Dos 42 senadores com acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), mais da metade representa os três principais partidos do país: PMDB, PSDB e PT. Dono da maior bancada no Senado, o PMDB, do presidente Michel Temer, lidera o bloco dos investigados: 11 dos 22 peemedebistas respondem a inquéritos (investigações preliminares que podem resultar em processo) ou ações penais (processos que podem terminar em condenação) na corte. Desses, nove são alvos da Operação Lava Jato. Entre eles, o atual e o ex-presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
As delações da Odebrecht levaram o Senado a bater um recorde negativo. Pela primeira vez na história, mais da metade dos senadores (53% dos 81 integrantes da Casa) está na mira do Supremo. Os números podem ser ainda maiores, já que o STF mantém sob absoluto sigilo algumas investigações contra autoridades com foro privilegiado. Ao todo, 44 senadores são suspeitos de crimes. Só cinco dos 17 partidos com assento na Casa não têm parlamentares com pendências criminais. Coincidentemente, todos com apenas um representante – casos do PPS, de Cristovam Buarque (DF); do PRB, de Eduardo Lopes (RJ); o PSC, de Pedro Chaves (MS), e o PV, de Alvaro Dias (PR). Além da Rede Sustentabilidade.
Leia também
OS SENADORES INVESTIGADOS NO STF
O PSDB, dono da segunda maior bancada no Senado, com 11 senadores em exercício, tem sete dos seus senadores enrolados no STF. Todos eles são suspeitos de participar do esquema de corrupção da Petrobras ou de receber dinheiro de origem ilícita de empreiteiras. Apenas Aécio Neves (MG), presidente da Executiva Nacional do partido, acumula sete inquéritos no tribunal. A sigla tem mais um nome envolvido e que não está contabilizado entre os sete, trata-se do senador Aloysio Nunes (SP), que atualmente comanda o Ministério de Relações Exteriores.
Envolvido em denúncias desde a época do mensalão, o PT, dos ex-presidentes Lula e Dilma, é o terceiro em número de senadores investigados. Dos nove petistas (terceira bancada mais numerosa), cinco respondem a investigações criminais – quatro deles estão ligados à Lava Jato.
Condenado à prisão
A situação se repete no PP. Dos sete senadores do partido, quatro estão encrencados na Operação Lava Jato e em outras acusações na corte. Nessa conta não entra o senador Blairo Maggi (PP-MT), que está licenciado desde que assumiu o Ministério da Agricultura. O atual ministro teve inquérito aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República, com base nas delações da Odebrecht, na última remessa enviada ao STF, em março deste ano.
A legenda possui, inclusive, um senador condenado em pleno exercício do mandato. Com cinco inquéritos e três ações penais em tramitação no tribunal, Ivo Cassol (PP-RO) foi condenado a quase cinco anos de prisão pelo STF, em 2013, mas ainda se mantém em liberdade graças a um recurso ainda pendente de análise na corte. A condenação foi feita com base em denúncia por crime contra a Lei de Licitações. Cassol entrou, no último dia 14 de março, para a lista da Lava Jato.
Juntos, os 42 senadores investigados acumulam 107 inquéritos e 15 ações penais. Oito deles já são réus. Ou seja, tiveram denúncia aceita pelo Supremo, que entendeu haver indícios de que esses parlamentares cometeram os crimes atribuídos a eles pela Procuradoria-Geral da República. Entre os investigados, estão 28 suspeitos de receber dinheiro ilicitamente de empreiteiras ou do esquema de corrupção na Petrobras. Corrupção, lavagem de dinheiro, desvio ou apropriação de verba pública e crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações são algumas das acusações que mais se repetem contra os senadores.
