A capacidade dela de escapar antes de ser pega é um trunfo, certamente. Contudo, não dá para dizer que é um arauto da moralidade exatamente porque antevê movimentos e se protege. É e tem sido oportunista, sendo componente do que há de pior da e na política como todos os outros. Nada mais.
Endosso o comentário do Sérgio. Até porquê (se pararmos para analisar friamente) a grande ruína da candidatura da Marina em 2013/14 foi justamente seus “posicionamentos iô-iô” acerca de suas propostas de governo – a todo momento ela dizia algo que revisionaria ou se colocaria em oposição depois, na clara intenção de obter mais votos apenas.
Uma pessoa assim não pode ser chamada de idônea e moral. Não que seja errado mudar de opinião ou evitar erros… Mas não foi isso que aconteceu: sair “atirando para todos os lados” apenas na intenção de agradar uma maioria conveniente é tão (ou até mais) desonesto quanto a tal ‘velha política’ que ela tanto disse combater.
Então, sim: ela antevê movimentos e se protege apenas. Um presidente de tal nível não seria melhor que um Lula, Aécio ou Bolsonaro da vida…
E, resumindo: tamos num mato sem cachorro pra 2018!
Rapaz, o pior é não há saída como está. As pessoas chamadas de novas lideranças há alguns anos, nada mais são que a expressão do velho com nova cara. Basicamente, calça social azul ou bege ou preta e camisa azul com manga comprida arregaçada – parecendo médico rsrsrsrs. Aqui no RJ, tanto os caras como as garotas mostraram-se grandes bostas; elementos com um pouco mais de raciocínio nada acrescentam senão por sua tentativa de agradar a um público/eleitor que os manterá no parlamento(municipal, estadual ou federal), sem que sua essência outrora combativa permaneça. Sequer conseguem mobilizar as pessoas por sua capacidade de indignar-se. Eles apenas cumprem tabela/mandato. Para finalizar, digo que o momento histórico apresenta mudanças no País que as lideranças de oposição, se existirem, não estão vendo. Na política esta gente; na economia, mais um golpe na população que paga a conta com achatamento de salários, redução de postos de trabalho e entrega do patrimônio público a interesses externos dentre as várias mudanças; no PJudiciário o esquecimento da justiça pela tal necessidade de agilizar o trâmite processual com a imposição de precedentes, por completo, contra a ordem constitucional inaugurada em 1988, expondo todos ao massacre de direitos com precedentes julgados por Gilmar e seus interesses particulares no STF. Mato sem cachorro estivemos há algum tempo. Hoje, não consigo definir mas parece que a solução é explodir tudo e construir tudo de novo; afinal, nos EUA, nossa matriz para tudo o que aí está, há bons engenheiros rsrsrsrsrsrs. Lamento Ricardo, escrevi muito. Boa noite.
Tranquilo pelo tamanho do texto, Sérgio! Concordo com tudo (ou praticamente tudo) do que você disse, e não sou preguiçoso para leitura como muitos que habitam esse tipo de seara… 😉
E, realmente: talvez a solução seja explodir tudo – mas, ao invés de construir novamente, deixar aqui como ficar! Pois ultimamente acho que sequer “devolver aos índios” tá prestando mais: se o problema tá no povo, e índios são parte do nosso povo, então mesmo eles já estão propensos a perpetuar a meleca que se firmou!
E… Particularmente não confio muito nos engenheiros americanos não… Não SÓ por alguns “conspiracionismos” aí (afinal, já é sabido que eles interferiram em nossos governos diversas vezes – então parte da responsabilidade do que passamos hoje também é deles!), mas também porque, se temos o hábito de usá-los de matriz para copiar exemplos, a grande maioria do que copiamos costuma ser o que há de PIOR deles para ser copiado! Vide a polarização pseudo-ideológica pela qual passamos hoje, onde ninguém mais sabe de fato o que é direita ou esquerda: simplesmente se não gostou, classifica como pertencente àquela ideologia que a pessoa diz se opor! Como o absurdo do “nazismo de esquerda”!
Então, acho que mesmo sendo religioso, já nem rezar adianta mais… Chato é que os poucos que não mereciam passar por isso estão ficando sem condições de se safar!
Concordo. Encerro aqui. Um abraço. Boa sorte a todos nós !!
Quem Xinga ou não sabe argumentar ou não tem confiança em seus argumentos. Não gosto da Marina e nem por isso sou analfabeta política. Aliás, talvez ela até o seja, porque seu início de vida foi paparicando Lula e ele a mim,embora na época eu fosse uma quase analfabeta literalemnte, ellllle jamais me enganou.
Só faltou comentar que o marido da Marina Silva é um dos maiores responsáveis pela devastação da Amazônia.
Engraçado é que ela foi ministra do meio ambiente.
Sabe de nada inocente.
Concordo bastante, Paulo Silas… Espero que ela faça essa crucial aotocrítica…
Essa mulher é uma FARSA! Uma petista camuflada. MARINA É UMA FARSA!
A rede é um puxadinho do PT. Igual ao PSOL.
Deixar o PT foi um equívoco de Marina. Os conteúdos de seu projeto político, com variações de ênfase, são similares àqueles que o PT debate. Em consequência, menos do que uma disputa ideológica, com qualiidade política superior, parece que a Rede disputa unicamente espaço. Que é seu direito pretender obter. Mas, não inova, em termos de conteúdo.
