O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de pesquisa do Instituto Datafolha. Os petistas reclamam que o ex-presidente Lula, que liderava em todos os cenários dos últimos levantamentos, foi excluído do cartão principal apresentado aos entrevistados que lista 16 candidatos. Também não aceitam o questionamento se houve justiça ou não na prisão dele.
O nome de Lula consta apenas dos cartões 3, 4 e 9 dos cenários hipotéticos. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo, é a primeira feita após a prisão do ex-presidente. O levantamento está sendo feito desde quarta-feira e tem divulgação prevista para este domingo (15).
Leia também
No pedido à Justiça eleitoral, relatado pelo ministro Napoleão Nunes Maia, o PT reivindica a suspensão da divulgação da pesquisa (BR-08510/2018) e a proibição, em definitivo, da publicação dos resultados. O Congresso em Foco entrou em contato com o Datafolha, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
Além de protestar contra a exclusão do nome do ex-presidente, o partido alega que o questionário “apresenta perguntas tendenciosas com potencial para induzir entrevistados e manipular os resultados da pesquisa” e insiste “na falsa ideia de inelegibilidade”.
Os petistas argumentam que, embora Lula esteja condenado em segunda instância, apenas a Justiça eleitoral pode declará-lo inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. E também questionam a inclusão do nome do ex-presidente na lista dos candidatos com maior rejeição. A legenda insiste que lutará até o fim pela candidatura de seu principal líder e que não trabalha com a hipótese de um “plano B”.
O PT contesta as seguintes perguntas:
– Caso o ex-presidente Lula não seja candidato na eleição para presidente da República deste ano, qual candidato Lula deveria apoiar? (resposta espontânea)
– E qual destes candidatos o ex-presidente deveria apoiar na eleição deste ano, caso não seja candidato? (resposta estimulada)
– Na sua opinião, Lula irá disputar a eleição para presidente neste ano, sim ou não?
– E na sua opinião, Lula deveria poder disputar a eleição ou deveria ser impedido de disputar a eleição para presidente?
– Na sua opinião, a prisão de Lula foi justa ou injusta?
<< Os pontos fortes e os pontos fracos dos pré-candidatos à Presidência da República
<< “Candidatos enfrentarão rejeição inédita na eleição”, diz diretor do Datafolha
<< Mesmo condenado, Lula lidera pesquisa; sem ele, Bolsonaro aparece na frente
Se um condenado em segunda instância é inelegível este partido só quer continuar com a vitimização para atrasar e complicar ainda mais este sistema eleitoral imoral e desonesto e nos fazer passar por idiotas perante o mundo. Conhecendo nosso judiciário não duvido que consigam, entretanto, só prova que, exceto os cidadãos de bem, nenhum está preocupado com o nosso pais, com o povo brasileiro e com um minimo de dignidade. Este é o partido que fala em “golpe”, injustiça, perseguição, etc, entretanto, é o que coloca milhares de desocupados que vivem às custas do trabalho alheio para tumultuar a vida dos cidadãos com invasões, depredações, interdições, congestionando a justiça com pedidos estúpidos, imorais e desonestos. Afrontar as leis só demonstra a “ideologia” desta gente.
É melhor que o PT seja proibido de participar de qualquer eleição.
Por que?
Pesquisa comprada não dá em nada.
Lixo de PT.
Me lembro quando o DataFALHA mostrava que o segundo turno na capital paulista seria entre Haddad e Russomano, no entanto, Doria levou no primeiro turno. Esses institutos de manipulação não convencem mais ninguém. São empresas fabricantes de fake news como a maior parte da grande mídia.
Esse pessoal do PT adora se meter onde não é chamado. Daqui a pouco vão querer dizer também como deve ser a pesquisa sobre o big brother. Agora, que as perguntas da folha são absolutamente ridículas, ah são. A folha só falta declarar o jargão da esquerda “eleição sem lula é fraude”. O Brasil é muito mais diverso que isso.
O PT se mete onde o Lula e candidato pra a Presidência e pronto! Desde quando a Datafolha coloca perguntas parciais nas pesquisas deles? Se e assim as pesquisas deles valem nada!
Exatamente, não valem nada.
Segundo o Datafalha, Dória não iria sequer para o segundo turno, no entanto levou no primeiro, dentre outros erros crassos. A credibilidade do Datafalha, com inegável viés petista, é zero.