Veja a lista de senadores com pendências no STF, por partido:
PDT
ACIR GURGACZ (PDT-RO)
PSDB
AÉCIO NEVES (PSDB-MG)
ANTONIO ANASTASIA (PSDB-MG)
CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB-PB)
DALÍRIO BEBER (PSDB-SC)
EDUARDO AMORIM (PSDB-SE)
JOSE SERRA (PSDB-SP)
RICARDO FERRAÇO (PSDB-ES)
PP
BENEDITO DE LIRA (PP-AL)
CIRO NOGUEIRA (PP-PI)
IVO CASSOL (PP-RO)
GLADSON CAMELI (PP-AC)
PR
CIDINHO SANTOS (PR-MT)
VICENTINHO ALVES (PR-TO)
WELLINGTON FAGUNDES (PR-MT)
PMDB
DÁRIO BERGER (PMDB-SC)
EDISON LOBÃO (PMDB-MA)
EDUARDO BRAGA (PMDB-AM)
EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE)
JADER BARBALHO (PMDB-PA)
MARTA SUPLICY (PMDB-SP)
KÁTIA ABREU (PMDB-TO)
RENAN CALHEIROS (PMDB-AL)
ROMERO JUCÁ (PMDB-RR)
VALDIR RAUPP (PMDB-RO)
ZEZÉ PERRELLA (PMDB-MG)
DEM
DAVI ALCOLUMBRE (DEM-AP)
JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN)
PSB
FERNANDO BEZERRA COELHO (PSB-PE)
LÍDICE DA MATA (PSB-BA)
ROMÁRIO (PSB-RJ)
PTC
FERNANDO COLLOR (PTC-AL)
PT
GLEISI HOFFMANN (PT-PR)
JOSÉ PIMENTEL (PT-CE)
JORGE VIANA (PT-AC)
LINDBERGH FARIAS (PT-RJ)
PAULO ROCHA (PT-PA)
PSD
OMAR AZIZ (PSD-AM)
SÉRGIO PETECÃO (PSD-AC)
PCdoB
VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB-AM)
PTB
TELMÁRIO MOTA (PTB-RR)
SENADORES LICENCIADOS
BLAIRO MAGGI ( PP-MT) – Atual ministro da Agricultura
ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP) – Atual ministro das Relações Exteriores
Seria de se esperar q os do PT liderassem este ranking, afinal de contas estavam no comando …
Uma coisa temos que admitir: ´Realmente é uma caça ao Lula. Existem um bando de investigados do PSDB, PP, etc…. . E o foco é só o Lula. Assim vão acabar elegendo-o em 2018. sem campanha.
E a doutora Janaína Paschoal, não fala nada….e o MBL não fala nada….a CNBB começou a falar….
São os partidos com mais investigados e o PSDB nem governo era o PMDB sempre em cima do muro . imagine se esses dois partidos fossem governo como sãohj graças ao golpe e ao batedores de panelas. acho a corrupção não esatria aparecendo,pois como sempre colocam de baixo do tapete, mas com certeza esatriamos numa crise e esses bilhoes da corrupçao mudaria de nome seria FMI.
Nojo………!
e o PT não era o problema? Cadê os revoltados?
Por isto que o Gilmar Mendes anda revoltado.
Kkkkk o título seria mais enfático se colocassem os maiores caciques atuais desses dois partidos que impõem um programa neoliberal não aprovado por votos na última eleição (esse que era o programa de Aécio)!!! Assim, o Título da matéria jornalística seria mais contundente ao falar de forma mais direta, por exemplo: “O PMDB de Temer/Eduardo Cunha (e sua turma que comandam esse partido hoje) e o PSDB de Aécio/Alkimin/Serra/João Dória (tucanos que comandam o partido e o governo nesse golpe de um parlamentarismo da corrupção)… são os dois partidos com mais investigados no STF”!!!! Ahhhh e a matéria poderia falar também que é mais garantia de impunidade ser filiado ao PSDB do que o foro privilegiado (vide Mensalão Mineiro, Furnas, Privataria Tucana, Mensalão da Reeleição de FHC, Tremsalão de SP, Desvio da Meresnda de SP, etc).
NÃO PODERIA DEIXAR DE FAZER O MEU COMENTÁRIO SOBRE O DESABAFO DO GENERAL DA RESERVA AUGUSTO HELENO, ASSIM COMO ELE MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO TAMBÉM
O general da reserva Augusto Heleno condenou a atitude do STF em liberar réus condenados pela Operação Lava Jato, como Jose Dirceu. O general Augusto Heleno fez um tremendo desabafo. “Será que os doutos ministros do STF avaliam o mal que têm causado ao país? Ou o Olimpo em que vivem os afasta totalmente da consciência Nacional? Façam uma pesquisa para avaliar o que a população honesta pensa, hoje, da instituição em que militam. Vossas Exas. Votam calçados em saber jurídico? Não parece. Para a imensa maioria, fingem fazê-lo. Em votos pro lixos e tardios, dão vazão a imensuráveis vaidades, a desavenças pessoais e a discutíveis convicções ideológicas. Hoje, transmitem à nação, alarmada pela criminalidade e corrupção que se alastram, uma lamentável insegurança jurídica e uma frustrante certeza da impunidade. Passam a sensação de que o Brasil, com esse Tribunal, não tem nenhuma chance de sair do buraco, e colocam em sério risco nossa combalida e vilipendiada “democracia”. Sabemos que são professores de Deus e lhes pedimos, apenas, que desçam do pedestal e coloquem o Brasil acima de tudo.” Gen. Ref. Augusto Heleno Pereira.