Ta bom. A “grande” Marina tem um mocinho como lider. Com toda sua experiência. O mocinho provavelmente espera aprender alguma coisa quando e se a Marina for uma nova e repaginada “presidenta”. O Brasil não é uma bancada de testes, aqui vivem 200 milhões de pessoas. Não brinquem com o futuro das pessoas. Meu Deus, tenha piedade deste mísero país.
Mesmo não sendo partidário dela (graças às “campanhas iô-iô” de 2009 e 2013 – o que é totalmente desonesto por parte de um candidato), discordo de você sobre o Brasil ser ou não uma ‘bancada de testes’…
Primeiro porque, convenhamos: qual seria a alternativa a tais testes?
Segundo porque… Não é o argumento dos ‘bolsonaristas’? De que ele é “um outsider desconhecido que merece sua chance frente às alternativas podres que já temos”?
Pois então… Se não se pode “brincar com o futuro das pessoas” em favor de um candidato, então TAMBÉM não se pode em favor de outros! ^_^
Deve ser o pau mandado de algum George Soros da vida, o cara que está por perto para manipular os podres políticos, sempre comprometidos e de rabo preso. Marina ativista e o partido ONG, é só mais lixo que estão empurrando pra cima dos desavisados.
Esqueceu de dizer que ela é uma reptiliana mancomunada com a globo tentando fazer o povo acreditar que o homem foi ao espaço de uma Terra redonda!
(Faça-me o favor! Não é por desaprovar a candidata que eu tenho que aguentar essas ladaínhas conspiracionistas de baixo nível intelectual… ¬¬)
A Rede é a irmã do PT. Parece mais ajuízada mas é só uma questão de tempo e provará que tem os mesmos pais e educação do irmão deliquente.
Votar na Marina é votar no PT. Marina é cria do Luladrão! Tanto ela quanto o Ciro, Votar em qualquer um dos dois, é trazer o PT de volta ao Poder. Não caiam nessa.
Das muitas besteiras que se lê, a maior de todas é esta que acusa Marina de ser “cria” do Lula. Marina trilhou um percurso próprio e muito diferente do que seguiu Lula. As duas trajetórias somam-se e esta agregação foi realizada pelo PT, que é maior do que Lula ou Marina. Não há como entender Marina pela história de Lula.
Besteira????? Besteira é o que vc escreveu. Marina, Lula, Dilma e Gleisi ainda compartilham do mesmo prato.
Ignorância política não tem conserto fácil. Insistiram com PT quando se via não dava mais, outros apostaram no playboy cheirado, deram com os cornos no muro. Agora outro maluco, de conversinha radical à direita, com discursos e respostas simplérrimas para problemas complexos, “bandido bom é bandido morto”… Chega de ladrão, de doido, de incompetente. Limpinho e sustentável? É Marina.
Marina está longe de ser limpinha.
Vais ter que procurar fora do Brasil então, mo fio
Marina é HIPÓCRITA!!!!
MARINA VOTOU CONTRA DILMA VA LER PRIMEIRO PRA SABER DEPOIS FALAR ASNEIRAS
Marina votou contra Dilma quando, cara pálida??? Não sabe nem o que fala.
Tá escrevendo asneiras. Marina não ocupa nenhum cargo político para votar. Vai ler primeiro para saber.
Você não sabe nem o que está escrevendo.
”
O Ciro é criação da ARENA. É um filhote da ditadura ”coroné” do Sertão do Cariri explorador do povo disfarçado de socialista experiente.
Miro Teixeira, Heloisa, Marina….. o cara tá no lugar errado….. realmente melancia….
É o amigo do Harry Potter Rone Wesley
Boa noite. Não seria Roni(de Ronald) Wisley ?
O partido se mostra não ter identidade ainda. Muito em cima do muro, não tem opinião definida sobre diversos temas que deveriam ser prioritários pra identidade de um partido, mas não parecem ser levados a sério. Acabam ficando com cara de mais um partido linha auxiliadora. Dispensável…
Enxergo a REDE muito mais que MARINA, a REDE é uma ideia com princípios bem definidos, embora ainda realmente não mostrou até qual preço pagaria para colocar (Ou tentar como fez PT) suas ideias em prática e ai as consequências podem ser gravíssimas como vemos atualidade….Marina? é ela já mostrou algumas vezes que pode pagar um preço muito alto…..por ingenuidade ou interesse mesmo…..Admiro e gosto muito do trabalho feito por seus parlamentares, mas marina é um capitulo a parte…..uma opção segundo turno, sim, mas primeiro turno como livre escolha não. Ainda…..
É socialista… Certamente não presta… Tomara que a população da região de Araraquara não caia nessa cilada do partido melancia de Marina…. Melancia: verde por fora mas vermelho por dentro…..
generalizar não é a solução pra tudo.
ENTÃO QUEM PRESTA SÃO OS CAPITALITAS QUE TE DEIXAM POBRE DESDE QUE NASCEU?!?!?! QUE TE USURPAM ATÉ SEUS PENSAMENTOS OU VOCE É UM BURGUESINHO QUE SÓ PENSA EM SI PROPRIO?!?!?!?!?