Eu concordo com tudo que o general Augusto Heleno escreveu, nesse seu desabafo. Assim como ele milhões de brasileiros estão se sentindo indignados com todas essas atitudes erradas que autoridades que deveriam dar o exemplo, mas são os primeiros a dá mal exemplo para a população. Esse exemplo do STF, com soltura do José Dirceu é uma aberração da justiça e um exemplo marcante da impunidade que se institucionalizou no Brasil, principalmente nas nossas instituições. Essas instituições deveriam zelar pela Lei e não zelam são as primeiras desrespeitá-las.
Por isso, general Augusto Heleno, o Brasil de hoje está se aproximando do Brasil de 1964 e a única solução de novo vai ser às Forças Armadas assumirem o comando da Nação e fechar todas essas instituições que envergonham a Nação brasileira, dentre elas o próprio STF. Depois de assumir o comando da Nação prender todos esses bandidos de colarinho branco que hora está travestido de políticos de ministros, empresários, etc.., mas na realidade são bandidos piores do que os que andam assaltando pelas ruas das nossas cidades Brasil a fora.
Fonte Tribuna da Internet. https://uploads.disquscdn.com/images/7e45d779cffdad8163f2a356bbec6e93cb6f9260022dd59689d37426f7c7297b.jpg
Isso é uma falácia… so o PT é que é corrupto! Marcelo Madureira, Ronaldinho, Huck, Suzaninha jamais se uniriam a corruptos… longe disso! Me recuso a acreditar, fora PT!
kkk, esqueceu do Frota na sua lista
O paladino da Moral e dos homens de bem… como me esquecer… é que eu estava vendo o filme moralizador da brasileirinhas, ouvindo seu funk de protesto e vendo seu nu artístico na G magazine…. ai me esqueci!
kkkkkkkkkkkk
não era o PT que era corrupto?
E QUE SENADOR SÃO POUCOS DO PT, ENTÃO NÃO ESTÁ A CAMBADA TODA, MAIS TODO SENADOR QUE É DO PT DEVE ESTAR ENVOLVIDO, APESAR DOS POLITICOS SER QUASE TUDO LADRÃO;
Era não! É!!! E essa cambada do PSDB e PMDB fazem parte da corja maldita de aliados do PT. Sem falar que o PT surgiu e ganhou força às custas das mentiras de que iria fazer a limpeza na política. PT é o carro chefe de tudo que não presta. Os outros se aproveitaram para ampliar seus esquemas sob a proteção do lixo PT.
Vamos ser honestos e considerar o percentual? Do PMDB são 11 dos 22 envolvidos, ou seja, são 50%. Do PT são 5 envolvidos de apenas 9 senadores. Portanto o PT tem mais da metade de seus senadores envolvidos com corrupção.
Pera aí, mais é os dois partidos que idealizaram e querem as reformas a qualquer custo para a população? A união desses dois partidos nunca é benéfica para a sociedade e para o Brasil. Logo teremos as consequências dessas levianidade desse dois partidos com os pacotes de reformas de maldade, ato monstruoso contra o povo…
´´Caluneas´´ , só o PT que é ladrão, corrupto e bandido.
kkkkkk se for pela lógica da rede golpista e do jn do Homer Simpson boner tem que ser
Não creio que tenha brasileiro que não vê isto.
É muito triste para os brasileiros e já ficou muito feio para o Brasil perante o mundo!
Faltou o Humberto Costa
Vão dizer que é górpi também?
Tudo podre.
Executivo, Legislativo e Judiciário.
Por a mão no fogo por eles, é certeza de queimadura, das grandes.
A saída?
A volta dos coturnos polidos.
Mas que desta vez, façam direito o serviço…